quinta-feira, maio 24, 2007

Os blogues lusos a que devoto mais atenção

Não sei se os melhores, os mais importantes, os mais convenientes, os mais evidentes, os mais influentes, os mais... Não sei nem me interessa saber, mas são os blogues lusos a que mais atenção devoto.

Por ordem da data em que tomei conhecimento da sua existência/presença.

Abrupto
Leitura partilhada
Juramento sem Bandeira
Os blogues de Carlos Sousa Almeida (este e os outros três)
Da literatura
A natureza do mal
Blogás
A terceira noite
+
A caminhada de Ventor (e 'Adrão, aldeia de Montanha')

Percurso pedestre pela freguesia de Alvarelhos, no concelho da Trofa, decorreu no dia 20 de Maio.

"No passado domingo, dia 20 de Maio teve lugar um percurso pedestre pela freguesia de Alvarelhos, que a Câmara Municipal da Trofa, através dos pelouros da cultura e do turismo, promoveu. Com o intuito de sensibilizar os trofenses para o turismo cultural e para a preservação do meio ambiente, a iniciativa teve início na Casa da Cultura da Trofa, onde se concentraram todos os participantes.

Castro de Alvarelhos é um dos locais a visitar. Depois de serem transportados para Alvarelhos, os trofenses tiveram oportunidade de, através de uma caminhada, conhecer de perto todas as atracções turísticas e de valor histórico que existem na freguesia e ainda percorrer caminhos florestais na Estação Arqueológica de Alvarelhos.

O fim da iniciativa ficou marcado por um espectáculo de recriação histórica no Castro de Alvarelhos. Esta actividade proporcionou assim, um domingo diferente para todos os que participaram e que tiveram oportunidade para aprenderem alguma história regional e evolução do concelho trofense."

Fonte: O Notícias da Trofa - 24-5-007

Percurso pedestre “Sobral de Monte Agraço e as Linhas de Torres Vedras” organizado pelo CAAL e apoio da Câmara de Sobral de Monte Agraço, a 27 de Maio

O Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL) realiza no próximo domingo, dia 27 de Maio, com o apoio do Município de Sobral de Monte Agraço, um percurso pedestre denominado “Sobral de Monte Agraço e as Linhas de Torres Vedras”.

Este percurso surge no âmbito das caminhadas da temática “Reviver a História e Conhecer uma Região” onde o assunto que mais recentemente tem vindo a ser abordado nas caminhadas trata-se da questão dos redutos, fortes e fortins, que constituíram as linhas de defesa de Lisboa das invasões das tropas francesas durante as Guerra Peninsular.

O percurso passará por vários locais de elevada importância histórica e contará com a apresentação histórica do Professor José Luís de Matos.

Ao longo do percurso serão visitados entre outros o Sobral e a Igreja de S. Quintino (Monumento Nacional), o Forte do Alqueidão, os locais onde foram os quartéis-generais de Beresford e de Wellington, a zona onde Massena foi derrotado, para além das áreas rurais e naturais envolventes.

A concentração é às 9h00 em Pêro Negro.Haverá transporte assegurado para o início - Sobral.
A inscrição deve ser feita no local da concentração. Solicita-se pré-inscrição para caal [arroba] mail.telepac.pt ou Tel. 217788372, por forma a se poder garantir a documentação a distribuir.

Como chegar ao local de concentração:
Pra quem for de viatura própria de Lisboa, tomar a A8 e sair ao km 26, saída 6; virar à esquerda e 600m adiante virar para Pero Negro; concentração junto à Palmeira (árvore e café). Não devem portanto atravessar a linha-férrea.

Mais Informações sobre o percurso no website do CAAL ou no Sector de Turismo da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço – tel. 261 948 265.

Fonte: Clube de Actividades ao Ar Livre (CAAL)

quarta-feira, maio 23, 2007

Organização SOPRO (ONGD) organiza 8ª caminhada solidária pelo concelho de Barcelos, dia 26 de Maio.

"No próximo sábado, a SOPRO (Solidariedade & Promoção) – uma ONG para o Desenvolvimento (ONGD) com sede em Bercelinhos (Barcelos), em colaboração com o Colégio La Salle e os Amigos da Montanha, realiza a “Caminhada Solidária”. Este ano também poderá ser feito de bicicleta (Pedalada Solidária).

Este evento tem como objectivo principal a angariação de fundos para a realização de projectos missionários da SOPRO em países em desenvolvimento, concretamente em Moçambique.

A saída está prevista para as 9 horas da manhã, frente ao Senhor da Cruz. Esta caminhada percorrerá o centro de Barcelos e algumas freguesias, numa extensão máxima de 15 quilómetros e contará desde já com a participação de cerca 300 participantes (na sua maioria jovens).

Clicar para ampliar

Inscrições enviando os dados para:
  • enviar um e-mail para: sopro [arroba] bigfoot.com
  • telefonar ou enviar sms para: Miguel Novais: 965112738 / Paulo Félix: 933127258
  • inscrição online
  • enviar carta para a sede da Sopro:
    • Rua Irmãos de La Salle, S/N
      Barcelinhos
      4755-054 Barcelos

O SOPRO conta com a presença de todos, porque só assim se poderá concretizar os objectivos traçados e também caminhar é saudável.

Fonte do texto e Cartaz: SOPRO

200 participantes na caminhada no Dia do Lazer, da Vila de S. Roque (Oliveira de Azeméis) até Santa Maria da Feira, no dia 20 de Maio


"Pelo quinto ano consecutivo, a Cooperativa Lourocoope promoveu uma caminhada integrada no Dia do Lazer, que decorreu no dia 20 de Maio . A partida era do lugar de Samil, na freguesia da Vila de S. Roque (Oliveira de Azeméis) até Santa Maria da Feira.

Antes da partida, Deolinda Duarte e Manuel Fontela, responsáveis pela organização em terras são-roquenses distribuíram pelos participantes a t-shirt branca, a garrafa da água e a senha que, à chegada, daria direito ao lanche. Pelas nove horas da manhã partiram de Samil duas centenas de pessoas (crianças, jovens adultos e até alguns mais idosos) rumo a Santa Maria da Feira, com passagem por S. João da Madeira, Arrifana, Escapães e Fornos, onde chegaram cerca de duas horas depois.

Sob o lema “não queiras ser o primeiro… o objectivo é chegar juntos”, a maioria a pé, mas também alguns de bicicleta, com um único objectivo: participarem numa jornada de saúde e de convívio, já que em Santa Maria da Feira previa-se a chegada de cerca de dois mil caminheiros, provindos de diversas localidades feirenses (Lourosa, Nogueira da Regedoura, Argoncilhe, Fiães, Santa Maria de Lamas, São João de Ver, S. Paio de Oleiros, Caldas de S. Jorge, Espargo e Mozelos)

Iniciativa conquista cada vez mais adeptos ao longo dos anos.
A caminhada do Dia do Lazer cada vez conquista mais adeptos. Manuel Fontela, da organização, lembra que há cinco anos, aquando da primeira edição, de S. Roque “partiram apenas 17 pessoas. Na segunda vez já éramos meia centena e no ano passado 123. Este ano, embora estivessem inscritos 172, à última da hora apareceram mais alguns, pelo que somos cerca de 200.

No próximo dia 10 de Junho, a partir do mesmo local e também com destino a Santa Maria da Feira, a Lourocoope organiza uma corrida na integrada na luta contra o cancro. Os participantes pagarão 4 euros, que dão direito a uma t-shirt, pequeno-almoço e almoço."

Fonte: Correio de Azeméis -22-5-007

Caminhada “Desde a idade do bronze...” em Turquel, Alcobaça, dia 27 de Maio, pelo Grupo de Caminheiros de Caldas da Rainha (Os Pimpões)

O Grupo de Caminheiros de Caldas da Rainha e S. Martinho do Porto, mais conhecido por “Os Pimpões”, realiza no dia 27 de Maio a caminhada “Desde a idade do bronze...” em Turquel, concelho de Alcobaça,

Percurso a partir da casa da música, pela Igreja Matriz, em direcção ao Olivalinho e ao Cabeço da Lagoa, pelo Carvalhal e pelas Carrascas, em direcção ao Cabeço do Vento, pela Quinta da Granja e Fonte da Granja, pelas ruas das Eiras até à Fonte da Vila e regresso ao largo do Pelourinho. Participação aberta a todos.

Dados técnicos:

Duração aproximada: 2h30
Distância aproximada: 10 km
Grau de dificuldade: médio

Concentração e partida :
9h – Casa da Cultura – S. Martinho do Porto,
9h – sede dos Pimpões – Caldas da Rainha,
9h45 – Largo do Pelourinho - Turquel

Fonte: Grupo de Caminheiros de Caldas da Rainha e S. Martinho do Porto - Os Pimpões

terça-feira, maio 22, 2007

"Passeio no Vale... por Caminhos dos Almocreves", dia 27 de Maio, em S. Brás de Alportel

"Passeio no Vale... por Caminhos dos Almocreves"

27 de Maio, em S. Brás de Alportel


Fonte da imagem: Câmara de S. Brás de Alportel

Marcha de Montanha “Os Sabugueiros em Flor” , no concelho de Tarouca, dia 26 de Maio. Organização da ADEFACEC.

A ADEFACEC organiza dia 26 de Maio (Sábado) a marcha de montanha “Os Sabugueiros em Flor” no Vale da Barosa, em Tarouca.

O Sabugueiro, é planta arbustiva muito característica da região do Vale do Barosa, e em quando em Flor o Sabugueiro cobre de branco este vale. No final, e como palco de fundo os claustros do Mosteiro de Salzedas, terá lugar um grandioso convívio/merendeiro. Esta actividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Tarouca.

Local de Encontro: Mosteiro de Salzedas (Tarouca)
Hora de Encontro: 10 horas
Distância do Percurso: 12 km
Tipo de Percurso: Circular
Dificuldade: Baixa
Âmbito do Percurso: Cultural e Paisagística
Data Limite de Inscrições: 24 de Maio de 2007

Inscrições:

E-mail:
adefacec [arroba] efacec.pt
manuel.maia [arroba] efacec.pt

Telefones:
229562433
917159204
917449907

Clicar para ampliar


Fonte do texto e cartaz: ADEFACEC

Via Jorge Agostinho

Clube AFIS gemina-se com a Academia Peregrini (congénere italiana), tendo o pedestrianismo por principal elo de ligação.

"A localidade de Bernate Ticino, na província italiana de Milão, foi palco no dia 13 de Maio da assinatura do protocolo de geminação da Academia Peregrini com o Clube AFIS. Numa cerimónia plena de significado, a colectividade vareira foi digna embaixadora da nossa cidade, assumindo o pioneirismo neste tipo de manifestações e evidenciando, de forma inequívoca, um dinamismo e um espírito de iniciativa a todos os títulos exemplar.

Culminando um processo de aproximação que teve o seu início no passado dia 2 de Julho de 2006, uma delegação da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS deslocou-se a Itália onde procedeu à assinatura do protocolo de geminação com a Academia Peregrini, sedeada em Marcallo con Casone, Magenta.

A identificação com a colectividade italiana funda-se no mútuo entendimento do valor do pedestrianismo como promotor de bem-estar e de harmonia do corpo e da alma, permitindo partilhar emoções e sensações, constituindo-se como uma forma de enriquecimento pessoal e de reencontro e harmonização com a natureza, com os seus tempos e ciclos.

Composta por Celina Barbosa, Joaquim Barbosa, Conceição Clemêncio, Miguel Viegas, Graça Carrapatoso e Joaquim Margarido, a delegação portuguesa pôde trocar experiências com os elementos da Academia Peregrini, percebendo o enorme trabalho de promoção e divulgação da prática do Pedestrianismo levado a cabo pela colectividade italiana, com particular destaque para as várias iniciativas sobre o Caminho de Santiago.

Incansáveis no apoio e atenção dispensados aos “embaixadores” portugueses, os anfitriões prepararam um programa social e cultural vasto e riquíssimo. Este incluiu, necessariamente, uma caminhada na Fagiana, um trecho particularmente belo do Parco Ticino, o maior parque natural fluvial da Europa. A comitiva portuguesa teve ainda oportunidade de visitar Milão, conhecer a Canonica Agostiniana de Bernate Ticino e as obras de manutenção e restauro que a Academia Peregrini ali vem promovendo ao longo dos últimos anos e também o Calendário Céltico, reminiscência viva e intensa da presença milenar do homem nesta região.


Cerimónia de Geminação.
Conduzida pelo Presidente da Junta de Bernate Ticino, Giancarlo Barni, e testemunhada pelo vice-presidente, Carlo Ferrè, pela assessora para as actividades desportivas, Emiliana Calcaterra e pelo Director do Parque Natural do Ticino, Dário Furlanetto, a cerimónia de geminação teve lugar na praça principal da localidade. Foram signatários, pelo Clube AFIS, Joaquim Margarido, Miguel Viegas e Graça Carrapatoso, enquanto da parte italiana, firmaram o documento Daniela Preda, Fabio Cattaneo e Agostino Zucca.


Após a leitura dos pressupostos do protocolo e da sua assinatura, houve a possibilidade de estreitar laços com a própria Junta de Bernate Ticino e de perceber algo da realidade social da região, fortemente marcada pela diferença entre o ambiente de paz e tranquilidade desta zona do Parque, que contrasta fortemente com a industrializada metrópole de Milão.


Actividades de Intercâmbio próximas.
Compete agora a ambas as colectividades promover o intercâmbio de informações e experiências, desenvolver projectos comuns e cultivar o mútuo acolhimento. Nesse sentido, está já previsto para o próximo Verão o apoio a três grupos de peregrinos que, do Porto ou de Salamanca, partirão rumo a Santiago de Compostela, fazendo o Caminho da Costa ou a Via Fonseca. No primeiro fim-de-semana de Outubro, o Clube AFIS retribuirá a viagem a Itália, recebendo em Ovar uma delegação da Academia Peregrini, chefiada por Daniela Preda e Fabio Cattaneo, a qual participará, entre outras iniciativas, na 7.ª Caminhada Cidade de Ovar, englobada na Meia-Maratona, e ainda na 47.ª Caminhada AFIS, como habitualmente no primeiro domingo do mês.

Fonte do texto e fotos (acima): blogue da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS



Notícia da imprensa italiana:

Clicar para ampliar

Fonte da imagem: www.academiaperegrini.it
Visto no blogue da Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS



Ler ainda interessante entrevista a Manuel Ramos (MR), Presidente da Direcção do Clube AFIS, e José Ferreira da Silva (JFS), grande pioneiro das caminhadas no clube.

segunda-feira, maio 21, 2007

Caminhada (de solidariedade) pela Marginal de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, dia 22 de Maio, reuniu cerca de mil e quinhentos participantes

Cerca de mil e quinhentas pessoas participaram ontem na Caminhada pela Marginal de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, num evento de solidariedade, a favor da ajuda tratamento e cura da Paramiloidose.

Esta doença vulgarmente conhecida por "doença dos pezinhos" tem o seu principal foco ocorrência a nível nacional e mundial nesta região da Póvoa e Vila do Conde, nomeadamente entre a comunidade (piscatória) das Caxinas. Sendo uma doença fatal (que ainda não se conhece a cura) e de transmissão genética. As receitas deste evento reverteram a favor da Associação Portuguesa de Paramiloidose (ANP), cujo Núcleo de Vila do Conde / Póvoa do Varzim, está sedeada nas Caxinas.

Clicar para ampliar

A par da Caminhada realizou-se o 1.º Grande Prémio da Marginal Vila do Conde/Póvoa de Varzim, uma corrida de 10 km, que ligou os extremos da marginal de Vila do Conde à da Póvoa de Varzim. Esta prova, onde participei, registou 467 participantes. No próximo ano o sentido da Corrida será o inverso, da Póvoa de Varzim para Vila do Conde.

Estas iniciativas levaram ao encerramento, durante a manhã, da Marginal ao trânsito de veículos motorizados. O bom tempo foi uma constante ao longo da caminhada. A organização esteve a cabo da School Eventos, em colaboração com a Associação de Atletismo do Porto e com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Câmara Municipal de Vila do Conde. Este evento foi apadrinhado por Rosa Mota que participou na caminhada de 4 km.

Inaugurado dia 19 de Maio o “Caminho do Xisto da Benfeita”, em Arganil, o primeiro de muitos nas Aldeias de Xisto

"Pouco passava das 9h30 de ontem quando cerca de 70 pessoas de diversas idades, se começaram a concentrar no Largo do Ameal, na aldeia de Benfeita. Vestidas a rigor e munidas com água, estavam prontas para a jornada: inaugurar o percurso pedestre “Caminho do Xisto da Benfeita”, o primeiro das Aldeias de Xisto.

Porque o percurso, cerca de 11 Kms, possuía um grau de dificuldade de nível III, foi necessário retemperar forças com um bom pequeno-almoço, servido ali mesmo, tendo como pano de fundo o som da água que corria no rio.

A ideia deste percurso partiu da “Cumes do Açor” que, em conjunto com a Câmara Municipal de Arganil e a Junta de Freguesia de Benfeita, deu a conhecer «belas paisagens», com uma fauna e flora «inacreditáveis», possibilitando o contacto com quedas de água, espécies protegidas, caminhos rurais e ainda uma subida por uma crista rochosa onde a vista que se alcança sobre o vale é «absolutamente extraordinária», como expressou Miguel Ventura responsável a “Cumes do Açor”. O percurso pedestre está inserido no Plano de Animação das Aldeias do Xisto, «beneficiando das sinergias criadas no âmbito desta marca».

Com a duração de cinco horas este percurso foi desenvolvido de forma circular, com partida e chegada ao Largo do Ameal na aldeia de Benfeita e passagem pelo interior da aldeia do Sardal, descida até à Fraga da Pena, passagem pela aldeia de Pardieiros, descendo para a Foz da Abelheira, sítio a partir do qual se efectuou o caminho de regresso para a aldeia de Benfeita, junto à margem direita da Ribeira da Mata.

Satisfeito com a inauguração deste percurso pedestre estava o presidente de Junta da Freguesia de Benfeita, que aproveitou para agradecer à empresa «tudo o que tem feito no sentido de melhorar e permitir que seja possível transitar nestes caminhos». Contudo, Alfredo Martins sublinhou não se sentir «completamente realizado», esperando que «este seja apenas o primeiro passo para melhorar este espaço e cativar população que volte a dinamizar esta aldeia».

Armando Carvalho, em representação da “Pinus Verde”, entidade responsável pela implementação do Plano de Animação das Aldeias do Xisto, também se associou a esta caminhada, e lembrou as intervenções que ocorreram na aldeia ao abrigo do Programa Rede Aldeias do Xisto, que no seu entende «não fariam sentido se não se fomentasse a atracção deste espaço para visitantes». Aquele responsável congratulou-se também pela articulação entre o poder local e privados, cujo investimento vai «permitir o surgimento de outros pequenos investimentos que vão desenvolver esta região», tudo dependendo «da nossa vontade e trabalho».

O presidente da Região de Turismo do Centro, Pedro Machado também marcou presença, ainda que apenas na apresentação do projecto, devido a outros compromissos. O responsável pela Região de Turismo do Centro recordou que cerca de «30% dos turistas procuram um turismo de natureza» o que representa «um eixo estratégico de desenvolvimento do turismo, enquanto subproduto do sector da economia e também como produto de afirmação de muitas populações».

O presidente da Câmara Municipal de de Arganil, Ricardo Pereira Alves também se preparou a rigor, com roupa e calçado confortável, para efectuar, em conjunto com o vereador do desporto, António Cardoso, aquele percurso. O presidente da autarquia, visivelmente satisfeito, sublinhou o trabalho «muito árduo» que «começou há muitos meses», partindo «de uma reunião entre a Junta de Freguesia e a Cumes do Açor». Um trabalho que, como fez questão de frisar, «valeu a pena, embora ainda não esteja concluído», disse. «A Câmara Municipal vai começar a trabalhar nisso, vamos apresentar uma candidatura ao PIT, (Programa de Intervenção para o Turismo) a fim de podermos qualificar e valorizar este espaço que hoje ainda vamos ver em bruto», anunciou."

Fonte: Diário de Coimbra -19-5-007
Fonte da imagem: www.aldeiasdoxisto.pt

1ª Caminhada pelo ambiente da Serra da Estrela (12 de Maio): montanhas de resíduos recolhidas numa montanha com um Planeamento ainda deveras residual

No dia 12 de Maio teve lugar a 1ª Caminhada pelo ambiente da Serra da Estrela, promovido pela Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável na Serra da Estrela (PDSSE).

Os objectivos eram a recolha de lixo nos percursos a realizar e também como veiculou a PDSSE «aumentar a percepção pública da gravidade dos problemas ambientais na Serra da Estrela e da necessidade das políticas ambientais nesta área protegida».

Quatro grupos partiram de diferentes locais (Alvoco da Serra, Covão da Ametade, Lagoa Comprida, Penhas da Saúde), e subiram a Serra convergindo na Torre por volta da hora de almoço. A eles se juntou o grupo de escaladores/alpinistas do Rocha Podre e Pedra Dura, bem como um grupo (de cerca de setenta pessoas) de todo-o-terreno da Lousã que subiram a Serra nos seus jipes e paravam aqui e ali para recolher lixo.

Os caminhantes que englobavam várias dezenas de pessoas de diversas localidade como Carregal do Sal, Coimbra, Covilhã, Fundão, Gouveia, Lisboa, Manteigas, Porto, Santarém, Seia, Viseu, etc. foram palmilhando vários quilómetros, recolhendo lixo à passagem em grandes sacos de lixos. Encontraram de tudo um pouco, mas sobretudo plásticos e muitos deles objectos para escorregar na neve (plásticos, trenós de plástico, câmaras de ar, etc) que com o vento e as linhas de águas se disseminam por uma vasta área (sobretudo os plásticos) na Serra, muitos deles provindos da zona da Torre.

Como se esperava o lixo encontrado era em grande volume e os caminheiros chegaram à Torres com os plásticos bem cheios. Mesmo assim, face ao imenso lixo presente nas encostas e vales, a maior parte foi impossível de recolher. Uma vez chegados à Torre, pouco depois os grupos desceram de nova pé ou de carro.

Um pronunciado frio foi presença constante o que possivelmente levou alguns potenciais participantes a adiar a sua presença para outra oportunidade que já se perspectiva num futuro próximo.

Mais do que limpar a Serra é preciso prevenir o desmedida deposição de lixo nela, consciencializando os turistas e mesmos os locais e punindo quem se pauta por um conduta de conspurcação e deterioração do meio natural envolvente. E claro, num nível mais lato, a definição e implementação de políticas ambientais que preservem e contribuam para a salutar sustentabilidade da Serra da estrela.

Com expressa José Amoreira o lixo apresenta um marcado contraste com «o amarelo das flores da carqueija e da giesta, com o violeta das da urze, com a folhagem fresca dos carvalhos, das tramazeiras e das bétulas, com o melancólico canto do cuco, com os gritos agrestes dos gaios...» bem manifestos nesta altura do ano na Serra.

Mais informações e fotografias sobre a caminhada podem ser visualizadas neste post do blogue “O Cântaro Zangado” de onde foram retiradas informações para a elaboração de este post.

Foto: jornal "O Interior"