quarta-feira, agosto 22, 2007

Inauguração do Percurso pedestre PR3 “Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro”, nos concelhos da Lourinhã e Torres Vedras, com centena de participantes


No dia 19 de Agosto foi inaugurado o percurso pedestre - Pequena Rota 3 (PR3) - “Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro”, com a participação de cerca de uma centena de caminheiros. Este percurso, com 17,6 km, percorre quatro freguesias, duas do concelho da Lourinhã – Vimeiro e Santa Bárbara, e duas do concelho de Torres Vedras – Maceira e A-dos-Cunhados. O evento contou com a participação da Associação Napoleónica Portuguesa, com alguns elementos fardados à época e com os comentários, em pontos estratégicos do trajecto, do historiador João Pedro Tormenta.

Tal como o próprio nome indica, no PR3, os caminhantes passaram por alguns dos pontos onde se desenrolaram importantes papéis no decorrer da Batalha do Vimeiro, bem como por diversos locais de interesse turístico. No final da caminhada foi servida uma saborosa jardineira acompanhada de pão e vinho regional e finalizada por variadas sobremesas.

«Deu a oportunidade às pessoas de percorrerem os sítios onde se deu a batalha, desde o local onde desembarcaram as tropas, passando por Fonte Lima e descendo ao Vimeiro», proferiu Joaquim Loureiro, presidente da Junta de Freguesia do Vimeio. Eduardo Jorge Ferreira, presidente da Assembleia de Freguesia, referiu o papel da Junta de Freguesia tanto na concepção do traçado, como na colocação de sinaléctica, informando que está a ser projectada, para o próximo ano, a inauguração de um outro percurso pedestre - “Por Outros Caminhos da Batalha do Vimeiro”, que consiste numa versão mais curta do PR3.


Este percurso pedestre, em circuito, decorre na parte sul do concelho da Lourinhã, e na parte noroeste do concelho de Torres Vedras e está marcado nos dois sentidos. Embora possa iniciar-se em qualquer local da sua passagem sugere-se que comece e termine junto ao Monumento evocativo da Batalha do Vimeiro. Situado na parte alta da povoação é fácil de localizar pelas várias placas de sinalização existentes. É por esta razão e pelo seu simbolismo que faremos a descrição do percurso a partir deste local.

Atravessa vários aglomerados populacionais de 4 freguesias, Vimeiro, Santa Bárbara, Maceira e A-dos-Cunhados onde foram desempenhados papéis importantes no desenrolar dos combates então travados que opuseram o exército inglês, coadjuvado por algumas unidades militares portuguesas, comandado por Wellesley e o exército invasor françês sob o comando de Junot, representante de Napoleão e detentor na altura do poder militar e político em Portugal.

Apesar da extensão o percurso é bastante acessível, sem desníveis acentuados. Existe a possibilidade de efectuar o percurso em 4 troços ou etapas:

Etapa I – 4,6 km – do Monumento da “Batalha do Vimeiro” ao Parque da Fonte de Lima
Etapa II – 5,2 km – do Parque da Fonte de Lima ao Casal da Falda
Etapa III – 3,6 km – do Casal da Falda ao Talefe
Etapa IV– 4,2 km – do Talefe ao Monumento


Esta inauguração enquadrou-se no âmbito do programa comemorativo do 199.º aniversário da Batalha do Vimeiro.

Fonte do texto e imagem: Câmara Municipal da Lourinhã

Sem comentários: