Mostrar mensagens com a etiqueta Câmara Municipal de Ovar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Câmara Municipal de Ovar. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, agosto 28, 2007

II Marcha Nocturna Cidade de Ovar, dia 15 de Setembro, promovida pela Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS Ovar

II Marcha Nocturna Cidade de Ovar

“Caminhar por uma Causa”

Assinalando a Semana Europeia da Mobilidade e o Dia Europeu do Pedestrianismo, a Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS Ovar leva a efeito, no próximo dia 15 de Setembro, a II Marcha Nocturna Cidade de Ovar.

Procurando reeditar o êxito da edição inaugural, os Caminheiros AFIS juntam este ano, à vertente meramente desportiva e recreativa, a causa social. “Caminhar por uma Causa” é o lema e o custo da inscrição, meramente simbólico e que se cifra em 2 €, reverte na íntegra para uma das instituições mais meritórias do Concelho de Ovar, a CERCIVAR.

Com partida às 21h00, como sempre do Alto Saboga, a caminhada percorrerá o mesmo trajecto do ano anterior, seguindo ao longo da Estrada da Marinha e tendo como ponto culminante o Cais da Tijosa, o imenso espelho da Ria de Aveiro aos pés dos caminheiros sob uma intensa, imensa abóbada estrelada. O percurso de ida e volta tem uma distância aproximada de 13 quilómetros para uma duração prevista de três horas.

Clicar para ampliar

Traga roupa e calçado adequado, que a Organização oferece a indispensável garrafa de água. É aconselhável o uso de colete reflector. Não deixe de participar nesta singular iniciativa, dê uma prova de solidariedade e convide os seus amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.

Para mais informações:
Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS Ovar
Tels. 936 206 882, 969 531 844 ou 914 055 437


Fonte do texto e imagem: Clube AFIS [Joaquim Margarido]

segunda-feira, junho 11, 2007

Inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”, no concelho de Ovar, no dia 3 de Junho, reuniu 218 participantes.

Inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”

Concelho de Ovar, dia 3 de Junho.


Implementação do percurso e organização da caminhada inaugural:



Post transcrito (texto e imagens) do blogue "Caminheiros AFIS":

"Quem passasse ali pelo Alto Saboga no passado domingo, manhã cedo, e por lá tivesse passado há um mês atrás, ou porventura noutras ocasiões, não notaria grande diferença. O habitual grupo de Caminheiros AFIS preparava-se para mais uma incursão pelas estradas e caminhos de Ovar e, aos poucos, as pessoas iam-se juntando, quiçá as mesmas pessoas, o habitual grupo a rondar a meia centena de participantes. E porém…


Esta 43.ª Caminhada AFIS foi largamente divulgada, “por obra e graça” do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”, um percurso de pequena rota circular de 6,5 km, com partida e chegada junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar. O Clube AFIS foi um dos parceiros envolvidos na implementação do percurso e via com evidente – e compreensível! – orgulho, a sua habitual iniciativa dos primeiros domingos de cada mês merecer a honra de inaugurar o “Trilho da Floresta”. Ainda para mais, com a cidade em festa, o 5.º Encontro de Colectividades na ordem do dia e a 43.ª Caminhada AFIS a assumir a vertente desportiva dum vasto programa cultural que, de ano para ano, cresce e se afirma junto da população do nosso Concelho.


As 8h30 soavam no relógio da torre da igreja da Ribeira. É hora de arrancar. Ultimam-se os pormenores, colhem-se as últimas inscrições para a 44.ª Caminhada AFIS - que levará cerca de sessenta caminheiros ao planalto da Serra da Freita, em Arouca, no próximo dia 1 de Julho – e… pés ao caminho! Os participantes não ultrapassarão, nesta altura, as sete dezenas, um número evidentemente escasso face às expectativas criadas. Mas a inauguração está marcada para as nove, no início do trilho, e é lá que se fará um primeiro balanço do interesse que a iniciativa poderá ter despertado na comunidade vareira.


E aí sim. Uma centena e meia de pessoas aguardavam o núcleo de pedestrianistas que chegava do Alto do Saboga e podia ser dado, verdadeiramente, o tiro de partida. José Américo, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, foi o primeiro a usar da palavra, limitando-se a agradecer a presença de todos quantos se dispuseram a participar na iniciativa, passando em seguida a palavra ao Professor Joaquim Barbosa, Presidente da Junta de Freguesia de Ovar. Nas suas palavras, uma certeza: A de que um equipamento desta natureza representa uma mais-valia para o nosso Concelho e que merece ser valorizado e protegido por todos.


Joaquim Margarido falou com emoção da iniciativa e, aproveitando a presença do Dr. Rafael Gonçalves, atleta do Sport Lisboa e Benfica que, na antevéspera, acabara de melhorar por duas vezes o seu próprio “record” nacional do Salto em Altura, nomeou-o, em nome da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS, seu membro honorário. O acto ficou assinalado com a oferta simbólica, pelo Presidente da colectividade, Manuel Ramos, duma “t-shirt” dos Caminheiros AFIS ao grande atleta. E antes do arranque propriamente dito, uma intervenção de Jorge Almeida, da Associação Juvenil Amigos do Cáster, curta mas sobremaneira importante, relacionada com a segurança, a necessidade de estar atento às marcações do percurso e de cumprir as normas básicas de respeito pela natureza: “Não deixar mais do que simples pegadas; não trazer mais do que belas recordações”.

E foi isso que aconteceu. A manhã esteve esplêndida para a prática da caminhada, o animado grupo de 218 pessoas (à partida!) teve oportunidade de vivenciar as belezas duma floresta repleta de flores de todas cores, de deliciosas fragrâncias e de sons encantadores, interiorizando algo que é, simultaneamente, tão precioso e tão fácil de usufruir. Basta disponibilizar um bocadinho de tempo, de mobilizar alguma vontade e, quase como diz o poeta, “vá de folia, que há sete anos me não mexia”.

O tempo ajudar-nos-á a fazer um balanço. A floresta quase não tem segredos para os Caminheiros AFIS. É palco das nossas iniciativas desde a primeira hora. Literalmente! Mas entendemos que um trilho com estas características, perfeitamente identificado, com painéis interpretativos que o valorizam, no coração da floresta e em comunhão com a natureza, tem tudo para agradar a todos. Daí que continuaremos a privilegiar a floresta como objectivo das nossas caminhadas, agora com mais entusiasmo ainda."

Joaquim Margarido

domingo, junho 03, 2007

Implementação de Percursos Pedestres no concelho de Ovar também assume o propósito de disuasão de prostituição nas matas florestais

"A abertura de um trilho a pé pela mata florestal é vista pela Câmara de Ovar como uma forma de "afugentar" de zonas próximas alguns visitantes indesejados, assumiu o vereador do Ambiente.

José Américo Pinto acredita que o percurso pedestre pelo perímetro florestal das dunas de Ovar, que foi agora criado, vai tornar os acessos "menos interessantes" para a prostituição, que é fomentada há muitos anos, sobretudo a poente da Pousada da Juventude.

"«A floresta tem actualmente vários usufrutos, alguns dos quais perfeitamente marginais», lamentou o autarca, para quem a intensificação de actividades de lazer ligadas à natureza «é um princípio para, de forma pedagógica, combater a prostituição.»

Dezenas de mulheres prostituem-se, de segunda a sexta-feira, à beira da estrada da mata que liga Esmoriz à praia do Furadouro, passando por Maceda e Cortegaça. O corrupio de viaturas na via secundária é notório numa zona discreta que cria o ambiente para escapadelas. «Acho errado deixar aquilo como está, mas as autoridades policiais, normalmente, dizem-nos que não podem fazer nada. A repressão como já tentámos, não resolve o problema», lamentou o responsável autárquico, para quem a solução "nacional" seria legalizar a actividade da prostituição em locais próprios e com condições mínimas.

Uma das queixas persistentes devido à prostituição na mata florestal resulta do acumular de lixo, que pode pôr em causa a saúde pública. A câmara, com o apoio da GNR, chegou há alguns anos a sensibilizar as mulheres para a recolha de preservativos em sacos de plástico a colocar nos contentores próximos. Algumas multas ajudaram a melhorar os comportamentos.

Ao fim-de-semana sobretudo, aqueles extensos pinhais atlânticos da zona, tidos como «o pulmão de Ovar» são muito procurados por grupos de pessoas para piqueniques, convívios populares e actividades desportivas (caminhadas, corridas e BTT).

O Trilho da Floresta é inaugurado hoje, pela manhã, junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar, coincidindo com a 43-ª caminhada do Atletas Fins-de-Semana (AFIS).

O percurso pedestre começa na Estrada Nacional 327, junto à Pousada da Juventude. No total, tem uma extensão de 6,5 quilómetros devidamente sinalizados a percorrer em duas horas e meia, estando homologado como »nível fácil para todo o ano»."

Fonte: Diário de Notícias - 3-6-007

sexta-feira, maio 25, 2007

No concelho de Ovar inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta” no dia 3 de Junho, e colóquio sobre Pedestrianismo no dia 1 de Junho

"No próximo dia 3 de Junho a inauguração do primeiro Percurso Pedestre do concelho de Ovar, o PR1 – OVR, designado por Trilho da Floresta.

O acto de inauguração terá lugar pelas 9h e será assinalado com a realização da 43.ª Caminhada AFIS. O percurso, na distância aproximada de 6,5 kms, tem o seu início junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar) seguindo para o interior do perímetro florestal das Dunas de Ovar, autêntico “pulmão” do nosso Concelho.

A implementação deste trilho resultou de um trabalho em parceria entre Câmara Municipal de Ovar - Divisão do Ambiente e Qualidade de Vida, a Associação Juvenil Amigos do Cáster e o Clube AFIS – Atletas Fim de Semana.


Dados do PR1 – OVR "Trilho da Floresta":

Tipo de Percurso: Trilho circular de Pequena Rota marcado nos dois sentidos
Início e fim: Junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar)
Distância aproximada: 6,5 km
Duração aproximada: 2h30
Grau de dificuldade: Fácil


Clicar no cartaz para ampliar


Antecedendo a inauguração do Trilho da Floresta, terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, no dia 1 de Junho, pelas 21h, um colóquio subordinado ao tema “Percursos Pedestres – Mais do que um recurso… Um potencial para o concelho de Ovar”.

Programa do Colóquio:

21h – Sessão de Abertura
Representante da C. M. de Ovar - Vereador José Américo

21h15 Apresentação do "Trilho da Floresta"
Representante da C.M. de Ovar – Eng.º Manuel Jardim
Representante dos Afis – Enf. Joaquim Margarido
Representante dos Amigos do Cáster – Jorge Almeida

21h30 – A Experiência de Implementação de Percursos Pedestres
Eng.º Emanuel Oliveira – Cooperativa de Desenvolvimento Rural “Elos da Montanha” (Vila Nova de Cerveira)

21h45 – O Pedestrianismo como Desporto de Manutenção
António Leitão, ex – atleta olímpico

22h – Espaço aberto ao debate


Folheto do Percurso - clicar para ampliar


Fonte do texto e imagens: Clube AFIS [Joaquim Margarido] e Amigos do Cáster [Jorge Almeida]