sábado, março 03, 2007

Actualização da listagem de Percursos Pedestres (IX)


Na listagem de percursos pedestres (PR, GR e afins) que constam da coluna da direita deste blogue, foram acrescentados três percursos pedestres do concelho de Monchique:
  • Trilho da Fóia
  • Trilho das Caldas - Picota
  • Trilho dos Moinhos



"O Trilho da Fóia é um percurso pedestre que nos guia pelos terrenos requalificados do projecto Bio-Parque, na encosta Norte bem como na encosta Sul. Podem ler-se na paisagem as variantes do uso do solo e observar o desenvolvimento de reflorestação na calote superior da Serra.

Com um bocado de sorte, além do pastoreio de cabras e vacas encontram-se uma variedade de fauna local, como raposas, ginetes e se estiver atento poderá encontrar os vestígios de passagem de javalis .Relativamente às aves pode-se observar águias, perdizes , pardais, gaios , melros e a típica galinhola apenas encontrada nesta zona.

Até a uma altitude de 902 metros do seu cume podemos encontrar paisagens naturais de rosmaninhos, urzes, estevas e a famosa adelfeira e em volta de terrenos agrícolas deparámo-nos com eucaliptos e pinheiros bravos.

A zona possui uma flora muito rica em que pontifica a raríssima rosa-albardeira, o azevinho e uma subespécie endémica da serra de Monchique a Armeria beirana monchiquensis.

O traçado do trilho sobe a Fóia, até ao Miradouro, descendo depois pelos Pegões, Fontinha da Fóia, Montes da Fóia até Belém, numa distância de cerca de. 6,5 km, diferindo a altitude entre os diversos pontos em cerca de 282m.

Se toda a paisagem da serra de Monchique é luxuriante, o Miradouro da Fóia constitui, sem dúvida, um local paradisíaco, oferecendo vistas panorâmicas sobre a encosta sul da serra e, em dias de boa visibilidade, o mar brilha do horizonte em azul profundo."

Fonte: Observatório do Algarve 3/3/007

Sem comentários: