Mostrar mensagens com a etiqueta Caminheiros da Gardunha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Caminheiros da Gardunha. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, novembro 02, 2007

Caminhada solidária no Fundão, dia 11 de Novembro, organizada pelos Caminheiros da Gardunha

A associação Caminheiros da Gardunha, no Fundão, organiza no dia 11 de Novembro uma caminhada solidária para angariar fundos para o Abrigo de São José, sedeada na Aldeia de Joanes, Fundão, e que presta apoio a jovens. Cada inscrição na actividade com o título “Juventude, Família e Saúde” custa 2,5 euros, sendo a totalidade doada àquela instituição particular de solidariedade social (IPSS).

O encontro está marcado para as 8h30 no Largo dos Caminheiros. Meia-hora depois dá-se início à caminhada de seis quilómetros, de dificuldade baixa, que deverá terminar aproximadamente duas horas depois no Abrigo de São José.

Trata-se de “um desafio pela solidariedade” que Eduardo Saraiva, presidente dos Caminheiros da Gardunha, deseja que seja feito «de preferência em família ou com amigos. Seria engraçado que viessem em grupos de pais e filhos, ou avós, filhos e netos», refere, para reunirem-se várias gerações.
Recorde-se que, há cerca de um ano, os Caminheiros da Gardunha promoveram um outro passeio pedestre para ajudar, na altura, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Fundão. A actividade rendeu 1.167 euros.

Os atletas de triatlo Vanessa Fernandes, o fundanense Bruno Pais e a judoca Ana Hormigo de Castelo Branco são os convidados especiais da caminhada de solidariedade. «São exemplos de mérito internacional», justifica Eduardo Saraiva.

Fonte: Diário XXI - 11-11-007


Inscrições e informações:
Caminheiros da Gardunha
Largo dos Caminheiros da Gardunha, Lote 22, R/c – Esq.
6230 – 350 Fundão

caminheirosdagardunha@hotmail.com
Telefone/Fax – 275 087 881
TM – 967 405 841 ; 965 569 288

segunda-feira, maio 28, 2007

620 participantes na caminhada "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão.

620 pessoas participaram na caminhada na "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão, organizada pelos Caminheiros da Gardunha. Nas seis edições realizadas esta foi a que registou atingiu o maior número de participantes.

Faça chuva ou faça sol, os amantes dos passeios pedestres estavam preparados para o que der e vier. Munidos de guardas-chuvas e cajados, bonés e capas impermeáveis, foram chegando ao largo dos Caminheiros da Gardunha (Fundão), prontos para o sexto Encontro Nacional pelas encostas da Serra da Gardunha. Nem a forte chuvada que caiu na manhã de domingo, um pouco antes da hora de partida (9h), amedrontou os cerca de 620 participantes, oriundos de vários pontos do País.

“Um número recorde”, confirma Eduardo Saraiva, presidente da Associação Caminheiros da Gardunha, responsável pelo passeio. “Confesso que não esperava esta adesão”, admite, satisfeito, o dirigente, que previa uma adesão de cerca de 450 pessoas. O número foi atingido é justificado com o bom trabalho que foi feito pelas diversas direcções do organismo que, este ano, vai ser reconhecido pela autarquia com a Medalha de Mérito Municipal, no dia do concelho.

Nesta edição do encontro nacional reuniram-se no Fundão caminheiros de vários pontos do País. Évora, Ferreira do Zêzere, Samora Correia, Lisboa, Santarém, Chamusca, Caldas da Rainha, Aveiro, Guimarães, Vila Real, Covilhã e Castelo Branco, entre outras, foram as localidades de onde se deslocaram os amantes deste tipo de passeio.

Eduardo Saraiva não fez a caminhada de 10 km porque esteve ocupado a tratar da organização e articulação dos postos de abastecimento ao longo do percurso e transportes. Ainda assim, o líder da instituição, que começou a caminhar aos 10 anos, “está presente sempre que pode”. Até porque, hoje, com 65 anos, continua a desenvolver a actividade.

A Associação Caminheiros da Gardunha, que fundada há dez anos, concretamente em 5 de Março de 1997, e que conta actualmente e com 340 associados, organiza todos os Domingos caminhadas na região. Para Outubro, os Caminheiros vão organizar uma singular marcha subordinada ao tema “Família e Saúde”, em que se pretende que cada grupo de participantes seja constituído por três elementos da mesma família, avança Eduardo Saraiva ao Diário XXI.


Cronologia da Caminhada " Rota da Cereja":
8h30 Centenas de participantes juntam-se no largo dos Caminheiros da Gardunha
9h15 Partida, passando pelo Pavilhão Multiusos, Paços do Concelho, Igreja Matriz, Rua da Cale e subida até ao Vale de Alcambar.10h20 Chegada a Alcongosta.
10h45 Paragem rápida no posto móvel de abastecimento, na Quinta das Pedralvas.
12h Final do passeio na freguesia do Alcaide, onde os autocarros esperavam os participantes para os levar para a Escola Secundária do Fundão, onde foi servido o almoço.


Percursos Pedestres podem trazer mais turistas ao concelho.
A boa marca de participantes deste ano não deixa os responsáveis descansar na procura de melhorias na Caminhada. Há situações que podem ser melhoradas e que, consequentemente, poderão trazer mais turistas ao concelho, segundo a convicção de Eduardo Saraiva. Apesar de não adiantar muitos pormenores no que toca às possíveis alterações, “porque as propostas já foram entregues a quem de direito pode decidir sobre elas”, refere que a documentação de percursos pedestres é um dos exemplos. “Poderiam ser criados esses caminhos para que uma pessoa ou em grupo pudessem percorrê-los sem necessitar de um guia”, salienta.

Liliana Machadinha

Fonte: Diário XXI - 28-5-007

Alguns dos participantes na caminhada "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão.

Declarações de alguns dos participantes na caminhada "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão.


António Vinagre, um dos veteranos

“Caminhar faz-me bem à saúde”
António Vinagre veio de Tomar, mas é natural de Salvaterra do Extremo (Idanha-a-Nova). É um dos caminheiros mais velhos na iniciativa. Tem 66 anos, mas refere que a idade ainda não o condiciona. Participa em eventos semelhantes há cerca de 16 anos, porque adora “o contacto com a natureza e o bem que faz à saúde”. Sofre de alergias e “o ar da Serra é muito bom” para as combater. Sobre a experiência, descreve-a como “maravilhosa”, apesar de já ter vindo outras três vezes à Gardunha. Acompanhado pelo seu cajado, refere que umas boas botas, dois pares de meias para manter os pés almofadados, uma capa para a chuva, um boné, uma peça de fruta e uma garrafa de água são o segredo para uma viagem confortável e segura. Apesar do passeio ter terminado na freguesia do Alcaide (Fundão), António Vinagre “ainda não estava cansado” e preferiu caminhar mais cinco quilómetros até à Escola Secundária do Fundão, onde foi servido o almoço.


Tiago Dez-Reis, rendido ao ex-libris da Cova da Beira
“Gostei mais de comer cerejas”
Tiago Dez-Reis tem 8 anos e veio participar na caminhada com o irmão André, de 11, e a sua tia, Maria do Céu Grilo, responsável por lhe implementar o gosto pelas actividades ao livre. Gosta de caminhar e durante os 10 quilómetros, cerca de três horas, não parou uma única vez para descansar, conta ao Diário XXI, justificando que teve a ajuda do seu pequeno cajado. Na mochila trouxe três garrafas de água e alguns “Bolicaos”, mas o que mais gostou “foi de comer cerejas”. A família viajou de Évora para o Fundão. Rosário Neves promete voltar “Esta caminhada foi a que mais gostei” Com os seus 54 anos, Rosário Neves descreve-se como uma “rapariga muito activa” e, por isso, sempre que pode, deixa a sua cidade, Torres Novas, para participar ao fim-de-semana em actividades ao ar livre. O seu interesse nestes eventos em nada se relaciona com a saúde, adianta, mas porque gosta do convívio e das paisagens. Sobre a caminhada à Gardunha é bastante elucidativa: “É imperdível e no sétimo encontro vou cá estar sem dúvida nenhuma”, realçando que das muitas em que já participou “esta foi a melhor”. Por considerar que “os cajados são para os velhos”, trouxe consigo a “boa disposição” e uma t-shirt para mudar. Acerca de se fazer acompanhar por comida, refere em tom de brincadeira: “Vou comendo cerejas pelo caminho e estas são tão boas que não ia perder a oportunidade”.

Bruno Gomes destaca o convívio
Bruno Gomes deslocou-se de Tomar para participar no encontro nacional, que descreveu como “formidável”, apesar de considerar que “se espera muito tempo para almoçar”. Caminheiro “há muitos anos”, refere que o convívio é o mais importante em actividades deste tipo. E a animação no seu grupo de 28 pessoas não faltou, sendo ele um dos responsáveis. De badalo em riste, objecto meramente identificativo do grupo, conta que a “única coisa que não pode faltar é a cerveja”, mas adianta que na mochila trouxe também água. Entre cervejas e cerejas de Alcongosta, cantigas e brincadeiras, confessa que tenciona voltar.

José Joel não deixa o “prazer” em casa.
O desporto faz parte de vida de José Joel há muitos anos. A título de exemplo enumera algumas das provas de atletismo em que já participou como amador, como a corrida na ponte 25 de Abril. Mas, apesar de desportista e das exigências da caminhada, José Joel não deixou os cigarros em casa. “Sou um fumador nato e como vamos só a caminhar não me causa problemas nenhuns”, graceja ao Diário XXI. Para este desportista da Azambuja, ser caminheiro e fumador são “dois prazeres” que não dispensa, porque “as caminhadas são boas pelo ambiente de amizade que se vive não é só por causa da saúde”. Também a paisagem é um dos factores positivos que salienta nestas actividades, que no caso da Serra da Gardunha José Joel já conhece bem. “Já cá vim muitas vezes, mas como continuo a gostar continuo a voltar e a aproveitar para saborear estas cerejas que são deliciosas”.

Liliana Machadinha

Fonte: Diário XXI - 28-5-007

sexta-feira, maio 11, 2007

Percurso pedestre "Rota da Cereja", dia 20 de Maio, no VI Encontro Nacional de Caminheiros, no Fundão, organizado pelos Caminheiros da Guardunha

"No próximo dia 20 de Maio (Domingo), os Caminheiros da Gardunha, do Fundão, organizam o VI Encontro Nacional de Caminheiros, este ano, “na Rota da Cereja”. Um percurso pedestre de cerca 10 Km, pelos trilhos da serra da Gardunha, numa paisagem invulgar e duma grande beleza com as cerejeiras cheias do fruto vermelho, a cereja, contrastando com o verde garrido das folhas das cerejeiras.

A concentração é às 8h30, no Largo dos Caminheiros da Gardunha e a caminhada inicia-se às 9h.

Clicar para ampliar


PROGRAMA:

8h30 – Concentração, no Largo dos Caminheiros
Inscrições / entrega de documentação e T´Shirts

9h – Início da Caminhada
(Cerca de 10 Km)

Percurso: Largo dos Caminheiros, Praça Amália Rodrigues, Rua dos 3 Lagares, Av. Liberdade, Praça do Município, Rua Agostinho Fevereiro, Largo da Igreja, Rua da Cale, Chafariz das 8 Bicas, Quelha da Rega, Quinta da Pedra d´Hera, Alcambar, Quinta do Gonçalo, Alcongosta, Quinta das Pedralvas – pausa para o reforço Alimentar - Folhadeiros, S. Macário e Alcaide.

12h – No Alcaide, Praça Comendador Joaquim Gil Pinheiro.
Regresso, em autocarro, ao Fundão.

12h30 – Almoço (Na Escola Secundária do Fundão)

13h30– Confraternização



As inscrições devem ser feitas para – caminheirosdagardunha [arroba] hotmail.com ou por:
Telefone/FAX – 275 087 881
Telemóvel – 967 405 841 – 965 569 288

Inscrição para o Encontro:
- Sócios 8 Euros / Não sócios 10 Euros / Menores de 15 anos isentos.
A taxa de inscrição inclui T Shirt, brochura alusiva ao evento, seguro de grupo (indicar a idade do participante), reforço de alimentação na caminhada e almoço."


Fonte do texto e cartaz: Caminheiros da Gardunha