sexta-feira, janeiro 29, 2010

Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve - Calendário de Ciclo de Passeios de Natureza 2010



Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2010 - Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve


Os nossos passeios têm lugar no primeiro Sábado de cada mês, exceptuando Janeiro e Agosto, altura em que pensamos que a maioria dos sócios (e dos elementos da direcção...) está de férias.

O local de encontro principal será, quase sempre, no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro em Portimão. Mas atenção – porque a Natureza é para ser apreciada cedo, e alguns passeios têm como destino locais mais distantes, há diversas horas de encontro, assinaladas em cada passeio.





6 de Fevereiro
Costa Vicentina Meridional
Início às 10:00 horas na Praia do Martinhal (Restaurante Nortada).
Extensão: aprox. 10 km.
Dificuldade: média, devido ao piso pedregoso em metade do percurso e travessia de ribeira.
Duração: aprox. 3h30
Caminhada circular
À descoberta da costa sul entre Sagres e a Praia do Barranco, ao longo das arribas com a sua bela flora e interessante avifauna, passando pela Ponta dos Caminhos e pelo Monte Peniche e terminando na Praia do Martinhal, um chocante exemplo «pintado de verde» de densa urbanização em pleno parque natural” –.
Guia: Isabel Lima Araújo (contacto tlm 96 691 2103)

6 de Março
O estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos
Pontos de encontro: 8h00, no largo da Estação da CP em Portimão ; ou às 9h00 no Largo de São Francisco, em Faro, junto à fonte ; ou às 10h00 no Pontão de VRSA.
Duração do passeio: 3 horas.
A área do estuário do Guadiana é hoje em dia muito diferente da mesma zona há 18 milhares de anos, isto é, no máximo da última Idade do Gelo. Nesta visita, pretendemos aproximar aos interessados a evolução do local de estuário do Guadiana nos últimos 13000 anos. A visita inicia-se no Pontão de Vila Real de Santo António, com uma pequena introdução ao estuário, contextualizando a paisagem na temática do passeio. De seguida, o grupo irá passear no Castelo de Castro Marim, descobrindo as actividades humanas passadas. O percurso pedonal e de carro termina na margem esquerda do rio, em Espanha, numa visita a um dos focos de “desenvolvimento” imobiliário mais recentes do estuário, o empreendimento turístico Costa Esuri. Ao longo desta visita, além da apresentação das características ecológicas deste ecossistema, sua utilização passada e presente, serão discutidas as actuais estratégias de gestão.
O percurso será dividido em transeptos pedonais e de carro. A organização dos veículos (próprios) pode ser feita no início do percurso.
Guiado pelo Prof. Tomasz Boski, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental – CIMA, Universidade do Algarve

(cancelado, devido ao mau tempo)

3 de Abril
Orquídeas e flora do barrocal – Fonte da Benémola (Loulé)
Duração aproximada de 3 horas, em ritmo de passeio
Grau de dificuldade mínima.
Pontos de encontro: 8h15, no largo da Estação da CP em Portimão (para quem está no Barlavento); ou às 9h15 no Largo de São Francisco, em Faro, junto à fonte (para quem está na zona de Faro) ;ou às 10h00 na Fonte da Benémola (Loulé).
Contacto e identificação da flora do barrocal, em especial de orquídeas, numa área classificada pelo ICNB pelo seu valor científico e paisagístico.
Guiado pelo Coronel Rosa Pinto, especialista em flora algarvia

1 de Maio
Cabeça do Velho – S. Brás de Alportel
Pontos de encontro: 8h00 na Estação da CP de Portimão; ou 9h15 no Largo de S. Sebastião, em S. Brás de Alportel, seguido de trajecto automóvel de cerca de 15 minutos até à Cabeça do Velho.
Percurso pelas paisagens serranas do Caldeirão do concelho de S. Brás de Alportel, próximo da Cabeça do Velho. Vamos à descoberta de uma área frequentemente esquecida, mas com muito para oferecer em termos naturais e culturais.
Guiado por Gonçalo Gomes (contacto 965722203)

5 de Junho
Percurso do Lagoão (S. Marcos da Serra)
Pontos de encontro: 8h15 na Estação da CP de Portimão; ou 9h30 em S. Marcos da Serra, junto aos Bombeiros Voluntários.
Percurso circular, tendo como pano de fundo a ribeira de Odelouca. A paisagem serrana com os seus sobreiros, amendoeiras, esteva e muitas outras plantas aromáticas cruza-se com as manchas naturais de vegetação ribeirinha natural de freixos, tamargueiras e salgueiros. Rãs e outros anfíbios, papa-figos, charnecos, guarda-rios e muitas outras aves poderão ser observados ao longo deste percurso.
Guiado por Filipe Bally (contacto 969158930)

3 de Julho
O Litoral de Lagoa e os seus vales suspensos
Pontos de Encontro: 09h00 no Largo da Estação de Portimão ou às 9h45 no estacionamento da Praia da Marinha (Lagoa).
Percurso não circular pelo litoral do concelho de Lagoa, entre as Praias da Marinha e de Senhora da Rocha. À descoberta de milhões de anos de história geológica e de milhares de anos de história do homem. Destaque para a paisagem marinha, a fauna e a flora.
Guiado por Elisabete Rodrigues, contacto 914935065.

2 de Outubro
Observação das Migrações Outonais no Promontório de Sagres
Pontos de encontro: 8h30 no largo da Estação da CP em Portimão; 9h30 ao lado do Café «O Vigia», na estrada Sagres/Cabo de São Vicente
Participação no Festival Mundial das Aves, para assistir às grandes migrações sazonais das aves, no Promontório de Sagres. Jornada de observação de aves, pelo que convém levar binóculos e um guia de aves.
Coordenado por Jill LLoyd


6 de Novembro
À descoberta da Ria Formosa em Cacela Velha
Pontos de Encontro: 08h30 no Largo da Estação de Portimão ou às 10h15 em Cacela Velha, frente à igreja.
Distância: 10 km
Percurso entre Cacela Velha e Cabanas de Tavira, ao longo da Ria Formosa, marcado pela história, pela geologia e pelas alterações da paisagem introduzidas pela mão pesada do homem.
Guiado por Elisabete Rodrigues (contacto 914935065)

4 de Dezembro
Ria de Alvor
Pontos de encontro: 09h15 no largo da Estação da CP em Portimão ou
10h00 na Cruzinha (Ria de Alvor)
Tradicional percurso pedestre na zona húmida que deu origem ao núcleo do Algarve da LPN em 1988. É uma área de elevado valor paisagístico, onde, durante gerações, conviveram os valores naturais e as actividades tradicionais agrícolas e de salinicultura, que agora se encontram ameaçadas por projectos urbano-turísticos. A presença de centenas de aves aquáticas e a visão de uma águia-pesqueira a capturar peixe com certeza não deixam ninguém indiferente.
Guiado por Filipe Jorge / Marcial Felgueiras




Contactos:
Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve
Apartado 439
8500 Portimão

Tlm. 968829544
Tlm 914935065
lpn_algarve@yahoo.com

Liga para a Protecção da Natureza (LPN)
Estrada do Calhariz de Benfica, n.º 187
1500-124 Lisboa
lpn.natureza@lpn.pt
Tel.: 217 780 097
Fax 217 783 208
http://www.lpn.pt/


Para todos os passeios deve ser feita inscrição até às 12 horas da quinta-feira anterior, devendo indicar o nome, data de nascimento e número de BI de cada pessoa, para fins de seguro (obrigatório). As pessoas que não se inscreverem, não serão abrangidas pelo seguro e poderá ser recusada a sua participação no passeio.

Os Passeios de Natureza da LPN/Algarve não são especialmente cansativos ou difíceis (a não ser quando especificado), mas podem ser demorados, pelo que recomendamos que os participantes se previnam com um pequeno farnel, água e calçado apropriado para andar, por vezes em terrenos difíceis e acidentados.



Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2007 / 2008 / 2009

domingo, janeiro 24, 2010

Associação Caminhos da Memória - Calendário de Caminhadas 2010



Calendário de Caminhadas 2010 - Associação Caminhos da Memória


7 de Fevereiro
Caminhada em Castro Daire
Ponto de partida: jardim de Castro Daire pelas 14h20
Extensão: 3,5 km



21 de Fevereiro
Caminhada na Granja
Organização: Grupo Desportivo e Recreativo da Granja

21 de Março
Percurso Pedestre PR1 - Castro Daire "Trilho dos Moinhos"
Local: Eiriz, na freguesia de Parada de Ester
Partida: 14h30



6 de Junho
Caminhada em Mamouros e de Ribolhos.
Ponto de encontro: Avenida Ilídio Pessoa, nas Termas do Carvalhal (freguesia de Mamouros), pelas 14h30
A Caminhada é constituída por dois percursos, um Trilho Menor e um Trilho Maior, com 6km e 15,5 km, respectivamente.


 9 de Julho 
Percurso Medieval na Vila de Mões
Parceria com a Feira Medieval de Mões,
Este percurso tem a duração de cerca de 1h30m, incluindo uma animação junto à forca de Mões.

18 de Julho 
Escalada do Castro - Castro Daire
Início às 09h15 no Jardim Municipal de Castro Daire


26 de Setembro 
Rota de Corvos
Freguesia de Santos Evos, concelho de Viseu.
Este percurso com 4,8Km tem a duração de cerca de 2 horas, passando pela povoação de Corvos-à-Nogueira, o percurso decorre grande parte em caminhos agrícolas e florestais e junto ao rio Sátão.


Contactos:
Caminhos da Memória - Associação
Praça José de Aguilar nº 7
3600-192 Castro Daire

tel: 938437597
e-mail: caminhosdamemoriaassociacao@gmail.com

http://caminhosdamemoria-associacao.blogspot.com

Câmara Municipal de Loures - Calendário de Caminhadas 2010


Calendário de Caminhadas 2010
- Câmara Municipal de Loures



PERCURSO PEDESTRES "MANHÃS DE LOURES"


A ter lugar nos meses de Fevereiro, Abril, Junho, Outubro, Novembro e Dezembro, com uma extensão aproximada de 12 Km, realizada em circuito, com partida e chegada ao mesmo local, destina-se aos caminheiros que estão a iniciar esta actividade, aos que queiram levar a família ou mesmo àqueles que queiram apenas manter uma prática física mais regular. O grau de dificuldade é fácil/médio de acordo com as características dos percursos.


7 de Fevereiro
Manjoeira - Manjoeira
Descrição: Concentração junto ao Restaurante Solar dos Pintor, n(acesso à Manjoeira por À das Lebres ou pela Rotunda de St Antão do Tojal virando à esquerda para Pintéus, pelas 9H00 horas com passagempelo Alto das Toracas, subida pela margem direita da Ribeira de Casaínhos, num trilho magnífico com vista para a ribeira e as suas cascatas, até entroncar num caminho antigo e subir para o Alto da Fontainha, local onde se pode observar uma vista soberba sobre o Vale de Loures, o estuário do Tejo e a Serra da Arrábida, continuar progressivamente a subir até ao Alto dos Matinhos e começar finalmente a descer para a Manjoeira, onde devemos chegar por 13H00.


18 de Abril
Infantado – Infantado
Descrição: Concentração junto à entrada do Parque Verde do Shopping Loures pelas 9H00 com passagem por Frielas (visita guiada à Vila Romana de Frielas), Alto da Apelação, Foz do Trancão, Unhos e de novo de volta ao Shoping de Loures por volta das 13H00.


6 de Junho
Loures - Loures
Descrição: Partida pelas 9H00 no Parque da Cidade em Loures, subida em direcção a St António dos Cavaleiros, com passagem pela Mealhada. No Planalto de St António dos Cavaleiros iremos em direcção ao Palácio do Correio-Mor, o monumento mais emblemático do Concelho de Loures, para se continuar a subir em direcção a Montemor, local onde iremos visitar a Capela da Nossa Senhora da Saúde. Depois do alto iremos descer até Loures com passagem pelo Pinheiro de Loures e pela casa do Adro. Um percurso com pontos de interesse patrimoniais bastante interessantes e paisagens bem bonitas, com chegada ao parque da Cidade prevista para as 13H30.


24 de Outubro
Bucelas - Bucelas
Descrição: A partida está prevista para as 9H00 junto à Escola EBI de Bucelas e com a chegada pelas 13H30 no mesmo local. O percurso terá a extensão de 12 Km com um grau de dificuldade médio/baixo, percorrendo a magnífica zona de Bucelas, terra do bom vinho e belas paisagens campestres, com passagem pelo Trilho do Boição, visita ao Museu Etnográfico da Bemposta, subida para a Serra da Alrota, com passagem pelo renovado Fortim da Alrota, seguindo pelo vale do Boição, uma das mais bonitas paisagens do Concelho de Loures e finalmente a chegada a Bucelas.


21 de Novembro
Salemas – Salemas
Descrição: Partida pelas 9H00 de Salemas (Junto a Montachique) com chegada prevista para 13H30 ao mesmo local. Saída em direcção à Gruta e Anta de Salemas, descida para Ponte de Lousa, subida ao Penedo do Gato (visita à Gruta do Penedo do Gato), descida para o Vale do Rio de Loures, subida para Fontelas, passagem pela Anta de Salemas, descida pela encosta da Saúde até à Ribeira de Lousa e finalmente subida para Salemas. Um percurso com algum acidente de relevo, mas muito bonito e natural.


5 de Dezembro
Pintéus – Pintéus
Descrição: Partida pelas 9H00 junto ao Palácio de Pintéus, subida em direcção à Central de Fanhões, descida para a estrada de Bucelas, passagem sobre o Rio Trancão, subida para o Zambujal, voltar de novo em direcção à Central de Fanhões e finalmente a chegada a Pintéus. Um percurso com algum acidente de relevo, mas muito natural e com óptimos vistas sobre o Vale do Tejo e Arrábida.





2.ª VOLTA PEDESTRE AO CONCELHO DE LOURES 2010

A ter lugar nos meses de Janeiro, Março, Maio e Setembro, esta iniciativa pretende fazer a Volta Pedestre ao Concelho de Loures em 4 etapas de 20 Km cada. O grau de dificuldade é médio quer pela extensão das etapas quer pela irregularidade do terreno.




23 de Janeiro
1.ª Etapa – Parque da Cidade – Bolores
Descrição: Concentração do Parque da Cidade pelas 9H00 com passagem pela Mealhada, St António dos Cavaleiros, zona envolvente do palácio do Correio-Mor, Montemor, Vale Nogueira, Camarões, À –dos Caos e finalmente chegada Bolores pelas 15H30, onde nos aguarda o transporte para o retorno ao local de partida.


20 de Março
2.ª Etapa – Bolores – Parque Municipal do Cabeço de Montachique
Descrição: Concentração no Parque de Montachique pelas 9H00. Transporte de autocarro para os Bolores. O percurso desta segunda etapa inclui uma subida inicial com passagem junto ao marco geodésico de Bolores, com continuação em direcção à Serra de Monfirre, já no Concelho de Sintra, passaremos depois a Ribeira de Loures e continuaremos vale acima à volta de Carcavelos e Montejunto, até passarmos sobre a A8 e finalmente chegarmos ao Parque Municipal do Cabeço de Montachique pelas 15H30.


22 de Maio
3.ª Etapa - Montachique – Bucelas
Descrição: Concentração junto à Escola Integrada de Bucelas pelas 9H00. Transporte de Autocarro para Montachique. O percurso desta 3ª Etapa da Volta Pedestre ao Concelho de Loures inclui uma travessia do Parque Municipal de Montachique, com continuação em direcção à estrada do Forte que irá levar os caminheiros ao Fortim de Ribas (o Fortim existente no Concelho de Loures mais representativo da 2ª Linha de Torres). Seguiremos depois para o Alto dos Picotinhos, local por onde se começará a descer até ao Freixial. A partir daí sempre a subir até ao Alto do Carvalhal, para depois se atravessar mais um vale e subir para a Serra da Alrota (Fortim da Alrota), descer de novo, atravessar o magnífico vale do Boição, com o Trilho do Boição e a Quinta do Boição, e finalmente Bucelas pelas 15H30.


25 de Setembro
4.ª Etapa – Bucelas – Loures
Descrição: Concentração no Parque da Cidade pelas 9H00. Transporte de Autocarro para Bucelas. O percurso desta etapa inclui uma primeira subida de Bucelas para a cumeada do Serves, descida pela Mata do Paraíso até Alpriate, uma subida até ao Parque Urbano de St Iria da Azóia, de novo para o Vale do Trancão até Sacavém e de volta a Loures pela margem direita do Trancão, com chegada ao Parque da Cidade em Loures pelas 15H30 de onde tínhamos partido na 1ª etapa em Janeiro.





Inscrições:
Câmara Municipal de Loures
Divisão Dinamização Desportiva
Telefone 219848739
divisaoddesportiva@cm-loures.pt
http://www.cm-loures.pt


Para os Percursos Pedestres Manhãs de Loures até 5 Fevereiro para a 1.º Percurso, 16 de Abril para a 2.º Percurso, 4 de Junho para o 3.º Percurso, 22 de Outubro para o 4.º Percurso, 19 de Novembro para o 5.º Percurso e 3 de Dezembro para o 6.º Percurso.

Para a 2.ª Volta Pedestre ao Concelho de Loures até 21 de Janeiro para a 1.ª Etapa, 18 de Março para a 2.ª Etapa, 20 de Maio para a 3.ª Etapa e 20 de Maio e 23 de Setembro para a 4.ª Etapa.





PASSEIOS PEDESTRES 2010

O concelho de Loures é sobretudo um território rural com uma paisagem moldada pelas actividades agro-florestais e pecuárias.Neste território, caracterizado por duas zonas distintas – a zona rural e a zona urbana podemos encontrar flora e fauna muito variadas, influenciada, quer pelo clima e relevo, quer pelas características geológicas do concelho.

O carvalho-cerquinho (Quercus faginea), o abrunheiro bravo (Prunus Spinosa), o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus Rubecula), o tojo-arnal (Ulex europaeus), a albarrã-do-peru (Scilla peruviana), os maios-amarelos (Íris lusitanica), a erva-vespa (Ophrys lutea), a erva-do-homem-enforcado (Aceras anthropophorum), a tarambola–cinzenta (Pluvialis squatarola), o pernilongo (Himantopus himantopus) e o leirão (Eliomys quercinus) são alguns exemplares, de entre muitos, de flora e fauna que poderá encontrar ao realizar os percursos que lhe propomos.

28 de Março
“À Descoberta do Vulcão”
Fanhões – Lousa
Dificuldade: Média/Alta
Distância: 8 km
Encontro: junto à Igreja de S. Pedro de Lousa, às 09h00
Inicia-se junto à Igreja de São Saturnino, em Fanhões, igreja matriz datada de 1575 e restaurada em 1796, após o terramoto. Tem uma só nave e torre sineira. Destaque para o coro joanino, a pia baptismal e os painéis de azulejos (séc. XVI e XVII). Durante a Implantação da República foi saqueada e incendiada.
Segue-se o percurso e, ao alcançar o Forte de Ribas, poderá reviver os combates aí travados no século XIX, entre as tropas francesas e as luso-britânicas. Este forte é parte integrante dos Fortes das Linhas de Torres (sistema defensivo). O conjunto pertencia ao segundo grupo de linhas (são 3 no total), que ia da Póvoa de Santa Iria até Ribamar.
O ponto seguinte deste percurso é o Cabeço de Montachique, com o seu vulcão. No concelho de Loures é possível distinguir duas zonas vulcânicas: a zona Centro/Sul onde existem escoadas lávicas, e a zona Norte, onde existem diversas estruturas cónicas, características dos vulcões.
O cabeço de Montachique, é exactamente uma dessas estruturas vulcânicas características. Trata-se do ponto mais elevado do concelho, com uma cota de 409 m. É uma estrutura típica com crateras principal e secundária. As suas vertentes suaves são resultantes de uma emissão calma e lenta de lava, tendo existido alguma alternância com episódios explosivos, mas de curta duração. Agora extinto, o vulcão do cabeço de Montachique terá conhecido, na altura posterior ao aparecimento dos Dinossáurios, intensa actividade. O material expelido pelo vulcão do cabeço de Montachique, tal como outros, é de natureza basáltica. O material resultante da alteração desse basalto formou solos com características sobejamente conhecidas pela sua fertilidade.
Depois do vulcão, inicia-se descida para Lousa, onde termina o percurso.



11 de Abril
“Rumando do Parque ao Palácio”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Fanhões) – Freixial (Bucelas)
Dificuldade: Média/Baixa
Distância: 5,5 km
Encontro: Freixial, junto ao coreto, às 09h00
Com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, a 280 metros de altitude, onde os ares são frescos e puros, damos início a uma Pequena Rota Linear, que tem como principais curiosidades a flora e a fauna aí existentes.
Durante o trilho, passaremos pelas localidades de Ribas de Cima, Chamboeira e terminaremos no Freixial, local onde poderemos observar um Chafariz Oitocentista, o Coreto, o Palácio do Conde de Rio Seco (séc. XIX) e a Igreja de Nª S.ª da Conceição.
O trajecto entre a Chamboeira e o Freixial é feito lado a lado com a ribeira do Juncal.
Terminado o percurso, aproveite e desfrute do Parque Municipal do Cabeço de Montachique.



23 de Maio

“Por Terras da Anta”
Lousa – Ponte de Lousa
Dificuldade: Média
Distância: 6 km
Encontro: Em Ponte de Lousa, junto ao cruzamento para Negrais, às 09h00
Inicia-se junto à Igreja de S. Pedro de Lousa, templo do século XVI, cujo último restauro data do século XIX. Destaque para os painéis de azulejos seiscentistas policromos figurando S. Pedro e São Miguel Arcanjo. O altar-mor é em talha dourada rococó e possui tribuna e trono. Na sacristia podem observar-se azulejos seiscentistas do tipo albarrada. No exterior destaque para um portal lateral de estilo manuelino. Sobe-se de seguida em direcção à Anta de Carcavelos, anta de dimensão média, que se situa no vale da ribeira do Tufo, próximo da aldeia de Carcavelos. É um dos mais bem preservados monumentos megalíticos do concelho. Apresenta uma câmara poligonal com aproximadamente 3 metros de largura, constituindo um conjunto de seis esteios em calcário in situ, cinco correspondentes à referida câmara e um outro possivelmente pertencente ao corredor. Junto ao monumento existem algumas lajes de calcário, uma das quais de grande dimensão, talvez a antiga cobertura da câmara. (in, “À Descoberta de Uma Anta, Connosco em Loures”, Museu Municipal de Loures/DSC, Setembro 2005). Nesta zona inicia-se a descida até Ponte de Lousa.


13 de Junho
“Do Rio à Várzea”
Sacavém – S. Julião do Tojal
Dificuldade: Média
Distância: 10 km
Encontro: Junto à Igreja Paroquial de S. Julião do Tojal, às 09h00
Este percurso inicia-se junto à foz do rio Trancão, em tempos chamado Rio de Sacavém, que desagua no estuário do rio Tejo, no mar da Palha. Passa ainda pelas Freguesias de S. João da Talha, Unhos e termina em S. Julião do Tojal.
Tem a particularidade de ser um trajecto sempre junto à margem do rio, em parte realizado pelos Caminhos de Fátima.
Em Sacavém, podemos observar a Igreja Matriz de Santa Maria de Sacavém (séc. XVI), o Convento de N.ª S.ª dos Mártires e da Conceição (séc. XVI), o Reduto de Monte Sintra/Forte de Sacavém (séc. XIX), o local da antiga Fábrica da Loiça de Sacavém e uma ponte romana, célebre pela batalha da conquista de Lisboa aos Mouros, em 1147.
Ao chegarmos à várzea de Loures, em S. Julião do Tojal, poderemos observar as hortas pois o concelho de Loures era em tempos chamado “as hortas de Lisboa”.
O percurso termina em S. Julião do Tojal, junto à Igreja Paroquial de S. Julião (séc. XVII).



27 de Junho
“Caminhos de Antigamente”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique – Pintéus
Dificuldade: Média
Distância: 6,5 km
Encontro: Junto ao Grupo Recreativo de Pintéus, às 09h00
Este passeio, com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, tem a particularidade de ser efectuado, quase na sua totalidade, por trilhos seculares. Dos Romanos às Invasões Francesas, chegando aos nossos dias, estes trilhos têm servido as populações e demais utilizadores nas tarefas do dia-a-dia e em importantes momentos da nossa história.
As magníficas paisagens dão o colorido a este percurso, visualizando-se localidades como Freixial e Ribas, a serra de Alrota, o rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama (quando o tempo o permite).
Pintéus marca o final desta caminhada, onde os mais curiosos poderão ainda apreciar o Palácio de Pintéus, monumento setecentista, que foi residência da escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho. Aqui desenvolveu vários serões literários com a presença de Tomás Ribeiro, Castilho e Mendes Leal. Foi neste mesmo palácio que foi lida a sua primeira obra Uma Primavera de Mulher. Actualmente é propriedade do fadista João Ferreira Rosa.



12 de Setembro
“Rumando do Parque ao Palácio”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique (Fanhões) – Freixial (Bucelas)
Dificuldade: Média/Baixa
Distância: 5,5 km
Encontro: Freixial, junto ao coreto, às 09h00
Com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, a 280 metros de altitude, onde os ares são frescos e puros, damos início a uma Pequena Rota Linear, que tem como principais curiosidades a flora e a fauna aí existentes.
Durante o trilho, passaremos pelas localidades de Ribas de Cima, Chamboeira e terminaremos no Freixial, local onde poderemos observar um Chafariz Oitocentista, o Coreto, o Palácio do Conde de Rio Seco (séc. XIX) e a Igreja de Nª S.ª da Conceição.
O trajecto entre a Chamboeira e o Freixial é feito lado a lado com a ribeira do Juncal.
Terminado o percurso, aproveite e desfrute do Parque Municipal do Cabeço de Montachique.



19 de Setembro
“Do Rio à Várzea”
Sacavém – S. Julião do Tojal
Dificuldade: Média
Distância: 10 km
Encontro: Junto à Igreja Paroquial de S. Julião do Tojal, às 09h00
Este percurso inicia-se junto à foz do rio Trancão, em tempos chamado Rio de Sacavém, que desagua no estuário do rio Tejo, no mar da Palha. Passa ainda pelas Freguesias de S. João da Talha, Unhos e termina em S. Julião do Tojal.
Tem a particularidade de ser um trajecto sempre junto à margem do rio, em parte realizado pelos Caminhos de Fátima.
Em Sacavém, podemos observar a Igreja Matriz de Santa Maria de Sacavém (séc. XVI), o Convento de N.ª S.ª dos Mártires e da Conceição (séc. XVI), o Reduto de Monte Sintra/Forte de Sacavém (séc. XIX), o local da antiga Fábrica da Loiça de Sacavém e uma ponte romana, célebre pela batalha da conquista de Lisboa aos Mouros, em 1147.
Ao chegarmos à várzea de Loures, em S. Julião do Tojal, poderemos observar as hortas pois o concelho de Loures era em tempos chamado “as hortas de Lisboa”.
O percurso termina em S. Julião do Tojal, junto à Igreja Paroquial de S. Julião (séc. XVII).



10 de Outubro
“Caminhos de Antigamente”
Parque Municipal do Cabeço de Montachique – Pintéus
Dificuldade: Média
Distância: 6,5 km
Encontro: Junto ao Grupo Recreativo de Pintéus, às 09h00
Este passeio, com início no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, tem a particularidade de ser efectuado, quase na sua totalidade, por trilhos seculares. Dos Romanos às Invasões Francesas, chegando aos nossos dias, estes trilhos têm servido as populações e demais utilizadores nas tarefas do dia-a-dia e em importantes momentos da nossa história.
As magníficas paisagens dão o colorido a este percurso, visualizando-se localidades como Freixial e Ribas, a serra de Alrota, o rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama (quando o tempo o permite).
Pintéus marca o final desta caminhada, onde os mais curiosos poderão ainda apreciar o Palácio de Pintéus, monumento setecentista, que foi residência da escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho. Aqui desenvolveu vários serões literários com a presença de Tomás Ribeiro, Castilho e Mendes Leal. Foi neste mesmo palácio que foi lida a sua primeira obra Uma Primavera de Mulher. Actualmente é propriedade do fadista João Ferreira Rosa.



31 de Outubro
“Por Terras da Anta”
Lousa – Ponte de Lousa
Dificuldade: Média
Distância: 6 km
Encontro: Em Ponte de Lousa, junto ao cruzamento para Negrais, às 09h00
Inicia-se junto à Igreja de S. Pedro de Lousa, templo do século XVI, cujo último restauro data do século XIX. Destaque para os painéis de azulejos seiscentistas policromos figurando S. Pedro e São Miguel Arcanjo. O altar-mor é em talha dourada rococó e possui tribuna e trono. Na sacristia podem observar-se azulejos seiscentistas do tipo albarrada. No exterior destaque para um portal lateral de estilo manuelino. Sobe-se de seguida em direcção à Anta de Carcavelos, anta de dimensão média, que se situa no vale da ribeira do Tufo, próximo da aldeia de Carcavelos. É um dos mais bem preservados monumentos megalíticos do concelho. Apresenta uma câmara poligonal com aproximadamente 3 metros de largura, constituindo um conjunto de seis esteios em calcário in situ, cinco correspondentes à referida câmara e um outro possivelmente pertencente ao corredor. Junto ao monumento existem algumas lajes de calcário, uma das quais de grande dimensão, talvez a antiga cobertura da câmara. (in, “À Descoberta de Uma Anta, Connosco em Loures”, Museu Municipal de Loures/DSC, Setembro 2005). Nesta zona inicia-se a descida até Ponte de Lousa.



Nota:
Os encontros são feitos, pelas 9h00, no local de término dos percursos, onde um autocarro fará o transporte dos pedestrianistas ao início do passeio.
As inscrições são aceites com 15 dias de antecedência de cada passeio, tendo como limite, as primeiras 50.
As desistências deverão ser confirmadas até 4 dias antes do passeio, sob pena de não serem aceites em futuros passeios.
Em caso de condições meteorológicas adversas, o cancelamento dos passeios ficará ao critério da organização.


Informações e inscrições:
Gabinete de Turismo
EN 8, Parque da Cidade, Pavilhão de Macau
2670-445 Loures
E-mail: gab_turismo@cm-loures.pt
Tel. 219 829 800
Fax 219 835 716




Calendário de Caminhadas 2009

Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2007



sexta-feira, janeiro 22, 2010

Câmara Municipal de Odemira - Caminhadas pelo Concelho 2010



Caminhadas pelo Concelho 2010 -
Câmara Municipal de Odemira


Caminhadas normais:
Serão realizadas todos os Domingos a partir do mês de Outubro de 2008, em Odemira, nas Brunheiras (Vila Nova de Milfontes), S. Miguel e S. Teotónio, iniciando-se às 9h00m e culminando às 11h00m/11h30m.


Caminhadas especiais:

31 de Janeiro
Pereiras - Gare

28 de Fevereiro
Bicos

21 de Março
Serra de Monchique – Trilho da Foia

11 de Abril
Santa Clara-a-Velha


Caminhadas Intercâmbio:

16 de Maio
Alcácer do Sal

23 de Maio
Odemira


Caminhadas nocturnas:
Inicio às 21h00m e culminando às 23h00m.





Outras caminhadas:

6 de Junho
Bicos
Organização: Associação Cultural e Desportiva “Águias de Campilhas”
Hora de concentração: 09h00

21 de Fevereiro
Vila Nova de Milfontes
Organização: Associação Cultural e Desportiva das Brunheiras

7 de Março
Bicos
Organização: Associação Cultural e Desportiva “Águias de Campilhas”
Hora de concentração: 09h00

28 de Março
S. Teotónio
Organização: Grupo Desportivo Renascente
Hora de concentração: 09h00

11 de Abril
Odemira
Concentração: Santa Clara-a-Velha - junto ao largo da entrada da aldeia - 09h00
Organização: Município de Odemira

24 de de Abril
Luzianes-Gare
Concentração: Junta de Freguesia de Luzianes-Gare - 09h00
Organização: Grupo Desportivo Recreativo de Luzianes-Gare

16 de Maio
Vila Nova de Milfontes
Concentração: junto à sede do Clube Praia de Milfontes - 09h00
Organização: Clube Praia de Milfontes

16 de Maio
Cavaleira
Concentração: junto ao Centro Social da Cavaleira - 09h00
Organização: Centro Desportivo e Cultural da Cavaleira

16 de Maio
Almograve
Concentração: junto à rotunda de Almograve - 09h00
Organização: Clube de P. D. Rosa-dos-Ventos

22 de Maio
Amoreiras-Gare
Concentração: junto ao campo de futebol de Amoreiras-Gare - 09h00
Organização: Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare

10 de Junho
Almograve - Longueira - 2,5 km
Almograve - Cavaleiro- 8 km
4º edição das "Brisas do Atlântico"




4 de Julho
Passeio pedestre junto ao Cabo Sardão
Organização:o Pólo de Educação Ambiental “Sítio da Costa Sudoeste”
Iniciativa inserida no Programa Bandeira Azul 2010.
Este passeio será realizado entre o Cabo Sardão e a estrada do Touril, num bonito percurso de 7 km, junto à costa, em pleno Parque Natural.
Haverá autocarro para transporte dos participantes a partir do Cais de Odemira às 8.15 horas e a caminhada terá início às 8.45 horas



Inscrições e informações:
Divisão de Desporto e Tempos Livres do Município de Odemira
Praça da República
7630-139 Odemira
Tlf. 283 320 900


Caminhadas pelo Concelho 2009

Caminhadas pelo Concelho 2007 /2008

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Grupo de Caminheiros Gaspar Correia - Calendário de Caminhadas 2010


Calendário de Caminhadas 2010
- Grupo de Caminheiros Gaspar Correia


17 de Janeiro
Tremês, Santarém (241ª Caminhada)
Responsável: Dulcínea

13 a 15 de Fevereiro
Caretos de Lazarim - Carnaval (242ª Caminhada)
Responsável: Dulce / Paulo / Amélia / Cristina

13 de Março
Zambujal / Almendros (243ª Caminhada)
Bodas de Prata
Responsável: Direcção / Zé Salgado

17 e 18 de Abril
Monchique e Alvor (244ª Caminhada)
Responsável: Paula Viana / João Jardim

2 de Maio
Cercal - Caminhada dos avós e netos
Responsáveis: Alice

15 de Maio
Santa Justa, Coruche (245ª Caminhada)
Responsáveis: Wilson / Augusto

10 a 13 de Junho
Travessia do Gerês - Caminhada de montanha
Responsável: Zé Callixto

19 e 20 de Junho
Serra de Montemuro (246ª Caminhada)
Responsável: Zé Callixto / Isabel Guardado

2 a 9 de Agosto
S. Miguel - Açores
Responsável: Augusto / Luís

18 e 19 de Setembro
Vila Real - Trás-os-Montes (247ª Caminhada)
Responsável: Manuel Aires / Luísa / Zé Pereira

16 de Outubro
Serra do Buçaco (248ª Caminhada)
Responsável: Zé Vaz

13 de Novembro
Pias -Magusto (249ª Caminhada)
Responsável: Zé Salgado

12 de Dezembro
S. José da Lamarosa (250ª Caminhada)
Responsáveis: Filomena Rodrigues



Contactos:
Grupo de Caminheiros Gaspar Correia
Apartado 593
Portela
Loures

Tlf: 219 485 023
Tlm. 963238154
caminheirosgasparcorreia@gmail.com



Calendário de Caminhadas 2009

Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2007

Associação OBETA - Calendário de Caminhadas 2010

Calendário de Caminhadas 2010 - associação OBETA

31 de Janeiro
Caminhada "Por terras do deus Endovélico"

12 a 15 de Fevereiro
Participação no ASESTRELA 2010

20 de Fevereiro
Caminhada "Rota de Santa Agueda"

7 de Março
Caminhada: "Louro ao Poleiro!"

28 de Março
Caminhada: Arrábida - Do risco às Marmitas

22 de Abril
Caminhada: Descida ao forte da Baralha - Cabo Espichel

30 de Abril
Caminhada: Trilho da Serra de São Bento - PNSAC

6 de Junho
Caminhada: De Troia à Comporta sempre pelo areal
  
7 de Novembro
Arrábida: Caminhada no vale dos Picheleiros

11 de Dezembro
Caminhada: Trilho Al-Ruta na Arruda dos Vinhos




Contactos:
Obeta.Adventures@gmail.com
http://www.obeta.com.pt
Calendário de Caminhadas 2010

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Câmara Municipal de Alenquer - Calendário de Caminhadas 2010

Calendário de Caminhadas 2010 “Conhecer Alenquer” - Câmara Municipal de Alenquer



30 de Janeiro
Charneca de Ota
Ponto de encontro no Largo da Igreja de Ota, às 09:00
Dificuldade: média
Distância: 12 km

6 de Março
Carvalhais de Carnota
Ponto de encontro na Junta de Freguesia de Carnota, às 09:00
Dificuldade média
Distância: 12 km

27 de Março
Passear pelos Montes da Rainha
Ponto de encontro no Largo do Pelourinho de Aldeia Galega, às 09:00
Dificuldade: média
Distância: 12 km

24 de Abril
Passeio das Flores
Comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade
Ponto de encontro na Casa da Serra, Montejunto, às 09:00
Dificuldade: média
Distância: 12 km

15 de Maio
Caminhada da Espiga
Ponto de encontro junto às piscinas municipais, Alenquer, às 09:00
Dificuldade: alta
Distância: 20 km

26 de Junho
Campos de Palhacana
Ponto de encontro na Junta de Freguesia do Pereiro, às 09:00
Dificuldade: média
Distância: 12 km


Inscrições / Informações:
Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alenquer
Casa da Torre
Calçada Francisco Carmo, 33
Telefone 263 730 900 – Ext. 475
e-mail: ambiente@cm-alenquer.pt

Câmara Municipal de Alenquer
Largo Luís de Camões, 2580-318 Alenquer
Fax 263 733 334
http://www.cm-alenquer.pt


Inscrições até à quinta-feira que antecede cada passeio




Calendário de Caminhadas 2009


Câmara Municipal de Benavente - Calendário de Passeio Pedestres "Natura ComVida 2010"



Calendário de Passeio Pedestres "Natura ComVida 2010" - Câmara Municipal de Benavente


21 de Março
Rota da Foz
Concentração: Piscinas Municipais de Benavente
Grau de dificuldade: fácil



18 de Abril
Rota das Lezírias
Concentração: Centro Cultural de Samora Correia
Grau de dificuldade: fácil



16 de Maio
Rota do Duque
Concentração: Benavente, Samora Correia e Stº Estevão
Grau de dificuldade: fácil

20 de Junho
Rota do campo de Tiro
Concentração: Benavente e Samora Correia
Grau de dificuldade: fácil

5 de Outubro
Caminhada da Monarquia à República
Concentração: Palácio do Infantado de Samora Correia
Grau de dificuldade: fácil



Contactos:
Sector de Fomento Desportivo da Câmara Municipal
Edifício das Piscinas de Benavente
Tlf. 263 519 682
Tlm 96 8579 439
desportocmb@mail.telepac.pt
http://www.cm-benavente.pt

Posto de Turismo - Porto Alto

Juntas de Freguesia de Samora Correia e de Santo Estêvão

Inscrições até às 12h00 do dia útil anterior ao passeio (e ficam abrangidos por seguro de acidentes pessoais)




Calendário de Caminhadas 2007 / 2008 / 2009

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Caminheiros de Casegas - Calendário de Caminhadas 2010



Calendário de Caminhadas 2010 - Caminheiros de Casegas


31 de Janeiro
Rota dos Pastores



28 de Fevereiro
Rota Arqueológica



18 de Abril
Travessia da Serra Do Açor


9 de Maio
Pelo Coração da Covilhã


23 de Maio
I Travessia da Serra da Estrela - Rota do Gelo



27 de Junho
Rota das Maçarocas



24 de Julho
Rota dos Almocreves (Nocturna)



26 de Setembro
Rota dos Mineiros


5 de Dezembro
Rota dos Ganhões



Inscrições e informações:
Núcleo de Caminheiros da Casa do Povo de Casegas
Covilhã
cpcasegas.caminhadas@gmail.com
Tlm 938524865
Tlf . 275663331

http://caminheiros-casegas.blogspot.com


Calendário de Caminhadas 2007 / 2008 / 2009

terça-feira, janeiro 12, 2010

Clube de Montanhismo da Arrábida - Calendário de Caminhadas 2010


Calendário de Caminhadas 2010 -
Clube de Montanhismo da Arrábida

24 de Janeiro
Passeio Pedestre "Entre o Mar e o Campo"
Lagoa de St André

13 de Fevereiro
Passeio Pedestre Nocturno "A Caminho do Oceano Cósmico" - P. N. da Arrábida - Vale do Risco

22 e 23 de Maio
Passeio Pedestre "Rota do Volfrâmio"

10 de Maio
Passeio Pedestre no Parque Natural da Arrábida

30 de Maio
TransArrábida - P. N. da Arrábida


13 de Junho
Passeio Pedestre S. Simão ( Azeitão)

10 de Julho
Passeio Pedestre Nocturno "3 Aldeias"

14 de Julho
Passeio Pedestre "Via Sacra da Comenda"

21 de Julho
Passeio Pedestre "3 Aldeias"

28 de Julho
Passeio Pedestre "S. Luís"

4 de Agosto
Passeio Pedestre "Gaiteiros"

2 e 3 de Outubro
Passeio Pedestre "GeoPark Tejo Internacional" - Monfortinho

31 de Outubro
Passeio Pedestre "Rota da Serra"

27 e 28 Novembro 
Percurso Pedestre 'Picoto'
Serra do Açor



Contactos:
Clube de Montanhismo da Arrábida
Rua Alameda do Pinheiro, n.º 6 cv-tz
2910 - Setúbal

Apartado 238
2901-901 Setúbal

Tel./Fax: 265 724 345
E-mail: cma@arrabida.org
http://www.cmarrabida.org



Calendário de Actividades 2009

Calendário de Actividades 2007

segunda-feira, janeiro 11, 2010

3º edição do Festival de Passeios a Pé da Madeira de 12 a 16 de Janeiro de 2010


De 12 a 16 de Janeiro de 2010 realiza-se a 3ª edição do Festival dos Passeios a Pé nas Ilhas da Madeira e Porto Santo.

O festival é promovido pela Direcção Regional do Turismo da Madeira que está activamente envolvida na sua organização. A iniciativa é do fotógrafo e escritor “freelance” de “outdoors”, Terry Marsh (entre 2004 e 2006, ele foi responsável pela organização dos festivais de passeios a pé na Ilha de Man que obtiveram muito sucesso)

«Estamos confiantes que este festival encorajará os caminhantes a visitarem as Ilhas da Madeira para ficarem com a experiência pessoal de saborearem as belezas inigualáveis deste lugar notável. Os passeios que nós escolhemos são uma selecção dos muitos que estão disponíveis e pretendem providenciar ao caminhante um gosto pelo que as ilhas têm para oferecer. Todas as veredas são criadas e promovidas pela Direcção Regional de Florestas e todas elas foram recentemente vistoriadas e verificadas.»


Calendarização:

Dia 12 de Janeiro

PR 11 Vereda dos Balcões, Madeira
Distância: 3 km

PR 14 "Levada dos Cedros" e PR 15 "Vereda da Ribeira da Janela", Madeira
Distância: 8,5 km

PR 18 Levada do Rei, Madeira
Distância: 10,2 km



Dia 13 de Janeiro

PR 17 Caminho do Pináculo e Folhadal, Madeira
Distância: 18,5 km

PR 6 Rabaçal, Levada do Risco e Levada das 25 Fontes , Madeira
Distância: 11 km

PR 1.1 Vereda da Ilha, Madeira
Distância: 11,4 km

PR 10 Levada do Furado, Madeira
Distância: 11 km



Dia 14 de Janeiro

PR 2 "Vereda do Pico Castelo e PS.PR1 "Vereda do Pico Branco e Terra Chã", Porto Santo
Distância: 4,6 km e 5,4 km

PR 9 "Levada do Caldeirão Verde", Madeira
Distância: 13 km

PR 12 Caminho Real da Encumeada, Madeira
Distância: 16 km



Dia 15 de Janeiro

PR 1.2 Vereda do Pico Ruivo, Madeira
Distância: 5,6 km

PR 16 Levada Fajã do Rodrigues, Madeira
Distância: 8 km

PR 8 Vereda da Ponta de São Lourenço, Madeira
Distância: 7 km



Dia 16 de Janeiro

PR 7 Levada do Moinho, Madeira
Distância:10,3 km

PR 1 Levada do Areeiro, Madeira
Distância: 10 km

PR 1.3 Vereda da Encumeada, Madeira
Distância: 11,2 km



Contactos:
Terry Marsh
tm@wpu.org.uk
Tel: 01772 321243
Fax: 0870 137 8888

http://www.madeiraislandswalkingfestival.com



Festival de Passeios a Pé da Madeira 2009


Festival de Passeios a Pé da Madeira 2008

domingo, janeiro 10, 2010

Grupo de Caminheiros de Évora - Calendário de Actividades 2010


Calendário de Actividades 2010
-
Grupo de Caminheiros de Évora


21 de Fevereiro
Caminhada "Por Terras de Almogron"
Local: Mourão

28 de Março
Caminhada na Aldeia da Serra
Local: Arraiolos

18 de Abril
Ribeira de S. Cristovão
Local: Montemor

16 de Maio
2º Grande Encontro de Caminheiros
Percurso do Aqueduto da Água da Prata
Local: Évora

27 de Junho
Passeio Cidade Museu (inserido na festa da cidade – Tradicional feira de S.João)
Local: Évora

25 de Julho
Passeio Nocturno Évora
Local: Valverde

1ª Quinzena de Setembro (data a determinar)
Nos Caminhos de Santiago

5 de Outubro
Caminhada na Barragem de Alqueva
Local: Alqueva-Amieira

24 de Outubro
Caminhada no Sítio de Cabrela
Local: Cabrela – Montemor

14 de Novembro
Passeio do magusto
Local: Évora


Contactos:
Grupo de Caminheiros de Évora
Estrada dos Reguengos, 430 - 1º Frente
7005-211 Évora

Tlf: 964344432 (Vicente)

grupocaminheirosevora@gmail.com

http://grupocaminheirosevora.wordpress.com



Calendário de Actividades 2007 / 2008 / 2009

Associação dos Amigos do Rio Ovelha - Secção de Pedestrianismo - Calendário de Actividades 2010


Calendário de Actividades 2010 da Secção de Pedestrianismo da
Associação dos Amigos do Rio Ovelha


24 de Janeiro
Caminhada em Amarante

21 de Fevereiro
Percurso Pedestre "À Descoberta das Montedeiras"
Local: Marco de Canaveses

14 de Março
Caminhada na Barragem do Azibo
Local: Macedo Cavaleiros

18 de Abril
Caminhada PR1 "Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago"
Local: Marco de Canaveses

9 de Maio
2ª CãoMinhada
Local: Venda de Giesta
Parceria com a Animarco



6 de Junho
Caminhada no Parque Natural do Alvão
Local: Vila Real

7 e 8 de Agosto
Caminhada PR1 "Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago"
Caminhada Nocturna
Local: Marco de Canaveses

3 de Outubro
Caminhada "Todos os Caminhos Levam a Roma"
Local: Ancêde - Baião



10 de Outubro
Rota da Desfolhada
Local: Fafe
09:30 horas: Início do percurso pedestre PR5 FAF “Rota dos Espigueiros”:
12:30 horas: Final da marcha (previsão)
13:00 horas: Convívio gastronómico “Leva do teu, come de todos”
14:30 horas: - Exposição de alfaias agrícolas e Desfolhada pelo Rancho Folclórico de Fafe.
Organização: Restauradores da Granja


24 de Outubro
Caminhada "Rota dos Castanheiros"
Local. São João da Pesqueira


14 de Novembro
Caminhada de Outono no PR1 de Marco de Canaveses




Contactos:
Associação dos Amigos do Rio Ovelha
Lugar do Passal
4635-622 Várzea de Ovelha e Aliviada
Marco de Canaveses

Tlm. 91 647 21 51 / 93 110 94 18
geral@rioovelha.com

http://pedestrianismo-aaro.blogspot.com/
http://www.rioovelha.com


Calendário de Actividades 2009

Calendário de Actividades 2008

Calendário de Actividades 2007

Câmara Municipal de Torres Vedras - Calendário de Passeios Pedestres 2010



Calendário de Passeios Pedestres 2010 - Câmara Municipal de Torres Vedras

Colaboração: Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras.

17 de Janeiro
Convento de Varatojo - S. Pedro e Santiago
No âmbito do ciclo de caminhadas "Linhas de Torres Vedras a Pé"
Local de Partida – junto ao Convento de Varatojo
Distância: 10 kms
Grau de dificuldade: Média



21 de Fevereiro
Cadriceira à Serra do Socorro
No âmbito do ciclo de caminhadas "Linhas de Torres Vedras a Pé"
Local de Partida – largo principal da Cadriceira
Distância: 10 kms
Grau de dificuldade: Média



21 de Março
Forte de São Vicente - Torrss Vedras
Local de Partida –largo principal da Cadriceira
Distância: 10 kms e 4 km (infantil)
Grau de dificuldade: Média





18 de Abril
Matacães
Local de Partida – largo principal de Matacães
No âmbito do ciclo de caminhadas "Linhas de Torres Vedras a Pé"
Distância: 10 kms e 4 km (infantil)
Grau de dificuldade: Média



16 de Maio
No âmbito do ciclo de caminhadas "Linhas de Torres Vedras a Pé"
Local de Partida: Praia da Foz (do Rio Sizandro)
Hora de Encontro: 9h00
Distância: 12 km




20 de Junho
Figueiredo
No âmbito do ciclo de caminhadas "Linhas de Torres Vedras a Pé"
Local de Partida – largo principal do Figueiredo
Distância – 12 km e e 4 km (infantil)




18 de Julho
Passeio pedestre em Torres Vedras
Local de Partida - Ponte do Rol (Largo da Igreja)
Distância – 13 Km



26 de Setembro
Passeio pedestre em Torres Vedras
Local de Partida - Varatojo (Junto ao Convento)
Distância – 10 Km



13 e 14 de Novembro
Inauguração da Grande Rota das Linhas de Torres Vedras



Contactos:
Sector de Desporto da Câmara Municipal de Torres Vedras
Tlf: 261 320 761
e-mail: desporto@cm-tvedras.pt

http://www.cm-tvedras.pt




Calendário de Passeios Pedestres 2007

Calendário de Passeios Pedestres 2008

Calendário de Passeios Pedestres 2009



Académico de Torres Vedras - Calendário de Passeios Pedestres 2010




Calendário de Passeios Pedestres 2010 - Académico de Torres Vedras



Ciclo de Caminhadas "Linhas de Torres Vedras a Pé"
Janeiro a Junho de 2010

Parceria: Câmara Municipal de Torres Vedras e Associação de Marchas e Passeios de Torres Vedras





17 de Janeiro
Convento de Varatojo - S. Pedro e Santiago
Local de Partida – junto ao Convento de Varatojo
Distância: 10 kms
Grau de dificuldade: Média



21 de Fevereiro
Cadriceira à Serra do Socorro
Local de Partida –largo principal da Cadriceira
Distância: 10 kms
Grau de dificuldade: Média



21 de Março
Forte de São Vicente - Torrss Vedras
Local de Partida –largo principal da Cadriceira
Distância: 10 kms e 4 km (infantil)
Grau de dificuldade: Média



18 de Abril
Matacães
Local de Partida – largo principal de Matacães
Distância: 10 kms
Grau de dificuldade: Média



16 de Maio
Linhas de Torres Vedras a Pé
Comemoração Bicentenário Linhas de Torres Vedras
Local de Partida: Praia da Foz (do Rio Sizandro)
Hora de Encontro: 9h00
Distância: 12 km




20 de Junho
Figueiredo
Local de Partida – largo principal do Figueiredo
Distância – 12 km e 4 km (infantil)


18 de Julho
Passeio pedestre em Torres Vedras
Local de Partida - Ponte do Rol (Largo da Igreja)
Distância – 13 Km

26 de Setembro
Passeio pedestre em Torres Vedras
Local de Partida - Varatojo (Junto ao Convento)
Distância – 10 Km

13 e 14 de Novembro
Inauguração da Grande Rota das Linhas de Torres Vedras


 




»»»»»»»»»»»»»



11 de Julho
Passeio Pedestre "Mergulho no Verde"
Hora || 9h30
Inicio/Fim|| Parque Verde da Várzea
Extensão|| 6.8 Km
Duração|| 1h30 / 2h
Grau de Dificuldade|| Médio
Percurso - Saída em direcção a Sudeste, Lar de S. José, Bairro Vila Morena, Moinho da Serra das Marvãs, Quinta de Santo António do Carrascal, Torres Vedras
Neste passeio iremos á descoberta de novos trilhos por entre uma imensidão de Verde!

31 de Julho
Passeio Pedestre - Caminhada ao Luar
Inicio/Fim|| Santa Rita
Extensão|| 5.5 Km
Hora|| 21h30
Duração|| 2h / 2:30h
Grau de Dificuldade|| 3.

14 de Agosto
Passeio Pedestre - Sob o Brilho das Estrelas
Inicio/Fim|| Santa Cruz, Praia Formosa
Extensão|| 7 Km
Hora|| 21h30
Duração|| 1h45 / 2h15
Grau de Dificuldade|| 2


22 de Agosto
Passeio Pedestre - Porto Novo e o Convento de Santa Rita
Inicio/Fim|| Santa Rita
Extensão|| 5.5 Km
Hora|| 9h30
Duração|| 2h / 2h30
Grau de Dificuldade|| 2


28 de Agosto
Passeio Pedestre - Pela Brisa do Mar
Inicio/Fim|| Santa Cruz
Extensão|| 6 Km
Hora|| 21h30
Duração|| 1h30 / 2h
Grau de Dificuldade|| 2



19 de Setembro
No Trilho dos Dinossauros
Local: Parque de Exposições - Pavilhão Expotorres
Hora de Partida: 9h30
Duração: 2h00

3 de Outubro
Passeio Pedestre - Rota do Vinho e da Vinha
Inicio/Fim|| Ribaldeira
Extensão|| 15 Km
Hora|| 9h30
Duração|| 3h / 3h30
Grau de Dificuldade|| 3


17 de Outubro
Passeio Pedestre - Rota do Castro do Zambujal
Inicio/Fim|| Parque Verde da Várzea
Extensão|| 13 Km
Hora|| 9h30
Duração|| 3h / 3h30
Grau de Dificuldade|| 3



26 de Setembro
Passeio pedestre em Torres Vedras
Local de Partida - Varatojo (Junto ao Convento)
Distância – 10 Km



5 de Dezembro
Passeio Pedestre - Travessia Torres Vedras - Montejunto
Inicio/Fim|| Parque Verde da Várzea
Extensão|| 28 Km
Hora|| 9h30
Duração|| 4h / 4h30
Grau de Dificuldade|| 4



Contactos:
Académico de Torres Vedras
Apartado 125
2564-910 Torres Vedras

Sede:
Av. Tenente Valadim, nº 17 – 1º Andar
Torres Vedras

Telf./ Fax 261322991
Tlm:919859106 ; 962372916

E-mails: geral@atv.pt ; secretariado@atv.pt

http://www.atv.pt



Calendário de Passeios Pedestres 2009