Mostrar mensagens com a etiqueta Trilho da Floresta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Trilho da Floresta. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

IIIª CÃOminhada, no Trilho da Floresta, em Ovar, dia 16 de Março, organizada pelo grupo Andar

IIIª CÃOminhada - Trilho da Floresta

16 de Março de 2008

Mata de Ovar

Organização: grupo Andar

Ponto de Encontro: 14h30, Inicio do Trilho da Floresta, junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar, na Avenida D. Manuel I, em Ovar. (coordenadas N 40º 52’ 28.72’’ W 8º 38’ 29.65’’ )


Clicar para ampliar

A III CÃOminhada é a uam nova caminhada para cães e seus donos bem como amigos dos animais, promovida pelo grupo Andar, de Cucujões, Oliveira de Azeméis. A III CÃOminhada decorrerá no “Trilho da Floresta”, em Ovar. Este é um percurso pedestre de pequena rota que tem o seu início junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar) seguindo para o interior do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. Com uma distância de 6,5 km e duração aproximada de 2h30, este percurso permite-lhe desfrutar de uma paisagem típica de uma mata atlântica, preenchida por verdes tapetes de musgos e líquenes aglomerados no chão e nos troncos rugosos das árvores. Em contraste pode encontrar o amarelo das mimosas e das giestas ou os rosas e lilases das urzes e, na continuidade do percurso, são notórias as múltiplas espécies de cogumelos, que surgem após as primeiras chuvas, cuja apanha integra a nossa tradição e cultura. Por entre o verde da natureza, o Trilho da Floresta, para além de proporcionar um agradável e salutar passeio, é também um convite ao pedestrianismo e à já enraizada prática desportiva no concelho de Ovar.


Distância: +/- 6,5Km
Grau de Dificuldade: Baixa
Tipo: Circular



Programa:
14h30 – concentração junto ao Clube de caça e pesca de Ovar (frente ao dolce vita)
14h45 – Início da Cãominhada
16h45 – Lanche (cada um trás o seu) e convívio.

A CÃOminhada inclui: Guias experientes do Grupo ANDAR + Acompanhamento da Cruz Vermelha Portuguesa.



Inscrições (gratuitas e obrigatórias):
Grupo Andar
geral@andar.cc
Tlm 913229942

A inscrição deve conter:
- Dados do/s Cão/es (nome, género M ou F, Raça e idade)
- Dados do/s Dono/s e/ou Acompanhante/s (nome e contactos)

Nota: Podem inscrever-se pessoas que não levam nenhum cão mas que só vão participar pelo prazer de caminhar. Não é permitido levar cadelas com o cio ou cães com historial de violência face a outros animais e/ou pessoas.


Lista de equipamento para o cão:
  • Antes de mais, o cão tem de estar desparasitado, vacinado (levar boletim de vacinas) e ter identificação.
  • Trela e coleira/peitoral
  • Água e um recipiente para beber
  • Sacos higiénicos
  • Sugestão: há mochilas próprias para cães, nas quais eles podem levar o seu próprio equipamento
  • Comida


Fonte do texto e imagem: grupo Andar

segunda-feira, junho 11, 2007

Inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”, no concelho de Ovar, no dia 3 de Junho, reuniu 218 participantes.

Inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”

Concelho de Ovar, dia 3 de Junho.


Implementação do percurso e organização da caminhada inaugural:



Post transcrito (texto e imagens) do blogue "Caminheiros AFIS":

"Quem passasse ali pelo Alto Saboga no passado domingo, manhã cedo, e por lá tivesse passado há um mês atrás, ou porventura noutras ocasiões, não notaria grande diferença. O habitual grupo de Caminheiros AFIS preparava-se para mais uma incursão pelas estradas e caminhos de Ovar e, aos poucos, as pessoas iam-se juntando, quiçá as mesmas pessoas, o habitual grupo a rondar a meia centena de participantes. E porém…


Esta 43.ª Caminhada AFIS foi largamente divulgada, “por obra e graça” do PR1 – OVR “Trilho da Floresta”, um percurso de pequena rota circular de 6,5 km, com partida e chegada junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar. O Clube AFIS foi um dos parceiros envolvidos na implementação do percurso e via com evidente – e compreensível! – orgulho, a sua habitual iniciativa dos primeiros domingos de cada mês merecer a honra de inaugurar o “Trilho da Floresta”. Ainda para mais, com a cidade em festa, o 5.º Encontro de Colectividades na ordem do dia e a 43.ª Caminhada AFIS a assumir a vertente desportiva dum vasto programa cultural que, de ano para ano, cresce e se afirma junto da população do nosso Concelho.


As 8h30 soavam no relógio da torre da igreja da Ribeira. É hora de arrancar. Ultimam-se os pormenores, colhem-se as últimas inscrições para a 44.ª Caminhada AFIS - que levará cerca de sessenta caminheiros ao planalto da Serra da Freita, em Arouca, no próximo dia 1 de Julho – e… pés ao caminho! Os participantes não ultrapassarão, nesta altura, as sete dezenas, um número evidentemente escasso face às expectativas criadas. Mas a inauguração está marcada para as nove, no início do trilho, e é lá que se fará um primeiro balanço do interesse que a iniciativa poderá ter despertado na comunidade vareira.


E aí sim. Uma centena e meia de pessoas aguardavam o núcleo de pedestrianistas que chegava do Alto do Saboga e podia ser dado, verdadeiramente, o tiro de partida. José Américo, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, foi o primeiro a usar da palavra, limitando-se a agradecer a presença de todos quantos se dispuseram a participar na iniciativa, passando em seguida a palavra ao Professor Joaquim Barbosa, Presidente da Junta de Freguesia de Ovar. Nas suas palavras, uma certeza: A de que um equipamento desta natureza representa uma mais-valia para o nosso Concelho e que merece ser valorizado e protegido por todos.


Joaquim Margarido falou com emoção da iniciativa e, aproveitando a presença do Dr. Rafael Gonçalves, atleta do Sport Lisboa e Benfica que, na antevéspera, acabara de melhorar por duas vezes o seu próprio “record” nacional do Salto em Altura, nomeou-o, em nome da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS, seu membro honorário. O acto ficou assinalado com a oferta simbólica, pelo Presidente da colectividade, Manuel Ramos, duma “t-shirt” dos Caminheiros AFIS ao grande atleta. E antes do arranque propriamente dito, uma intervenção de Jorge Almeida, da Associação Juvenil Amigos do Cáster, curta mas sobremaneira importante, relacionada com a segurança, a necessidade de estar atento às marcações do percurso e de cumprir as normas básicas de respeito pela natureza: “Não deixar mais do que simples pegadas; não trazer mais do que belas recordações”.

E foi isso que aconteceu. A manhã esteve esplêndida para a prática da caminhada, o animado grupo de 218 pessoas (à partida!) teve oportunidade de vivenciar as belezas duma floresta repleta de flores de todas cores, de deliciosas fragrâncias e de sons encantadores, interiorizando algo que é, simultaneamente, tão precioso e tão fácil de usufruir. Basta disponibilizar um bocadinho de tempo, de mobilizar alguma vontade e, quase como diz o poeta, “vá de folia, que há sete anos me não mexia”.

O tempo ajudar-nos-á a fazer um balanço. A floresta quase não tem segredos para os Caminheiros AFIS. É palco das nossas iniciativas desde a primeira hora. Literalmente! Mas entendemos que um trilho com estas características, perfeitamente identificado, com painéis interpretativos que o valorizam, no coração da floresta e em comunhão com a natureza, tem tudo para agradar a todos. Daí que continuaremos a privilegiar a floresta como objectivo das nossas caminhadas, agora com mais entusiasmo ainda."

Joaquim Margarido

domingo, junho 03, 2007

Implementação de Percursos Pedestres no concelho de Ovar também assume o propósito de disuasão de prostituição nas matas florestais

"A abertura de um trilho a pé pela mata florestal é vista pela Câmara de Ovar como uma forma de "afugentar" de zonas próximas alguns visitantes indesejados, assumiu o vereador do Ambiente.

José Américo Pinto acredita que o percurso pedestre pelo perímetro florestal das dunas de Ovar, que foi agora criado, vai tornar os acessos "menos interessantes" para a prostituição, que é fomentada há muitos anos, sobretudo a poente da Pousada da Juventude.

"«A floresta tem actualmente vários usufrutos, alguns dos quais perfeitamente marginais», lamentou o autarca, para quem a intensificação de actividades de lazer ligadas à natureza «é um princípio para, de forma pedagógica, combater a prostituição.»

Dezenas de mulheres prostituem-se, de segunda a sexta-feira, à beira da estrada da mata que liga Esmoriz à praia do Furadouro, passando por Maceda e Cortegaça. O corrupio de viaturas na via secundária é notório numa zona discreta que cria o ambiente para escapadelas. «Acho errado deixar aquilo como está, mas as autoridades policiais, normalmente, dizem-nos que não podem fazer nada. A repressão como já tentámos, não resolve o problema», lamentou o responsável autárquico, para quem a solução "nacional" seria legalizar a actividade da prostituição em locais próprios e com condições mínimas.

Uma das queixas persistentes devido à prostituição na mata florestal resulta do acumular de lixo, que pode pôr em causa a saúde pública. A câmara, com o apoio da GNR, chegou há alguns anos a sensibilizar as mulheres para a recolha de preservativos em sacos de plástico a colocar nos contentores próximos. Algumas multas ajudaram a melhorar os comportamentos.

Ao fim-de-semana sobretudo, aqueles extensos pinhais atlânticos da zona, tidos como «o pulmão de Ovar» são muito procurados por grupos de pessoas para piqueniques, convívios populares e actividades desportivas (caminhadas, corridas e BTT).

O Trilho da Floresta é inaugurado hoje, pela manhã, junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar, coincidindo com a 43-ª caminhada do Atletas Fins-de-Semana (AFIS).

O percurso pedestre começa na Estrada Nacional 327, junto à Pousada da Juventude. No total, tem uma extensão de 6,5 quilómetros devidamente sinalizados a percorrer em duas horas e meia, estando homologado como »nível fácil para todo o ano»."

Fonte: Diário de Notícias - 3-6-007

sexta-feira, maio 25, 2007

No concelho de Ovar inauguração do PR1 – OVR “Trilho da Floresta” no dia 3 de Junho, e colóquio sobre Pedestrianismo no dia 1 de Junho

"No próximo dia 3 de Junho a inauguração do primeiro Percurso Pedestre do concelho de Ovar, o PR1 – OVR, designado por Trilho da Floresta.

O acto de inauguração terá lugar pelas 9h e será assinalado com a realização da 43.ª Caminhada AFIS. O percurso, na distância aproximada de 6,5 kms, tem o seu início junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar) seguindo para o interior do perímetro florestal das Dunas de Ovar, autêntico “pulmão” do nosso Concelho.

A implementação deste trilho resultou de um trabalho em parceria entre Câmara Municipal de Ovar - Divisão do Ambiente e Qualidade de Vida, a Associação Juvenil Amigos do Cáster e o Clube AFIS – Atletas Fim de Semana.


Dados do PR1 – OVR "Trilho da Floresta":

Tipo de Percurso: Trilho circular de Pequena Rota marcado nos dois sentidos
Início e fim: Junto à Casa do Guarda Florestal (Clube de Caça e Pesca de Ovar)
Distância aproximada: 6,5 km
Duração aproximada: 2h30
Grau de dificuldade: Fácil


Clicar no cartaz para ampliar


Antecedendo a inauguração do Trilho da Floresta, terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, no dia 1 de Junho, pelas 21h, um colóquio subordinado ao tema “Percursos Pedestres – Mais do que um recurso… Um potencial para o concelho de Ovar”.

Programa do Colóquio:

21h – Sessão de Abertura
Representante da C. M. de Ovar - Vereador José Américo

21h15 Apresentação do "Trilho da Floresta"
Representante da C.M. de Ovar – Eng.º Manuel Jardim
Representante dos Afis – Enf. Joaquim Margarido
Representante dos Amigos do Cáster – Jorge Almeida

21h30 – A Experiência de Implementação de Percursos Pedestres
Eng.º Emanuel Oliveira – Cooperativa de Desenvolvimento Rural “Elos da Montanha” (Vila Nova de Cerveira)

21h45 – O Pedestrianismo como Desporto de Manutenção
António Leitão, ex – atleta olímpico

22h – Espaço aberto ao debate


Folheto do Percurso - clicar para ampliar


Fonte do texto e imagens: Clube AFIS [Joaquim Margarido] e Amigos do Cáster [Jorge Almeida]