domingo, junho 03, 2007

Trilho pedestre “Caminhos de Ferreira de Castro”, em Ossela (Oliveira de Azeméis), no dia 26 de Maio de 2007, com cerca de 100 participantes

"Marchas e Caminhadas" é um dos projectos através do qual a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis quer promover a criação de hábitos saudáveis nos munícipes, por via do exercício físico. Para o efeito promove, mensalmente, caminhadas em percursos rurais e urbanos.

No passado sábado, dia 26 de Maio, a ‘inspiração’ a edição de mais uma Marchas e Caminhadas, foi o escritor Ferreira de Castro. Na caminhada denominada ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ a autarquia contou com a colaboração do Centro de Estudos Ferreira de Castro.

Com esta actividade, que contou ainda com o apoio da secção de pedestrianismo da Associação Cultural e Recreativa de Vilar, assinalou-se também o 109.º aniversário do nascimento do escritor que quis edificar uma biblioteca para usufruto do ‘seu’ povo. A iniciativa teve a particularidade ser amplamente participada – inscreveram-se muito perto de cem pessoas, um grande grupo para o qual muito contribuiu os cinquenta elementos oriundos da Escola da PSP, de Lisboa.

Os caminheiros percorreram, assim, aqueles que foram os caminhos que também o próprio autor de ‘A Selva’ e ‘Emigrantes’ calcorreou em vida, muitos dos quais inspiraram também os textos do conhecido escritor português natural de Ossela.

O trajecto desta caminhada não foi, todavia, grande novidade, já que coincide com o roteiro ‘Caminhos de Ferreira de Castro’ – um percurso delineado, precisamente, pelo Centro de Estudos, com base em excertos que, ao longo da obra castriana, fazem referência à sua terra mãe. Por falta de verbas, o roteiro – complementado por mupis, bancos, mesas, papeleiras, mapa catálogo e diversas traduções dos textos – não foi ainda implantado, mas já tem sido percorrido inúmeras vezes com convidados do Centro de Estudos.

Em termos práticos, o roteiro é feito por um ‘caminho’ de sensivelmente 13 quilómetros, divididos em 29 estações. A cada uma delas corresponde um texto versando ora a vida do escritor ora excertos da sua vasta obra. A partida é feita da Casa Museu Ferreira de Castro, segue pelo lugar de Salgueiros, passa pelas Cavadas e por Santo António, depois vai a Paço, Quinta, Chousal, Frágua e Salgueiros, terminando em Vermoím.

A concentração para a caminhada (a participação era livre) ocorreu às 14 horas e pelo caminho, que demorou praticamente quatro horas a ser percorrido, os participantes puderam desfrutar – além do exercício físico – das magníficas paisagens e do património osselense, desde os edifícios religiosos ao moinho do ‘tio Zé Moleiro’ – referido em ‘A Aldeia Nativa’, do livro ‘Os Fragmentos’. Não terão, pois, faltado motivos para os pedestrianistas fotografarem e participarem no concurso de fotografia digital que o Centro de Estudos promoveu, no âmbito desta caminhada, aberto aos inscritos nesta iniciativa. Os trabalhos premiados e algumas das melhores fotografias seleccionadas pelo júri deverão ser publicados no site do centro de estudos (www.ceferreiradecastro.org), em finais de Junho."

Fonte: A Voz de Azeméis -1-6-007

Implementação de Percursos Pedestres no concelho de Ovar também assume o propósito de disuasão de prostituição nas matas florestais

"A abertura de um trilho a pé pela mata florestal é vista pela Câmara de Ovar como uma forma de "afugentar" de zonas próximas alguns visitantes indesejados, assumiu o vereador do Ambiente.

José Américo Pinto acredita que o percurso pedestre pelo perímetro florestal das dunas de Ovar, que foi agora criado, vai tornar os acessos "menos interessantes" para a prostituição, que é fomentada há muitos anos, sobretudo a poente da Pousada da Juventude.

"«A floresta tem actualmente vários usufrutos, alguns dos quais perfeitamente marginais», lamentou o autarca, para quem a intensificação de actividades de lazer ligadas à natureza «é um princípio para, de forma pedagógica, combater a prostituição.»

Dezenas de mulheres prostituem-se, de segunda a sexta-feira, à beira da estrada da mata que liga Esmoriz à praia do Furadouro, passando por Maceda e Cortegaça. O corrupio de viaturas na via secundária é notório numa zona discreta que cria o ambiente para escapadelas. «Acho errado deixar aquilo como está, mas as autoridades policiais, normalmente, dizem-nos que não podem fazer nada. A repressão como já tentámos, não resolve o problema», lamentou o responsável autárquico, para quem a solução "nacional" seria legalizar a actividade da prostituição em locais próprios e com condições mínimas.

Uma das queixas persistentes devido à prostituição na mata florestal resulta do acumular de lixo, que pode pôr em causa a saúde pública. A câmara, com o apoio da GNR, chegou há alguns anos a sensibilizar as mulheres para a recolha de preservativos em sacos de plástico a colocar nos contentores próximos. Algumas multas ajudaram a melhorar os comportamentos.

Ao fim-de-semana sobretudo, aqueles extensos pinhais atlânticos da zona, tidos como «o pulmão de Ovar» são muito procurados por grupos de pessoas para piqueniques, convívios populares e actividades desportivas (caminhadas, corridas e BTT).

O Trilho da Floresta é inaugurado hoje, pela manhã, junto ao Clube de Caça e Pesca de Ovar, coincidindo com a 43-ª caminhada do Atletas Fins-de-Semana (AFIS).

O percurso pedestre começa na Estrada Nacional 327, junto à Pousada da Juventude. No total, tem uma extensão de 6,5 quilómetros devidamente sinalizados a percorrer em duas horas e meia, estando homologado como »nível fácil para todo o ano»."

Fonte: Diário de Notícias - 3-6-007

sábado, junho 02, 2007

“Rota dos Moinhos do Vouga - Por Terras de Aquilino”, caminhada em Sernancelhe, pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança, dia 26 de Maio

"Foi pelo sopé da serra da Lapa, no concelho de Sernancelhe, Viseu, por entre caminhos de luxuriante paisagem e moinhos abandonados que, este fim-de- -semana, pela mão da Associação para a Defesa do Vale do Bestança, 60 caminhantes de diversos pontos do país percorreram uma parte do território denominado "Terras do Demo", por onde Aquilino Ribeiro viveu uma parte da sua vida e estudou.

À saída de Sernancelhe, onde o culto da Senhora da Lapa atrai multidões de romeiros e pagadores de promessas, o tempo parece ter parado. Há casas abandonadas, gente idosa, "maisons" de emigrantes que retornam pelo Verão para matar saudades. Mas estes "peregrinos de lugares recônditos e bafejados pela Natureza" nem precisaram de ouvir os acordes de "Adeus, serra da Lapa", de José Afonso, para os sentidos ficarem mais despertos a calcorrear 20 quilómetros por entre veredas, atravessar pequenos riachos e entrar em caminhos por onde Cristo nunca passou. Muitos deles, quase no fim da caminhada, extasiaram-se perante um simples fio de água da nascente do Vouga. "Como é possível um rio caudaloso e enorme partir deste local montanhoso", questiona uma senhora do Porto. Os penhascos de grande porte dão outra beleza ao lugar.

São 10 horas na torre da igreja e os caminhantes ficam sem tempo de ver o presépio da Escola de Machado de Castro. Não há tempo a perder. A meia-dúzia de quilómetros, surgem os moinhos do Vouga, memórias de uma actividade ligada à moagem de milho, trigo e outros cereais. Num deles viveu António Valente, 72 anos. É o resistente do lugar. Aqui vive desde que nasceu e recusa-se a abandonar este vale frondoso feito de afectos "Foi aqui, nesta nesga de terra que criei oito filhos e é por aqui que quero viver até ao resto dos meus dias. Enquanto as pernas deixarem subir e descer a serra fico por cá", contou.

É o único moageiro do Vouga e apesar das encomendas não garantirem o sustento não abandona a actividade "Herdei este lugar dos meus pais.

Custa-me sair daqui. Apesar das duras condições de vida prefiro ficar cá. Por vezes, a solidão é forte, mas estou de bem com Deus e a Natureza", garantiu. No final, há gente cansada, mas feliz "As caminhadas ajudam-nos a conhecer melhor a alma das pessoas e por outro lado, permite-nos ter outra visão do património", resume Isabel Tavares, solicitadora do Porto. "


Manuel Vitorino

Fonte:
Jornal de Notícias - 28-5-007

3ª "Caminhada pela Interior" em Sabugal, dia 10 de Junho

"A Câmara Municipal de Sabugal está a promover “Caminhadas pelo Interior" com o objectivo de divulgar o interior esquecido. As mesmas realizam-se mensalmente.

A terceira caminhada irá realizar-se no dia 10 de Junho de 2007, e terá como ponto de partida o largo do Castelo do Sabugal. O percurso da terceira caminhada, com 16 km de extensão, será o seguinte: Sabugal, Quinta de S. Bartolomeu, Baraçal, Quinta das Vinhas, Sabugal.

A primeira caminhada teve lugar entre Vilar Maior e Alfaiates, no passado dia 22 de Abril, tendo-se registado uma participação gloriosa. A segunda caminhada realizou-se no dia 13 de Maio, entre as localidades de Malcata e Vale de Espinho.

Clicar para ampliar


Para mais informações e inscrições contactar:

Câmara Municipal de Sabugal
Praça da República
6324-007 Sabugal
E-mail: geral [arroba] cm-sabugal.pt

963935277
961889266
963935155
963935135

Fonte do texto e cartaz: Câmara Municipal de Sabugal

sexta-feira, junho 01, 2007

Rota do Contrabando, entre Tourém e o Couto Misto, será inaugurada dia 3 de Junho no âmbito das Carrilheiras de Barroso

"Dezenas de pessoas percorrem Domingo, entre Montalegre e a Galiza, uma das rotas do contrabando que há cerca de 50 anos era atravessada, pela calada da noite, pelos contrabandistas carregados de bacalhau, bananas ou azeite.

A reactivação da rota do contrabando, ao longo de 11 quilómetros, entre Tourém e o Couto Misto, com passagem pela barragem de Salles - que separa Portugal de Espanha - é da responsabilidade do Ecomuseu do Barroso.

Um dos responsáveis do Ecomuseu, David Teixeira, disse à agência Lusa que o objectivo é que, em Setembro, no decorrer do Congresso de Medicina Popular de Vila Perdizes, seja inaugurada uma segunda rota do contrabando. Este segundo percurso, com 12 quilómetros, ligará Vilar de Perdizes a Videferre e pretende-se que venha a ter como guias os populares que, há décadas atrás, o utilizavam para contrabandear os mais diversos produtos.

«Nestas aldeias a maior parte da população dedicava-se ao contrabando para ter uma vida melhor», salientou o responsável. Segundo disse, os contrabandistas traziam de Espanha bacalhau, bananas ou azeite e levavam para o outro lado da fronteira café e volfrâmio.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Perdizes, João Santos, ainda recorda os tempos em que «70 a 80 por cento» da população da sua aldeia «dependia do contrabando. Havia os que mandavam, os que tinham os burros que carregavam os materiais, e os que andavam à jeira e viam no contrabando uma forma de ganhar mais dinheiro», salientou.

David Teixeira referiu ainda que se pretende criar em Vilar de Perdizes, aproveitando o edifício da escola que encerrou, um museu do contrabando. Também em Tourém será criado numa antiga corte do boi um museu dedicado à fauna e flora da região.

Sábado, o Ecomuseu do Barroso promove as Carrilheiras de Barroso - IV Marcha de Montalegre onde, segundo o responsável, são esperadas cerca de 200 pessoas.

Os participantes poderão percorrer três circuitos diferentes, que feitos na totalidade atingem os 50 quilómetros, que os levarão por caminhos antigos de ligação entre aldeias e campos de cultivo e permitirão um contacto directo com o povo barrosão, e com os seus usos e costumes.

Depois de amanhã, tal como nas edições anteriores das Carrilheiras, os participantes poderão fazer três percursos distintos, num total de 50 quilómetros. A organização oferece água e comida, servida em vários locais ao longo dos percursos.

As inscrições podem ser feitas no posto de turismo de Montalegre (276 511 010), ou no próprio dia, no secretariado da iniciativa., por 12,5 ou 15 euros, consoante se trate de federados ou não."

Fonte: Diário Digital / Lusa - 30-5-007

Percursos pedestres 2007 em Leiria, organizados pelo Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL)

Percursos pedestres 2007 em Leiria, organizados pelo Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL):

26 Maio - Pelos Campos do Rio Lis
23 Junho - O Vale do Lapedo
21 Julho - Pelos Vales da Bajouca
18 Agosto - Mata da Curvachia
8 Setembro - Pedrógão e Lagoa da Ervedeira
29 Setembro - Paisagem Rural de Colmeias
20 Outubro - Sr.ª do Monte e Nascente do Lis
10 Novembro - Mata do Rei - Maceira

Ponto de Encontro:
Centro de Interpretação Ambiental (Jardins de Santo Agostinho)

Horário:
Saída - 8.30 horas; Chegada 12.30/13.30 horas

Transporte:
Cedido pela Câmara Municipal de Leiria


Inscrições e contactos:
NEL - Núcleo de Espeleologia de Leiria
Centro Associativo Municipal - Sala 04
2400-221 LEIRIA
Tel/Fax: 244 814 971
nel@nel.pt
http://www.nel.pt/

Fonte do texto e imagem: NEL - Núcleo de Espeleologia de Leiria

“Caminhada pelos caminhos de Vera-Cruz!”no Municipio de Portel, dia 3 de Junho, no âmbito do programa “Passeios por cá…”

“Passeios por cá…” uma iniciativa do posto de turismo da Câmara Municipal de Portel e desta vez em colaboração com o Centro Comunitário de Vera-Cruz oferece, aos munícipes e ao público em geral uma “Caminhada pelos caminhos de Vera-Cruz!”

A caminhada terá lugar no próximo Domingo dia 3 com inicio às 8:30 no Terminal Rodoviário de Portel, a duração aproximada de 4 horas (11km). Esta caminhada segue à conquista de Vera-Cruz, local de importância histórica desde tempos imemoriais, onde existe a Igreja do antigo Mosteiro da Ordem de Malta, fundado no século XIII por D. Afonso Pires Farinha, que participou na 7ª Cruzada a Jerusalém, de onde trouxe a relíquia do Santo Lenho, ainda hoje guardada no seu interior. Por hortas e olivais que circundam, matos, azinheiras e sobreiros nas proximidades da Ermida de S. Lourenço, o caminho segue pelos montes da Quintinha, do Bulganito e do Bulgão. Aqui alguns campos cultivados transformam a paisagem marcada por imponentes e vistosos sobreiros e Vera-Cruz surge coroada pela sua majestosa Igreja.

Para mais informações pode dirigir-se ao posto de turismo da Câmara Municipal de Portel, pelo site: www.portel.pt ou ainda pelo telefone:266619030.

Fonte: Câmara Municipal de Portel

Programa Mexa-se do Instituto de Desporto de Portugal

Caminhada em Orvalho, concelho de Oleiros (Castelo Branco) reuniu mais de 160 participantes

"O Passeio pedestre de Orvalho teve hora marcada para as 9h do passado sábado, à porta da Junta de Freguesia de Orvalho (concelho de Oleiros), que o organizou.

Depois da sede da Freguesia, a caminhada prosseguiu até Fonte Velha, continuando pelo Moinho, Lagar Antigo e uma das quedas de água mais emblemáticas do distrito, a Água D'alta, também classificada como Geosítio. Aqui a paragem serviu para as fotografias da praxe e para um pequeno-almoço servido pela organização. A paisagem que se seguiu, continuou deslumbrante, com uma descida até à ribeira, onde as pontes de madeira construídas facilitavam a tarefa a quem caminhava. Até ao Mosqueiro, os participantes ainda passaram pelo Cabeço das Cruzes (percorrendo o trilho utilizado antigamente pela população para ir à capela), e por uma calçada romana.

Muitos dos participantes vieram de fora do concelho, e mesmo aqueles que eram da casa percorreram trilhos desconhecidos. "Foi um percurso muito interessante com locais bastante agradáveis e com os trilhos muito limpos", começou por referir Ana Caramona, uma das participantes no evento, que veio de Castelo Branco. "A organização teve a preocupação de ter pontos de apoio em locais chave, onde disponibilizava água para os participantes. Quanto ao percurso tem todas as condições para vir a ser homologado", acrescentou.

Paulo Brás, presidente da junta, fez questão em sublinhar a "beleza do percurso. A paisagem é agradável e conseguimos criar trilhos para este tipo de iniciativas". O autarca lembrou em todo este processo o apoio que os jovens da freguesia deram na construção do percurso. "Além das três mil horas de trabalho que a Junta de Freguesia investiu neste espaço, com a construção de pontes de madeira, identificação dos locais e limpeza, os jovens do Orvalho dedicaram todos os fins-de-semana, desde Fevereiro, no melhoramento daquele espaço", diz. O investimento da Junta não poderia ter sido melhor. "Queremos homologar junto da Federação o percurso", justifica.

Não fosse a chuva aparecer à hora de almoço, e o passeio pedestre do Orvalho, tinha terminado da melhor forma, com um almoço no cabeço do Mosqueiro e música a cargo do Rancho do Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho. O almoço foi servido com chuva miudinha, nada que fizesse desanimar os mais de 160 participantes do evento, que não se cansaram de elogiar o percurso e a organização. A música, essa teve que ficar para outro dia."

Fonte: Semanário "Reconquista"

Passeio pedestre "Litoral Atlântico II" no dia 2 de Junho, organizado pela Câmara Municipal de Sintra

"A Câmara Municipal de Sintra organiza mais um passeio pedestre que se realiza no próximo dia 2 de Junho. O passeio, intitulado "Litoral Atlântico II", tem uma extensão de 12 km. e o ponto de encontro marcado na Praia da Adraga às 9h00.

O programa de passeios pedestres pretende proporcionar uma selecção de itinerários que abarcam alguns dos melhores locais da Serra de Sintra, litoral e rural, satisfazendo, assim, novos públicos interessados na prática de uma actividade física saudável que possibilita um estreito contacto com o património natural de Sintra.

O passeio inicia-se na Praia da Adraga, segue pela Praia Grande, Almoçageme e Ulgueira.

Como é habitual, os interessados poderão inscrever-se neste passeio através da Divisão de Desporto (tel. 21 922 67 20). O custo de participação é de 2.60 Euros."

Fonte: Câmara Municipal de Sintra

Programa “Bragança Saudável, Bragança Solidária”, organiza passeios pedestres pela cidade e aldeias da região

Em Bragança os adeptos da caminhada têm-se multiplicado nos últimos anos. O programa "Bragança Saudável, Bragança Solidária" e o Núcleo Distrital da Fundação Portuguesa de Cardiologia apostam na caminhada em prol de uma vida saudável

O programa "Bragança Saudável, Bragança Solidária", fomentado pela Câmara Municipal organiza passeios pedestres pela cidade e aldeias, em vários percursos, com vista a fomentar o desporto, o convívio e o contacto com o ambiente. Caminhar faz bem a tudo e ajuda na prevenção de várias doenças, nomeadamente as do coração provocadas pela obesidade e diabetes. É este o grande objectivo do projecto "Prevenção e Reabilitação em Saúde", promovido pelo Núcleo distrital da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que terminará com um estudo pioneiro no distrito.

São dois projectos com várias semelhanças e que têm arrancado centenas de pessoas dos sofás e da frente do televisor, para passeios mais longos ou mais curtos, sempre em grupo, em convívio, com a saúde sempre em primeiro lugar:

Caminhar para prevenir doenças do coração
Caminhada diária de 30 minutos, com acompanhamento clínico periódico.


Caminhadas rurais e urbanas com cada vez mais adeptos
A Câmara Municipal promove o desporto saudável através das caminhadas há mais de um ano, que têm sido cada vez mais participadas. Até meados de Novembro são muitos os passeios previstos com vista a fomentar a prática de desporto e dar a conhecer o concelho, em particular as zonas rurais, fomentando o convívio e o contacto com a natureza. Realizam-se uma ou duas vezes por mês, percorrendo várias aldeias do distrito e com grupos com mais de 40 pessoas. Os participantes são de todas as idades, sendo a maioria de meia-idade. As caminhadas inserem-se no programa "Bragança Saudável, Bragança Solidária" e são sempre realizadas em conjunto com uma entidade, normalmente a Escola Superior de Educação (ESE) ou a Azimute.


Calendário passeio pedestres 2007:

12 de Maio (sábado)
Caminhada Rural Vias Augustas
Tempo: 3h
Distância: 11km
Concentração no Parque da Câmara Municipal, 09h00
Organização: Câmara Municipal Bragança e Azimute


19 de Maio (sábado)
Caminhada Urbana
Tempo: 2h
Distância: 6km
Concentração no Parque Eixo Atlântico, 10h00
Organização: Câmara Municipal Bragança e Centro de Saúde de Bragança


26 de Maio (sábado)
2º Fim de Semana a Caminhar
Tempo: 7h
Distância: 26km
Concentração na Escola Superior de Educação, 09h15
Concentração no Parque da Câmara Municipal, 09h00
Organização: Câmara Municipal de Bragança, Escola Superior de Educação

7 de Julho (sábado)
Caminhada Rural em Alfaião
Tempo: 2h30
Distância: 8,2 km
Concentração no Parque da Câmara Municipal, 8h00.
Concentração em Alfaião, 8h30.
Organização: Câmara Municipal de Bragança e Azimute.
Apoio: Junta de Freguesia de Alfaião

28 de Julho (sábado)
Caminhada ao Luar – Malara

Concentração em Gimonde, 21h00.
Organização: Câmara Municipal de Bragança, Agimo e Junta de Freguesia de Gimonde.


8 de Setembro
(sábado)
Caminhada Rural em Guadramil
Duração: 2h00
Distância: 8,5 km
Dificuldade: baixa/média
Tipo de Percurso: circular
Concentração no Parque de Estacionamento da Câmara Municipal (9h00) ou em Guadramil (9h30)
Organização: Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Rio de Onor

13 de Outubro
Caminhada Rural - Refoios
Duração: 2h30
Distância: 7,5 km
Dificuldade Baixa/Média
Tipo de Percurso: Circular
Concentração no Parque da Câmara Municipal de Bragança às 9h00 ou em Refoios às 9h30
Organização: Câmara Municipal de Bragança, Escola Superior de Educação e Junta de Freguesia do Zoio


27 de Outubro
Caminhada Rural - Carvalhal da Nogueira
Duração: 3h
Distância: 11,5 km
Dificuldade: Baixa/Média
Tipo de Percurso: Circular
Concentração no Parque da Câmara Municipal de Bragança às 9h00 ou em Carrazedo às 9h30
Organização: Câmara Municipal de Bragança, Associação Azimute e Junta de Freguesia de Carrazedo


10 de Novembro
Caminhada Rural - Montesinho (Magusto)
Duração: 2h30
Distância: 10 km
Dificuldade Baixa/Média
Tipo de Percurso: Circular
Concentração no Parque da Câmara Municipal de Bragança às 9h00 ou em Montesinho às 9h30
Organização: Câmara Municipal de Bragança, Escola Superior de Educação e Junta de Freguesia de França.


Inscrições (gratuitas) e informações:
Piscinas Municipais de Bragança
Tlf: 273 300 420
piscinas@cm-braganca.pt


Inscrições devem ser efectuadas com 2 dias de antecedência.

A Câmara de Bragança conta ainda com a colaboração da Sub-Região de Saúde, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia para informar, divulgar e aconselhar sobre os factores de risco que condicionam uma vida saudável."



Fonte: Câmara Municipal de Bragança

Cerca de 500 participantes na inauguração do PR8 “Rota do Ouro Negro” de Arouca, dia 27 de Maio.

No dia 27 de Maio teve lugar a inauguração do novo percurso pedestre de Pequena Rota (PR8) “Rota do Ouro Negro”, no monte da Pena Amarela, que contou com cerca de meio milhar de participantes.


Este percurso linear, de 6 Km de extensão, incluído na ampla rede de percursos implementados ao longo dos últimos anos no Município de Arouca, serviu durante a 2ª Guerra Mundial como um atalho que levava os trabalhadores às minas (não concessionadas) de volfrâmio, perto de Rio de Frades, no monte da Pena Amarela (daí serem conhecidas por minas da “Pena Amarela”). Durante a denominada “Febre do Volfrâmio” o contrabando deste minério fazia-se ao longo destes maus acessos pelos chamados “pilhas”. Mais tarde, em 1953, estas minas foram concessionadas e exploradas até 1988.

A área atravessada pelo PR caracteriza-se por possuir vales bastante encaixados onde no seu fundo flúem ribeiras como a Cobela ou a Pena Amarela. O percurso linear inicia-se no pequeno lugar de Fuste, na freguesia de Moldes

A reprodução das fotos deste post teve permissão do respectivo autor ( darasola.blogs.sapo.pt )