Caminhadas Pé-ante-Pé 2010 - Grupo Desportivo Loriguense
2 de Maio
Caminhada ao Fontão

6 de Junho
Descida da Garganta de Loriga

Contactos:
Grupo Desportivo Loriguense
Tlm. 963123674 - 968587684 - 238953173
http://peantepegdl.blogspot.com/






Fonte do texto e imagens: ASE - Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela






O evento do passado fim-de-semana que aí se realizou revelou-se manifestamente excessivo e mesmo nocivo para esta zona. Com a presença de 300 participantes, foram montadas tendas gigantes, de campanha, aquecidas para servirem como espaço de convívio e refeitório, barracas de comes e bebes e de venda de souvenirs, geradores eléctricos; houve muita iluminação (de noite e de dia), muito som, duches quentes, foram feitos diversos fogos de campo em locais diversos do Covão. Por outro lado, centenas de viaturas motorizadas (motos, carros, carrinhas, camiões) circularam e aparcaram sobre o coberto vegetal. Em suma, uma 'cidade ambulante', para conforto dos participantes.
De evidenciar que a realização de este evento foi aprovado pelos serviços do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e, de acordo com os organizadores, recebeu colaboração de técnicos do parque para a ‘preparação’ do local.
Mais do que as palavras ficam as fotos.
Fotos do evento "Eskimós 2008", do blogue "Máfia da Cova":
Vista, ao fundo, do Cântaro Magro (1927 m)






13 de Janeiro (Dom.)
17 Fevereiro (Dom.)
Lagoa do Cântaro
16 Março (Dom.)
Rota das Fontes
13 Abril (Dom.)
Covão d’Ametade-Candeeira-Vale do Zêzere-Covão d’Ametade
25 Maio (Dom.)
Covão d’Ametade-C. Cimeiro-C. Magro-Covão d’Ametade
15 Junho (Dom.)
Pião-V. dos Pastores-P. da Saúde-C. do Vento-Pião
4 a 6 Julho (Sex. a Dom.)
Travessia da Serra da Estrela
12 Outubro (Dom.)
Ribeira da Bouça
16 Novembro (Dom.)
Alto dos Livros-Qtª Mineral-Pião
23 a 25 de Novembro de 2007
Organização: Amigos de Cáster (Ovar)
Dia 25
"O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organizou, a 18 de Agosto, mais uma acção de limpeza na serra da Estrela na qual participaram cerca uma centena de voluntários, nomeadamente membros da Associação de Famílias Numerosas.
No total foram recolhidos 920 quilos de resíduos na zona da Torre, entre os quais sacos de plástico, latas de bebidas, pilhas, garrafas de vidro, restos de trenós, latas de tinta, bobinas de cabos eléctricos, ferros, arame farpado, pedaços de madeira e um frigorífico. Na sua grande maioria os materiais recolhidos foram utilizados pelos visitantes e deixados no local durante a época de Inverno.
Esta acção de recolha de lixo surge no seguimento de várias acções realizadas na serra durante os últimos quatro anos, onde já participaram alunos das escolas do concelho, contabilizando já mais de quatro toneladas de lixo. Todos os resíduos recolhidos foram separados e posteriormente enviados para a Estação de Transferência de Seia e para o Eco-centro de Seia, conseguindo-se este ano reciclar cerca de 60%.
Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar a população para a necessidade de preservação ambiental da serra da Estrela, para que futuramente as pessoas que a visitam possam desfrutar em pleno, tanto no Inverno como no Verão, dos diversos encantos desta serra, o ponto mais alto de Portugal Continental."
Fonte: Câmara Municipal de Seia(visto no Cântaro Zangado)
Quatro grupos partiram de diferentes locais (Alvoco da Serra, Covão da Ametade, Lagoa Comprida, Penhas da Saúde), e subiram a Serra convergindo na Torre por volta da hora de almoço. A eles se juntou o grupo de escaladores/alpinistas do Rocha Podre e Pedra Dura, bem como um grupo (de cerca de setenta pessoas) de todo-o-terreno da Lousã que subiram a Serra nos seus jipes e paravam aqui e ali para recolher lixo.
Os caminhantes que englobavam várias dezenas de pessoas de diversas localidade como Carregal do Sal, Coimbra, Covilhã, Fundão, Gouveia, Lisboa, Manteigas, Porto, Santarém, Seia, Viseu, etc. foram palmilhando vários quilómetros, recolhendo lixo à passagem em grandes sacos de lixos. Encontraram de tudo um pouco, mas sobretudo plásticos e muitos deles objectos para escorregar na neve (plásticos, trenós de plástico, câmaras de ar, etc) que com o vento e as linhas de águas se disseminam por uma vasta área (sobretudo os plásticos) na Serra, muitos deles provindos da zona da Torre.
Como se esperava o lixo encontrado era em grande volume e os caminheiros chegaram à Torres com os plásticos bem cheios. Mesmo assim, face ao imenso lixo presente nas encostas e vales, a maior parte foi impossível de recolher. Uma vez chegados à Torre, pouco depois os grupos desceram de nova pé ou de carro.
Um pronunciado frio foi presença constante o que possivelmente levou alguns potenciais participantes a adiar a sua presença para outra oportunidade que já se perspectiva num futuro próximo.
Mais do que limpar a Serra é preciso prevenir o desmedida deposição de lixo nela, consciencializando os turistas e mesmos os locais e punindo quem se pauta por um conduta de conspurcação e deterioração do meio natural envolvente. E claro, num nível mais lato, a definição e implementação de políticas ambientais que preservem e contribuam para a salutar sustentabilidade da Serra da estrela.
Com expressa José Amoreira o lixo apresenta um marcado contraste com «o amarelo das flores da carqueija e da giesta, com o violeta das da urze, com a folhagem fresca dos carvalhos, das tramazeiras e das bétulas, com o melancólico canto do cuco, com os gritos agrestes dos gaios...» bem manifestos nesta altura do ano na Serra.
Mais informações e fotografias sobre a caminhada podem ser visualizadas neste post do blogue “O Cântaro Zangado” de onde foram retiradas informações para a elaboração de este post.
Foto: jornal "O Interior"