terça-feira, agosto 07, 2007

Inauguração de percurso pedestre em Lomba da Fazenda, concelho do Nordeste, Açores, no dia 4 de Agosto.

"Foi inaugurado no passado sábado, 4 de Agosto, mais um percurso pedestre no concelho do Nordeste (Açores) desta vez na freguesia da Lomba da Fazenda. Resultou da a recuperação de um trilho rural daquela freguesia, antigamente utilizado no acesso a terras de cultivo e também como acesso à vila do Nordeste.

Este trilho, promovido pela Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda com o apoio da ASDEPR (Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural) e da Câmara Municipal do Nordeste, percorre os principais pontos do património cultural, histórico e paisagístico da freguesia.

Com a designação de Percurso Pedestre da Lomba da Fazenda, a pequena cerimónia de apresentação do trilho teve lugar na manhã de sábado e contou com a participação de um número significativo de pedestrianistas e de entidades ligadas ao sector do turismo, que acompanharam todo o percurso. O descerramento do painel identificador do percurso foi feito pelo autarca da Lomba da Fazenda e pelo presidente da Câmara Municipal do Nordeste, este também na qualidade de representante da ASDEPR .

Na apresentação deste novo percurso pedestre, o presidente da Câmara Municipal felicitou a junta de freguesia local por apostar no pedestrianismo como forma de potenciar o turismo na freguesia e no concelho, salientando o facto de constituir uma das actividades eleitas do turista que visita o Nordeste.

Este trilho vem juntar-se a uma vasta rede de percursos pedestres que o concelho do Nordeste oferece, desde o pico da Vara, planalto dos Graminhais, serra da Tonqueira, Fajã do Araújo, entre muitos outros de pequena rota.

A estes percursos vem agora juntar-se a rota pedestre que une os concelhos do Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo. Este trilho tem início na vila do Nordeste e termina na Praia da Amora, em Vila Franca do Campo, passando por várias freguesias do concelho da Povoação, como Água Retorta e Faial da Terra.


Relativamente ao Percurso Pedestre da Lomba da Fazenda este apresenta uma distância de cerca de 4 Km, e tem inicio no Caminho do Concelho, seguindo até ao Parque de Campismo da Feira. Do parque, prossegue até à foz da Ribeira do Guilherme, concretamente até à zona balnear ali existente, seguindo-se a subida até ao parque endémico do Pelado. Depois do parque endémico, o percurso estende-se ainda até ao Parque da Morgada e finaliza na zona dos Barreiros.

Todos os postos principais deste percurso oferecem grande beleza paisagística, a começar pela descida ao Parque de Campismo da Feira. No próprio parque, poderão ser apreciados os moinhos de água ali existentes, assim como o “lago” que a Ribeira do Guilherme aqui forma e toda a vegetação considerável que emoldura este local. Mais à frente, na foz da Ribeira, para além da piscina banhada por água do mar, avista-se o Farol do Arnel.

Segue-se a subida ao parque endémico, situado junto à costa. Daqui avista-se parte da costa nordestense e aprecia-se alguma da flora primitiva dos Açores. Destaque para a urze, a faia, o queiró, o bracel, o pau branco e a figueira-brava.

Mais à frente, o Parque da Morgada oferece um pequeno jardim botânico, ladeado pela ribeira. Daqui, o percurso prossegue até aos Barreiros, onde se obtém uma vista panorâmica sobre a freguesia. Na saída para a Estrada Regional e em direcção ao centro urbano, os pedestrianistas poderão ainda visitar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Etnográfico, situado na sede da junta de freguesia.

No inicio e fim deste trilho encontram-se painéis informativos com as características do percurso, bem como sobre o património arquitectónica da freguesia e outros dados úteis como restauração, táxis, entre outros."


Fonte do texto e imagem: Câmara Municipal do Nordeste

Sem comentários: