Mostrar mensagens com a etiqueta Serra da Estrela. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Serra da Estrela. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, junho 04, 2010

Grupo Desportivo Loriguense - Caminhadas Pé-ante-Pé 2010


Caminhadas Pé-ante-Pé 2010
-
Grupo Desportivo Loriguense

2 de Maio
Caminhada ao Fontão


6 de Junho
Descida da Garganta de Loriga




Contactos:
Grupo Desportivo Loriguense
Tlm. 963123674 - 968587684 - 238953173
http://peantepegdl.blogspot.com/

segunda-feira, abril 05, 2010

Clube de Campismo da Covilhã – Secção de Montanha – Calendário de Caminhadas 2010


Calendário de Caminhadas 2010
Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã- Secção de Montanha - blogue


10 de Janeiro
“Penha dos Abutres”



14 de Fevereiro
“Lagoa dos Cântaros”

7 de Março
“Varanda dos Pastores”



5 e 6 de Junho
Travessia “Viagem a Piódão”



4 de Julho
Passeio Pedestre “Piornos; Torre; Parede Negra; Cântaro Gordo; Piornos”

25 e 26 de Setembro
“Marcha Nacional de Veteranos”

15 de Outubro
Marcha “Covão da Ametade; Cântaro Raso; Poio do Judeu; Covão”

15 de Novembro
Passeio Pedestre e Magusto



Contactos:
Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã - Secção de Montanha
Rua 6 de Setembro, 35
Apartado 208
6200-036 Covilhã Códex

Telefone/fax 275314312
Fátima Santos - 964 670 230
Rui Samarra - 914 691 554

email: campismopiao@hotmail.com
http://www.clubecampismocovilha.pt
http://ccccovilha.blogspot.com




Calendário de Caminhadas 2009

Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2007

quinta-feira, dezembro 31, 2009

II ASESTRELA 2010, de 12 a 15 de Fevereiro, na Serra da Estrela. Organização da ASE - Associação dos Amigos da Serra da Estrela,

O II ASESTRELA 2010 que se realiza de 12 a 15 de Fevereiro é um evento desportivo e cultural de montanha, que terá como campo base, o Covão d'Ametade (a 1.500 metros de altitude), situado no coração da Serra da Estrela. Pretende reunir os que sabem e querem apreciar o que a serra da Estrela tem de melhor: o seu ambiente único.

Estão previstas diversas actividades, algumas enquadradas pela organização, outras ao sabor de quem as realizar, como caminhada de montanha, escalada em rocha ou gelo e ainda um desafio fotográfico, etc. O encontro não se destina apenas a montanhistas propriamente ditos, antes pelo contrário: está aberto a todos, mas que tenham em conta as condições climatéricas próprias desta altura do ano

A organização de evento está a cargo da ASE - Associação dos Amigos da Serra da Estrela, sendo o segundo ano consecutivo, de organização desta actividade de montanha.



PROGRAMA:

Sexta Feira - 12 de Fevereiro
  • 17h 00 - Abertura da Recepção e Montagem de Tendas


Sábado - 13 de Fevereiro
  • 09h 00 - Abertura da Recepção e Montagem de Tendas
  • 09h 30 - Saída para a Caminhada de Montanha - Percurso Longo
  • 10h 00 - Saída para a Escalada Rocha ou Gelo
  • 20h 30 - Convívio em volta do fogo de campo, com debate sobre o tema "As Taxas nas Áreas Protegidas"


Domingo - 14 de Fevereiro
  • 09h 00 - Abertura da Recepção e montagem de tendas
  • 09h 30 - Saída para a Caminhada de Montanha - Percurso Pequeno
  • 10h 00 - Saída para a Escalada Rocha ou Gelo
  • 20h 30 - Jantar Convívio, oferta da Organização, em volta do fogo de campo, com Música Popular e entrega de lembranças aos participantes.(nota: a Organização vai servir feijoca e vinho, os participantes para este jantar, têm que trazer prato, talheres e copo. Para participar nesta refeição gratuita, tem que se inscrever até às 24 horas do dia 12 de Fevereiro de 2010)


Segunda Feira - 15 de Fevereiro
  • 11h 00 - Desmontagem de Tendas
  • 13h 00 - Encerramento do ASESTRELA 2010



Página de INSCRIÇÕES


Clicar para ampliar



Contactos:
ASE - Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela.
Rua General Póvoas, 7 - 1º
6260-173 Manteigas

Tlf: 96 905 08 29

E-mail: asestrela@gmail.com ; ase.asestrela@gmail.com
http://www.ase.asestrela.org


Fonte do texto e imagens: ASE - Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Está a ser preparada nova rede de percursos pedestres na Serra da Estrela, através da articulação entre o PNSE (ICNB) e 18 entidades regionais


Uma nova rede de percursos pedestres, adaptada às exigências de hoje em dia, está a ser preparada no parque natural da maior serra de Portugal continental. Em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, deverá ser apresentada a candidatura para a criação desta nova rede, planeada através da articulação entre o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e 18 outras entidades, incluindo a administração local, operadores turísticos e entidades privadas do sector do alojamento.

«Foi preciso um grande esforço de diálogo e de articulação», confessa Armando Carvalho, director regional do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) para o Centro e Alto Alentejo. O responsável pela gestão do PNSE salienta, no entanto, a iniciativa pioneira do parque, que conseguiu um compromisso a longo prazo de todas as entidades para a gestão da futura rede de percursos. «Existirá uma divulgação uniforme da rede por parte de todas as entidades envolvidas e o contributo de cada uma delas será prolongado no tempo», explicou o director ao AmbienteOnline, em vésperas do Dia Internacional da Montanha, que se comemora a 11 de Dezembro.



Requalificação da zona da Torre é urgente

O cume mais alto de Portugal continental, a 1993 metros de altitude, é um dos pontos mais importantes de turismo de montanha do País. No ano passado, os postos de turismo abrangidos pela Região de Turismo da Serra da Estrela registaram 127 772 visitantes, o que representou um acréscimo de 20 mil visitantes em relação a 2007.
Apenas superada em altura pela Serra do Pico, nos Açores, que tem 2351 metros de altitude, a Serra da Estrela mantém-se como ex-libris natural do país, pelas características geológicas e de biodiversidade que apresenta. Das 77 serras existentes em Portugal, a mais pequena é a da Boa Viagem, junto à Figueira da Foz, com 261 metros de altitude.
Enquanto as unidades hoteleiras da região da Serra da Estrela esperam por uma boa afluência na época natalícia, Armando Carvalho relembra que apenas uma pequena parte dos visitantes se interessa pelo turismo de natureza. Os cinco pontos do PNSE para acolhimento de turistas interessados em conhecer o património natural da Serra da Estrela receberam, até ao fim do terceiro trimestre de 2009, cerca de 12 500 visitas.
No cimo da serra, uma torre de 7 metros perfaz a altitude de 2000 metros da montanha. Este é o destino natural dos milhares de turistas que rumam todos os anos à Serra da Estrela, atraídos principalmente pela promessa de neve. Chegados ao topo, a atracção dá, muitas vezes, lugar à desilusão. Acessos congestionados, trânsito caótico e um centro comercial frequentado por multidões à procura dos produtos típicos da região é a primeira impressão de quem atinge o ponto mais alto de Portugal continental, uma visão muito aquém dos potenciais desta área protegida.
«É necessária uma requalificação da zona da Torre», reconhece Armando Carvalho, requalificação essa que será feita ao nível dos próprios espaços, mas também dos acessos, tendo em atenção algumas questões relacionadas com o comércio de produtos regionais. «Precisamos de adaptar as infra-estruturas que existem», conclui.




Abandono da pastorícia ameaça ecossistema

Mas este não é o único problema com que se depara o local. Um dos perigos em termos de conservação da natureza e biodiversidade com que se depara a Serra da Estrela é a perda dos homens da terra, que durante centenas de anos foram companheiros habituais desta formação rochosa. Os pastores na região são cada vez menos.
«O declínio das actividades tradicionais leva à perda de certos nichos de biodiversidade e, por outro lado, ao abandono de terrenos, cuja limpeza seria essencial para evitar os incêndios florestais», relembra o director regional do ICNB.
Com a reestruturação do ICNB, em 2007, o PNSE, a Reserva Natural da Serra da Malcata, o Parque Natural do Tejo Internacional, a Paisagem Protegida da Serra do Açor e o Parque Natural da Serra de São Mamede passaram a estar sob alçada do mesmo director. Como resultado, a gestão destas áreas protegidas passou a ser feita numa óptica global.



Ano Internacional da Biodiversidade celebrado na Estrela em 2010

Apostar na educação ambiental de quem convive com o PNSE deve ser uma aposta importante no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, que se celebra em 2010. Pelo menos, esta é a opinião do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), uma estrutura do município de Seia que promove o conhecimento e divulgação do património ambiental da região.
Para o próximo ano, o centro vai apresentar uma nova exposição temática, no âmbito das celebrações pela biodiversidade. A exibição junta-se assim à exposição permanente do CISE, que integra aspectos científicos, didácticos e lúdicos para explicar as especificidades da região centro e da Serra da Estrela a quem lá passa.
O centro tem ainda uma exposição temporária dedicada aos “Habitates Natura(is) da Estrela”, que pretende dar a conhecer cada um dos habitates de importância comunitária identificados na Serra da Estrela e definidos na Rede Natura. Criado em 2000, o centro já sente «a constante procura por parte das escolas do concelho para o desenvolvimento das diferentes actividades de educação ambiental», explica Ana Fonseca, uma das responsáveis do CISE.
Já o PNSE também terá actividades específicas de educação ambiental no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, que a


Fonte: AmbienteOnline - 07-12-009

terça-feira, fevereiro 03, 2009

1º ASESTRELA 2009 na Serra da Estrela, de 21 a 22 de Fvereiro, organizado pela Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela

A Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela organiza este ano, nos dias 21 e 22 de Fevereiro, o 1º ASESTRELA 2009 - Encontro com a Montanha.

Trata-se de um acampamento invernal no Covão d'Ametade (a cerca de 1 500 metros de altitude) que pretende reunir os que sabem e querem apreciar o que a Serra da Estrela tem de melhor: o seu ambiente único.

Estão previstas diversas actividades, algumas enquadradas pela organização, outras ao sabor de quem as realizar, como caminhadas, escalada, BTT, desafio de fotográfico, etc.


O encontro não se destina apenas a montanhistas com créditos firmados, antes pelo contrário: está aberto a todos. Mas deve ter-se em conta que as condições climatéricas nesta altura do ano pelo que todos os participantes devem vir preparados (e equipados) de modo apropriado. A participação em algumas actividades mais técnicas enquadradas pela organização pode não ser autorizada àqueles que não dispuserem do equipamento mínimo



PROGRAMA

20 de Fevereiro (sexta-feira)

17h00 - Abertura da Recepção



21 de Fevereiro (sábado)

09h00 - Saída para a Caminhada

11h00 - Saída para o Road Book em BTT

20h30 - Convívio em volta do fogo de campo, com debate sobre o tema "As Áreas Protegidas e o Montanhismo"



22 de Fevereiro (domingo)

09h00 - Plantação de Arvores (iniciativa que irá decorrer apenas no período da manhã)

13h00 - Encerramento do Asestrela (com entrega de lembranças aos participantes)



Contactos:
ASE - Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela
Rua General Póvoas, 7 1º
Manteigas
6260-173 Manteigas

Tel./Fax: 965 839 564
asestrela@gmail.com
http://ase.asestrela.org/




Nevestrela 2008

Nevestrela 2007

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Clube de Campismo da Covilhã – Secção de Montanha – Calendário de Caminhadas 2009




Calendário de Caminhadas 2009 –
Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã- Secção de Montanha


18 de Janeiro
Passeio Pedestre "Pião-Torre-Pião

15 de Fevereiro
Passeio Pedestre "Perdidos na Serra"

22 de Março
Passeio Pedestre "Covão D'Ametade-Candeeira-Vale do Zêzere-Covão D'Ametade"




19 de Abril
Passeio Pedestre "Covão D'Ametade-Trilho do Major-Nave de Stº António-Covão D'Ametade"



17 de Maio
Passeio Pedestre "Vila do Carvalho-Tiro da Barra-Vila do Carvalho"


20 e 21 de Junho
Passeio Pedestre "Manteigas-Figueiró da Serra-Manteigas"



4 de Julho
Passeio à Covilhã

5 de Julho
Passeio Pedestre "Torre-Charcas-Salgadeiras-Torre"


19 e 20 de Setembro
Travessia "Fundão-Alpedrinha-Fundão"


11 de Outubro
Passeio Pedestre "Nave da Mestra"


15 de Novembro
Caminhada & Magusto (Pião - Antenas - Alto dos Livros - Pião)
Partida: Parque de Campismo do Pião - 09h00
Grau de Dificuldade - fácil/médio
Duração: 3 horas





Contactos:
Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã - Secção de Montanha
Rua 6 de Setembro, 35
Apartado 208
6200-036 Covilhã Códex

Telefone/fax 275314312
Fátima Santos - 964 670 230
Rui Samarra - 914 691 554

email: campismopiao@hotmail.com
http://ccccovilha.blogspot.com/



Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2007

domingo, fevereiro 24, 2008

Excessiva cosmética e marketing na gestão e preservação das áreas protegidas


No domingo do fim-de-semana passado um grupo de caminhadas intentou fazer uma caminhada, com a presença de algumas dezenas de caminheiros, desde a Portela do Homem aos Carris, na Serra do Gerês. Pouco depois da saida da Portela do Homem foram impedidos por um guarda florestal, que se fazia acompanhar de guardas da GNR, de realizar tal caminhada pelo vale do Rio Homem acima. Curiosamente um dia antes, no Sábado, um outro de grupo de caminhadas, em número afim ao do grupo de Domingo, efectuou também a subida aos Carris, mas não foi impedido de o fazer. Será que os guardas florestais do PNPG e os da GNR fazem folgas aos Sábado?

No PNPG existem 3 níveis de protecção dos espaços naturais: integral, parcial e complementar. Nas áreas de protecção integral e parcial não se pode realizar actividades de montanhismo. Já as caminhadas (o pedestrianismo) podem ser efectuadas por caminhos 'bem' definidos em àreas de protecção parcial, mas não integral. O caminho de subida às minas de Carris a partir da Portela do Homem, uma ascensão dos 800 metros aos 1450 metros, é praticamente toda efectuada em área de protecção parcial, contudo numa ínfima parte é de protecção integral. Essa ínfima parte de protecção integral está prevista passar a área de protecção parcial há já alguns anos o que será concretizado no próximo plano de ordenamento do PNPG. As direcções do PNPG afirmaram, em várias ocasiões, ser quase absurdo não se poder efectuar o percurso da Portela aos Carris, apenas por esse facto.
Então, também não será absurdo guardas do PNPG impedirem que grupos realizem o caminho dos Carris, quando eles são os primeiros a defender que se possa fazer tal caminho? Não se pode ter um discurso teórico oposto à prática.
O que se continua a observar é que quem andar pelo Gerês fora dos caminhos e estradões, por áreas de protecção parcial ou integral pode andar descansado que não será ´incomodado' pelo guardas; já quem seguir por caminhos bem definidos como o caminho do Carris, é provável ser impedido de tal. Obviamente, este facto imbrica deveras com o escasso número de guardas do PNPG, mas a sua 'justificação' não se pode refugiar somente nesta limitação.

Sabemos que o pedestrianismo privilegia a passagem por caminhos já traçados, existentes, e o montanhismo segue sobretudo pelo pé-posto, até 'pelo corta-mato', e deste modo será, à partida, mais nocivo aos espaços naturais, até pelo realização de dormidas na serra (embora o pedestrianismo comporte, regra geral, grupos mais numerosos). Regular com princípios e regras muito bem definidas (e não só o habitué "aqui é permitido " e "aqui é proibido"), as actividades de pedestrianismo nas serras portuguesas é tarefa menos complexa que as relativas às actividades de montanhismo. É pertinente fazê-lo, até pela crescente adesão de participantes, que se tem registado nos últimos anos.




Bem mas mais curioso foi constatar que também no mesmo fim-de-semana (o passado), realizou-se na Serra da Estrela, no Covão de Ametade, um encontro de motards (Eskimós 2008), em que foi montada quase uma (espécie de) cidade ambulante neste local protegido, situado a 1450 metros (curiosamente a mesma altitude dos Carris, nos Gerês).

O Covão de Ametade é uma área de especial interesse na Serra da Estrela. Este Covão é um antigo circo glaciar, o maior da S. da Estrela, que na última glaciação (Würm, há cerca de 20 mil anos) atingia os 300 metros de espessura de gelo (ou seja o seu limite superior do gelo rondava os 1800 metros [tendo em conta a contínua abrasão inferior]). A língua glaciar prolongava-se pelo Vale do Zêzere ao longo de 13 km (uma das maiores da Europa). Na actualidade, o Covão de Ametade integra o Parque Natural da Serra da Estrela, o Sítio Rede Natura 2000 e a Reserva Biogenética Serra da Estrela. A nível paisagístico é um dos cartões de visita de Serra, até pelos vistas dos Cântaros em redor e da nascente do Zêzere, e conserva uma belo coberto florestal de bétulas. O Covão d'Ametade não se restringe ao seu sopé, a 1450 metros, mas estende-se por andares/patamares de altitude até perto dos 1900 metros. Lugares de altitude superior a 1550 metros só existem em Portugal continental na Serra da Estrela, e deste modo, só por este facto, alberga uma flora e fauna singular, bem como todo o seu composto mineral.
O Covão de Ametade é inatamente uma aprazível área de recreio pelas condições naturais que apresenta: extensa zona aplanada, mais abrigada de ventanias, de boa acessibilidade ao longo do ano e como tal é umas das eleitas 'antecâmaras' de recreio, relativamente ao planalto superior da Torre. Não possui um grau de protecção como o da zona do planalto da Torre, por ser vista pela direcção do Parque, numa perspectiva redutora (porventura por manifesto interesse) apenas quase ao nível da sua base, a 1450 metros.

O evento do passado fim-de-semana que aí se realizou revelou-se manifestamente excessivo e mesmo nocivo para esta zona. Com a presença de 300 participantes, foram montadas tendas gigantes, de campanha, aquecidas para servirem como espaço de convívio e refeitório, barracas de comes e bebes e de venda de souvenirs, geradores eléctricos; houve muita iluminação (de noite e de dia), muito som, duches quentes, foram feitos diversos fogos de campo em locais diversos do Covão. Por outro lado, centenas de viaturas motorizadas (motos, carros, carrinhas, camiões) circularam e aparcaram sobre o coberto vegetal. Em suma, uma 'cidade ambulante', para conforto dos participantes.

De evidenciar que a realização de este evento foi aprovado pelos serviços do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e, de acordo com os organizadores, recebeu colaboração de técnicos do parque para a ‘preparação’ do local.


Mais do que as palavras ficam as fotos.

Fotos do evento "Eskimós 2008", do blogue "Máfia da Cova":

Vista, ao fundo, do Cântaro Magro (1927 m)








Esta duas situações ocorridas no fim-de-semana anterior nos dois principais Parques do país (PNPG e PNSE), e que descrevi acima, evidenciam que a gestão e preservação das áreas protegidas em Portugal continua a ser muito mais parecença que essência, e isto não tanto por responsabilidade dos técnicos (e funcionários dos parques), mas sobretudo dos gestores e políticos portugueses.



Nota: as informações sobre o evento "Eskimós 2008" foram recolhidas no blogue "O Cântaro Zangado"

domingo, fevereiro 17, 2008

Marcha de montanha com maior participação, em Portugal, em perspectiva. Realização dia 2 de Março, na Serra da Estrela.

Marcha de montanha na Serra da Estrela, dia 2 de Março, espera cerca de 1500 participantes.

No dia 2 de Março, realiza-se uma marcha de montanha (não competitiva) entre Manteigas e as Penhas Douradas, na Serra da Estrela. Segundo os organizadores, são esperados cerca de 1.500 participantes
Com início às 9h00, em frente aos Paços do Concelho de Manteigas, esta marcha, de 7 km de extensão, decorre no âmbito da clássica prova de corrida de montanha “12 Kms Manteigas - Penhas Douradas”, que se realiza em paralelo, no mesmo dia, mas noutro percurso.


A organização destas provas é da "Terras de Aventura", com apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Manteigas e da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME)


Fonte: Terras de Aventura

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Caminhada na neve, na Serra da Estrela, dia 9 de Fevereiro, promovido pela Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)


O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) irá realizar no dia 9 de Fevereiro, sábado, uma caminhada na neve, na área do Planalto Superior, com o objectivo de revelar algumas paisagens da serra menos conhecidas no Inverno.

Os interessados em participar deverão possuir equipamento adequado para caminhar na neve e para suportar o frio característico desta estação. O ponto de encontro será no CISE às 10 horas e o número de vagas está limitado a 12 pessoas, com idade superior a 15 anos. A data calendarizada poderá ser alterada, em função das condições meteorológicas.

Inscrição e/ou obter mais informações:
Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)
Rua Visconde de Molelos
6270-423 Seia
Tlf 238 320 300
E-mail: cise@cm-seia.pt


Fonte: Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)

segunda-feira, janeiro 21, 2008

XXV Nevestrela 2008, de 1 a 5 de Fevereiro, organizada pela Associação dos Amigos da Serra da Estrela e Clube de Montanhismo da Guarda


O XXV Nevestrela, encontro nacional de alpinismo, realiza-se de 1 a 5 de Fevereiro na Serra da Estrela, numa organização da Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) e Clube de Montanhismo da Guarda (CMG).

Do programa constam actividades de livre iniciativa, "fogo de campo", debates, realização de percursos de pequena e de longa duração. Destaca-se ainda a realização da chamada "travessia com pernoita", que é um percurso especial, de grande distância, percorrendo o maciço central da Serra da Estrela. No último dia está previsto um jantar comemorativo dos 25 anos do Nevestrela. O acampamento realiza-se no Covão D´Ametade.





PROGRAMA:


Sexta, 1 de Fevereiro
18h - Abertura do secretariado


Sábado, 2 de Fevereiro
8h30 - Abertura do secretariado
- Actividades de livre iniciativa
15h00 - Início da "Travessia com pernoita" no maciço central da Serra da Estrela.
20h - Fecho do secretariado
21h - Fogo de campo / Debate
23h - Silêncio


Domingo, 3 de Fevereiro
8h30 - Abertura do secretariado
- Actividades de livre iniciativa
9h00 - Saída para "Percurso de longa duração"
10h00 - Saída para "Percurso de pequena duração"
18h - Jantar comemorativo "25 Anos Nevestrela"
- Entrega de lembranças aos participantes
20h - Fecho do secretariado
23h - Silêncio


Segunda, 4 de Fevereiro
8h30 - Abertura do secretariado
- Actividades de livre iniciativa
20h - Fecho do secretariado
23h - Silêncio


Terça-feira, 5 de Fevereiro
8h30 - Abertura do secretariado
- Levantamento do acampamento
13h - Fecho do secretariado


Inascrições e Informações:
Clube de Montanhismo da Guarda
Largo do Torreão
Apartado 8
6300 Guarda

Tlf/Fax: 271 222 840
Tlm: 96 93 19 243
clube@montanhismo-guarda.pt


Associação dos Amigos da Serra da Estrela
Rua General Póvoas, 7 - 1º
6260-173 Manteigas

Tel/Fax. 275 982 447
Tlm 965839564


Preços:
12,5 euros para sócios do CMG, ASE e federados na FPME.
15 euros para os restantes.
Inscrição opcional:
15 euros para Jantar Comemorativo "25 Anos Nevestrela" (até ao dia 25-01-2008)
10 euros para medalha comemorativa "25 Anos Nevestrela"
Seguro de actividade:
O seguro de actividade é obrigatório.


Fonte do texto e imagem: Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE)

sábado, dezembro 01, 2007

Clube de Campismo da Covilhã – Secção de Montanha – Calendário de Caminhadas 2008

Calendário de Caminhadas 2008 – Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã- Secção de Montanha

13 de Janeiro (Dom.)
Pião-Torre-Pião

17 Fevereiro (Dom.)
Lagoa do Cântaro

16 Março (Dom.)
Rota das Fontes

13 Abril (Dom.)
Covão d’Ametade-Candeeira-Vale do Zêzere-Covão d’Ametade

25 Maio (Dom.)
Covão d’Ametade-C. Cimeiro-C. Magro-Covão d’Ametade

15 Junho (Dom.)
Pião-V. dos Pastores-P. da Saúde-C. do Vento-Pião

4 a 6 Julho (Sex. a Dom.)
Travessia da Serra da Estrela

20 a 21 Agosto (Sáb. e Dom.)
Por Caminhos de Alpedrinha

12 Outubro (Dom.)
Ribeira da Bouça

16 Novembro (Dom.)
Alto dos Livros-Qtª Mineral-Pião



Contactos:
Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã - Secção de Montanha
Rua 6 de Setembro, 35
Apartado 208
6200-036 Covilhã Códex

Telefone/fax 275314312
Fátima Santos - 964 670 230
Rui Samarra - 914 691 554

email: campismopiao@hotmail.com



Calendário de Caminhadas 2007

quarta-feira, novembro 14, 2007

Fim de semana com Passeio Pedestre e Plantação de Àrvores na Serra da Estrela, de 23 a 25 de Novembro. Organização dos "Amigos de Cáster", de Ovar


Ecopasseio "À Descoberta da Serra da Estrela"

23 a 25 de Novembro de 2007

Organização: Amigos de Cáster (Ovar)



PROGRAMA:

Dia 23
Local de Encontro: junto à Biblioteca Municipal de Ovar
Hora de saída: 19h30;
Viagem até ao Fundão (Pousada da Mina) e alojamento


Dia 24
Passeio Pedestre ao Alto do Torre, da Serra da Estrela
Partida: 9h30 do Fundão até inicio do percurso
Dificuldade do percurso: média
Duração do percurso: cerca de 5h30

Regresso ao Fundão. Jantar, Café tertúlia e passeio pelo Fundão à noite.



Dia 25
Plantação de árvores no âmbito do projecto "Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela"
Saída: 9h30 do Fundão
Actividade a realizar em parceria com os "Amigos da Serra da Estrela"

Regresso à Ovar a meio da tarde.



Inscrições e outras informações:
jmlralmeida@gmail.com
Tlm. 964738413 (Jorge Almeida)

Data limite de inscrições: 19 de Novembro, com limite de inscrições (32)


Aceder a mais informações


Fonte:
Amigos do Cáster [Jorge Almeida]

terça-feira, outubro 30, 2007

7 mil carvalhos plantados no dia 20 de Outubro, na Serra da Estrela.

7 mil carvalhos plantados no dia 20 de Outubro, no vale glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela no âmbito da iniciativa "1 Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela"




Coordenação da Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE) com colaboração da Força Aérea Portuguesa e de clubes como o Clube de Actividades de Ar Livre (CAAL) ou o Clube de Montanhismo da Guarda; ou de diversas pessoas a titulo individual. "1 Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela" é um Projecto apoiado por dezenas de identidades, incluindo a revista Visão, a Fundação Gulbenkian (Programa Ambiente), e a Sonae-Continente
Participaram cerca de 200 pessoas nesta plantação.

Acção de Recolha de Lixo na Serra da Estrela dia 23 de Setembro pelo CAAL e ASE. Um INFERNO de LIXO!

O Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL) escolheu como palco da comemoração do seu XXII Aniversário, a Serra da Estrela. Entre outros eventos, aí desenvolveu, no dia 23 de Setembro, uma actividade muito meritória de limpeza. Foi no conhecido Corredor do Inferno, junto ao Cântaro Magro. O lixo encontrado foi tanto que apenas puderam limpar a parte superior do corredor. No total encheram 200 sacos de lixo, que foram içados (com um inovador sistema de cabos e cordas) para a estrada nacional, onde foram depois colocados num camião do lixo do PNSE. A acção contou com 130 voluntários associados do CAAL e com a colaboração da associação Amigos da Serra da Estrela (ASE).

Fotos seguintes da autoria do Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL):

Limpeza no Corredor do Inferno
(Clicar nestas e nas imagens seguintes para ampliar)









Artigo transcrito do Diário XXI, da autoria de Francisco Cardona:

"Na Serra da Estrela, a natureza está mais leve, depois da 130 voluntários do Clube de Actividade de Ar Livre (CAAL) de Lisboa se terem empenhado na recolha de detritos ao longo do Corredor do Inferno, junto ao Cântaro Magro. Ao início da tarde de domingo, os voluntários envolvidos na acção que serviu para assinalar o 22 º aniversário CAAL, em colaboração com a Associação dos Amigos da Serra da Estrela, tinham recolhido mais de 200 sacos (cada com 120 litros de capacidade).

«Faltaram sacos e só conseguimos limpar metade do Corredor do Inferno», disse ao Diário XXI, José Ramos, de 62 anos, natural de Lisboa, e que integrou o conjunto de voluntários que calcorrearam as íngremes escarpas com mais de 300 metros de declive. «Andei por ali pouco menos de uma hora e atestei um saco», disse o lisboeta. Desde fragmentos de trenós a bóias, passando por garrafas de vidro e de plástico, os voluntários encontraram de tudo um pouco. «Dá a sensação de ser lixo deixado por pessoas que vêm à Serra brincar na neve e deixam os sacos abandonados. Até encontrámos uma enorme bóia, que devia ter tido a mesma finalidade», afirmou José Ramos. Mas nem só os turistas ali deixam lixo. «Também me parece que alguns dos sacos são ali colocados pelos pastores para fazerem redutos de água para os animais beberem», acrescentou.

Desleixo e imprudência.
Na mesma área, mas junto à estrada de acesso à Torre, Francisco Ferrão, de 64 anos, encontrou dezenas de garrafas de vidro e plástico e latas de refrigerantes muito enferrujadas. «A imensidão de lixo é fruto do desleixo das autoridades, que não o recolhem, e da imprudência de quem devia evitar deitar o lixo pela janela fora», comenta. O lixo recolhido à beira da estrada foi deslocado pelos próprios voluntários, mas, na profundezas do Corredor do Inferno, os sacos que mais pareciam formigas quando olhados desde a estrada, à vista desarmada, foram içados com a ajuda de cabos. «É uma tarefa muito morosa, mas que alguém tem de fazer», disse José Veloso, presidente da Assembleia Geral do CAAL. «É tanto lixo e tão espalhado que, se não fosse montado este sistema de recolha, com cabo e cordas, era absolutamente impossível retirá-lo», acrescentou o amante da natureza, sublinhando a disponibilidade dos cerca de dois mil e 500 sócios do CAAL para acções de limpeza, sensibilização e preservação do meio-ambiente. «O CAAL e os seus sócios estão sempre disponíveis para preservar e fazer respeitar a natureza. Sobretudo na Serra da Estrela», acrescentou.

Além da recolha dos sacos de lixo, os cabos e cordas foram lançados para o Corredor do Inferno com o objectivo de recolher os destroços de um automóvel que se encontra naquela área, na sequência de um acidente de viação ocorrido há mais de 20 anos. No entanto, esse objectivo acabou por não ser cumprido. «Os destroços do carro estão muito longe» da plataforma onde os cabos foram colocados. «Não desistimos de retirar o que resta do carro, mas hoje não foi possível tirar mais do que dois pedaços», disse José Maria Saraiva, vice-presidente da associação Amigos da Serra da Estrela. Segundo aquele responsável, como resultado de acidentes de viação na estrada de ligação à Torre estarão, em zonas inacessíveis, «pelo menos cinco viaturas», algumas há mais de duas décadas.

José Maria Saraiva reafirma “É preciso fechar a estrada”
A acção de recolha de lixo e de sensibilização para a preservação do meio-ambiente levou o vice-presidente da ASE, José Maria Saraiva, a reafirmar a necessidade de «encerrar definitivamente» a estrada entre os Piornos e a Torre. «Esta via não traz nenhum desenvolvimento para o turismo da região. Os concelhos da Covilhã e de Seia podem estar a usufruir da existência desta estrada, mas outras vilas perdem com a sua existência», disse José Maria Saraiva, defendo o corte da estrada depois de serem criadas alternativas aquela via. «Depois da construção do Túnel de Alvoaça, do IC-6 e da instalação de um teleférico de acesso à Torre, aí sim, a estrada deveria encerrar definitivamente», afirmou José Maria Saraiva. Uma solução que, segundo o vice-presidente da ASE, «dispensava definitivamente todo o sistema de limpeza de neve e que beneficiaria muito toda a economia local nas aldeias em redor da serra da Estrela, evitando, simultaneamente, o lixo deixado pelos turistas. Quem quisesse subir à Torre, subiria através do teleférico e teria de pagar», concluiu."

quinta-feira, setembro 27, 2007

Caminhada para Limpeza da Serra da Estrela, dia 29 de Setembro, promovida pelo Eco Projecto Serra da Estrela

O Eco Projecto Serra da Estrela é um projecto ecológico que tem como objectivo principal tornar algumas zonas do maciço central mais limpas e mais agradáveis.

Este projecto, sem fins lucrativos, e está a ser realizado em parceria com a Enerarea (Agencia Regional de Energia e Ambiente do Interior), promoverá uma Caminhada para Limpeza da Serra da Estrela, com data programada para o dia 29 de Setembro, tendo início pelas 8 horas da manhã com a concentração no Covão d’Ametade.

Clicar para ampliar

A partida está marcada para as 9 horas com os os participantes a iniciarem os percursos que os levaram por belas zonas da nossa Serra da Estrela, que no entanto continuam a ser “vandalizadas”. Durante o resto do dia, os caminhantes e amantes da Serra da Estrela tem a oportunidade de ajudar a manter limpa e saudável esta zona e ao mesmo tempo desfrutar das maravilhosas paisagens que esta nos oferece.

Para acabar o dia propomos aos participantes que contribuam nos “Diálogos da Natureza – A Serra e o futuro”, de onde pretendemos retirar ideias para o futuro. Este ultimo ponto do programa tem como hora prevista as 16h30m e que se prolongará até ao encerro das actividades, que está programada para as 18 horas.

Para mais informações consultar:
http://www.ecoprojecto.wordpress.com
Email: ecoprojectoserradaestrela@gmail.com
TM 961261622, 964430566 e 916396035


Fonte: Eco Projecto Serra da Estrela

(visto no blogue "O Cântaro Zangado"
)

segunda-feira, agosto 27, 2007

Acção de limpeza na Serra da Estrela, promovida pelo CISE, em 18 de Agosto, recolhe perto de uma tonelada de resíduos só na zona da Torre


"O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organizou, a 18 de Agosto, mais uma acção de limpeza na serra da Estrela na qual participaram cerca uma centena de voluntários, nomeadamente membros da Associação de Famílias Numerosas.

No total foram recolhidos 920 quilos de resíduos na zona da Torre, entre os quais sacos de plástico, latas de bebidas, pilhas, garrafas de vidro, restos de trenós, latas de tinta, bobinas de cabos eléctricos, ferros, arame farpado, pedaços de madeira e um frigorífico. Na sua grande maioria os materiais recolhidos foram utilizados pelos visitantes e deixados no local durante a época de Inverno.

Esta acção de recolha de lixo surge no seguimento de várias acções realizadas na serra durante os últimos quatro anos, onde já participaram alunos das escolas do concelho, contabilizando já mais de quatro toneladas de lixo. Todos os resíduos recolhidos foram separados e posteriormente enviados para a Estação de Transferência de Seia e para o Eco-centro de Seia, conseguindo-se este ano reciclar cerca de 60%.

Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população para a necessidade de preservação ambiental da serra da Estrela, para que futuramente as pessoas que a visitam possam desfrutar em pleno, tanto no Inverno como no Verão, dos diversos encantos desta serra, o ponto mais alto de Portugal Continental."

Fonte: Câmara Municipal de Seia

(visto no Cântaro Zangado)

domingo, agosto 12, 2007

Acção de Limpeza na Serra da Estrela em 18 de Agosto de 2007

Com o intuito de sensibilizar a população para a necessidade de preservação da Serra da Estrela, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) irá promover uma acção de limpeza na área da Torre, no próximo dia 18 de Agosto, Sábado, pelas 10h. Todos os interessados em participar deverão estar presentes junto ao marco geodésico da Torre.

Mais informações:
Centro de Interpretação da Serra da Estrela - CISE
Rua Visconde de Molelos
6270-423 Seia
Telefone - 238 320 300
E-mail – cise@cm-seia.pt


Fonte: Câmara Municipal de Seia

domingo, julho 08, 2007

Caminhada "Rota dos Glaciares" na Serra da Estrela - 15 de Julho

Caminhada "Rota dos Glaciares"
Serra da Estrela
15 de Julho

Partida: 7h Covão da metade
Organização: Casa do povo de Casegas, Covilhã

Clicar para ampliar



Fonte: Casa do Povo de Casegas, Covilhã

quinta-feira, junho 07, 2007

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organiza percurso pedestre de 9 a 10 de Junho


O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organiza um percurso pedestre de dois dias. com acampamento, que decorrerá no fim-de-semana de 9 e 10 de Junho.

No primeiro dia, a caminhada ligará Linhares da Beira ao Covão da Ponte, onde se pernoitará. Durante o segundo dia seguir-se-á até aos campos de Romão.


Todos os participantes deverão levar tenda, saco-cama, comida para os dias, roupa confortável para a caminhada, agasalhos para a noite, botas de caminhada, chapéu e protector solar.

Local de encontro: junto ao portão principal do CISE
Hora de encontro: 9 horas
Inscrição: €5.

Informações e/ou inscrição:
Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)
Rua Visconde de Molelos
Seia
Telefone: 238 320 230
email: cise [arroba] cm-seia.pt

segunda-feira, maio 21, 2007

1ª Caminhada pelo ambiente da Serra da Estrela (12 de Maio): montanhas de resíduos recolhidas numa montanha com um Planeamento ainda deveras residual

No dia 12 de Maio teve lugar a 1ª Caminhada pelo ambiente da Serra da Estrela, promovido pela Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável na Serra da Estrela (PDSSE).

Os objectivos eram a recolha de lixo nos percursos a realizar e também como veiculou a PDSSE «aumentar a percepção pública da gravidade dos problemas ambientais na Serra da Estrela e da necessidade das políticas ambientais nesta área protegida».

Quatro grupos partiram de diferentes locais (Alvoco da Serra, Covão da Ametade, Lagoa Comprida, Penhas da Saúde), e subiram a Serra convergindo na Torre por volta da hora de almoço. A eles se juntou o grupo de escaladores/alpinistas do Rocha Podre e Pedra Dura, bem como um grupo (de cerca de setenta pessoas) de todo-o-terreno da Lousã que subiram a Serra nos seus jipes e paravam aqui e ali para recolher lixo.

Os caminhantes que englobavam várias dezenas de pessoas de diversas localidade como Carregal do Sal, Coimbra, Covilhã, Fundão, Gouveia, Lisboa, Manteigas, Porto, Santarém, Seia, Viseu, etc. foram palmilhando vários quilómetros, recolhendo lixo à passagem em grandes sacos de lixos. Encontraram de tudo um pouco, mas sobretudo plásticos e muitos deles objectos para escorregar na neve (plásticos, trenós de plástico, câmaras de ar, etc) que com o vento e as linhas de águas se disseminam por uma vasta área (sobretudo os plásticos) na Serra, muitos deles provindos da zona da Torre.

Como se esperava o lixo encontrado era em grande volume e os caminheiros chegaram à Torres com os plásticos bem cheios. Mesmo assim, face ao imenso lixo presente nas encostas e vales, a maior parte foi impossível de recolher. Uma vez chegados à Torre, pouco depois os grupos desceram de nova pé ou de carro.

Um pronunciado frio foi presença constante o que possivelmente levou alguns potenciais participantes a adiar a sua presença para outra oportunidade que já se perspectiva num futuro próximo.

Mais do que limpar a Serra é preciso prevenir o desmedida deposição de lixo nela, consciencializando os turistas e mesmos os locais e punindo quem se pauta por um conduta de conspurcação e deterioração do meio natural envolvente. E claro, num nível mais lato, a definição e implementação de políticas ambientais que preservem e contribuam para a salutar sustentabilidade da Serra da estrela.

Com expressa José Amoreira o lixo apresenta um marcado contraste com «o amarelo das flores da carqueija e da giesta, com o violeta das da urze, com a folhagem fresca dos carvalhos, das tramazeiras e das bétulas, com o melancólico canto do cuco, com os gritos agrestes dos gaios...» bem manifestos nesta altura do ano na Serra.

Mais informações e fotografias sobre a caminhada podem ser visualizadas neste post do blogue “O Cântaro Zangado” de onde foram retiradas informações para a elaboração de este post.

Foto: jornal "O Interior"