Percurso Anual do blogue Pedestrianismo e Percursos Pedestres
Data: 22 de Abril de 2007
Local: Serra do Caramulo - Concelho de Vouzela
Percurso: Trilho da Penoita
Distância: ~14 kms
Participantes: 47 pessoas (e um cão)
Um dos pontos de encontro da caminhada era junto à Igreja Matriz, de estilo românico, de Vouzela, por volta das 9 horas. Os participantes que iam chegando estacionavam o carro no Parque da Liberdade defronte e apresentavam-se uns aos outros. Em frente dispõe-se a altaneira e imponente ponte de (ex-)caminho de ferro, um dos principais ex-libris desta formosa cidade. Muitos caminheiros aproveitaram para percorrer o belo Parque e a ponte com singulares panorâmicas em redor. Também marcou presença a Câmara Municipal de Vouzela, através de uma Técnica do Turismo, Leonor Alcoforado.
Cerca das 9h45 este grupo de cerca de 25 pessoas saiu em direcção à aldeia de Covas. Pelo facto os carros serem em elevado número estacionou-se num largo/cruzamento a cerca de 1km da aldeia de Covas. A Técnica do Turismo aproveitou aí para explanar alguns aspectos do percurso e dos diversos locais, bem para como distribuir pelos participantes prospectos sobre o percurso. Cerca das 10h30 este grupo encontrou-se com os outros grupos que já estavam em Covas à espera. Eram sobretudo caminheiros do grupo ACERT, de Tondela, e do grupo MonteAcima, do Porto, que marcaram presença em elevado número.
O tempo estava muito convidativo a uma bela caminhada. O sol estava radioso envolvido pelo imenso azul celeste, e a temperatura era amena. Covas é uma aldeia típica beirã com casas de pedra e madeira. Cerca das 10h40 o grupo, na sua totalidade, partiu. A acompanhar-nos também uma cadela (Labrador Retriever) de uma das participantes, (Eva Lima) que colabora num programa de treino de cães-guia para invisuais. Numa zona mais alta da aldeia foram tiradas fotos do grupo. Prosseguiu-se em direcção à aldeia de Adsamo por caminhos rurais. Após Adsamo passou-se uma pequena mancha florestal e em breve percorríamos um estradão onde durante cerca de 2 km avistou-se no lado direito, a nascente, uma impressionante paisagem sobre o imenso vale do rio Vouga, a cerca de
Clicar para ampliar
Passou-se por uma capela com umas alminhas e logo depois caminhávamos por momentos por uma estrada paralela ao IP5. Inflectiu-se depois para a esquerda e em breve entrou-se na frondosa Mata da Penoita onde o percurso era ligeiramente ascendente. Esta zona, que concentra a maior mancha de Carvalhos plantados da região, abrange uma área com cerca de 2,5 km². É também povoada por uma grande mancha de castanheiros e bétulas, onde foi criado um parque de Merendas, com cerca de 15 mesas em granito, e onde chegámos cerca das 12h40. Almoçou-se nesta parque com uma confortável sombra por companheira.
O grupo partiu por volta das 13h45 atravessando de novo a viçoso Mata da Penoita. O céu tinha entretanto ficado um pouco mais coberto de nuvens. Passou-se ao lado da uma grande pedra em forma de barco, denominada “Pia da Barca” e prosseguiu-se em direcção ao Dólmen da Malhada da Cambarinho, um monumento megalítico com câmara e corredor, situado pouco depois de deixarmos a Mata da Penoita. Para agrado geral o céu estava de novo (quase) limpo de nuvens. Pouco depois ingressou-se de novo num bosque, com algumas vertentes mais íngremes. Estávamos de volta a Covas cerca das 15h45, onde os participantes do grupo se despediram manifestando um agrado geral pela caminhada efectuada, pelo bonito e aprazível percurso e pelo convívio que se registou.
Participantes:
ACERT:
Catarina Coelho, Carla Santos, Miguel Cunha, Zita Cunha, Luís Brás, Helena Carneiro, Antero Correia, Carla Figueiredo, Rita Figueiredo, Cacilda Figueiredo e Celeste Borges
Fernando Guerra, Joana Gomes, Pedro Balaia, Ana Sofia Andrade, Marco Sousa, Sónia Fonseca
Coordenação: Fernando Vilarinho e Paulo Loureiro (ACERT)
Colaboração (presencial) da Técnica do Turismo da Câmara Municipal de Vouzela - Leonor Alcoforado (que foi sempre muito prestável)
Localidades de participantes na caminhada – Tondela (13), Viseu (12 ou mais), Coimbra (3 ou mais), Porto (3 ou mais), Cinfães, Maia, Marco de Canavezes, Rio Tinto, Trofa, V. N. Gaia, Vila do Conde, Vouzela, …
O PR4 do concelho de Vouzela - Trilho da Penoita é um percurso muito bem concebido, que atravessa zonas muito bonitas e com valioso património natural, ecológico, paisagístico e histórico. Este percuros está muito bem sinalizado e regista grande limpeza. Parabéns à Câmara Municipal de Vouzela que o implementou e o conserva.
Consultar mais informações sobre o percurso (mapas, descrições, imagens, etc)
4 comentários:
Boa reportagem.
Belas fotos.
Bonito grupo:)
Boas caminhadas...
Parabéns pelo sucesso da iniciativa!
Grande sucesso!Parabens!E a todos que participaram tambem!
Abraço
Vim aqui parar através dum blogue de Viseu, cujo nome agora não tenho presente.
Preguiça de voltar atrás.
Vejo que os meus amigos estão activos.
Força Juventude!
Sou de Viseu mas vivo em Leiria.
Voltarei
António Nunes
Enviar um comentário