terça-feira, agosto 14, 2007

Percurso Pedestre das "Quedas de Água das Paredes” em Mortágua inaugurado em Julho

Desde o passado mês de Julho passou a estar disponível ao público o “Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes”,no concelho de Mortágua Trata-se de um percurso linear de pequena rota com cerca de 7 km (ida e volta), de âmbito ecológico e paisagístico. Com início junto à ponte das Laceiras, segue o curso da Ribeira das Paredes, terminando junto às Quedas de Água (aldeia das Paredes).

O percurso pedestre foi implementado pela Câmara Municipal de Mortágua.

Este é o primeiro percurso pedestre a nível concelho de Mortágua que obedece às normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Está registado com a numeração e designação de PR I (MRT) “Percurso Pedestre das Quedas de Água das Paredes”. O percurso encontra-se devidamente marcado e sinalizado, segundo as normas federativas. Existem também placas informativas com uma breve descrição do trilho, nomeadamente da flora e fauna existente.

O percurso desenvolve-se, na sua maior parte, ao longo da Ribeira das Paredes, sendo os visitantes envolvidos pelo verde da vegetação e floresta. Ao longo do trilho podemos encontrar uma abundante vegetação autóctone, típica da floresta mediterrânica, que se mantém ainda intacta, e de rara beleza. São espécies como o salgueiro, o amieiro, o castanheiro, o medronheiro, o loureiro; a madressilva, a urze, tojo, a murta, entre outras.

O contacto com a natureza, o ar puro, o perfume das plantas silvestres, o sussurrar melodioso da águas, é uma companhia constante ao longo do percurso, respirando-se um ambiente de tranquilidade e bem-estar. As águas frias e límpidas da ribeira são propícias à existência de fauna piscícola, como bogas, barbos e trutas.

Podemos ainda deliciar-nos com as piscinas naturais (espécies de cachoeiras) que caem a partir da cascatas e no Verão convidam a um banho refrescante. Iremos também encontrar muitos moinhos de rodízio, já em ruína, que testemunham a intensa actividade agrícola no passado. Daí a Ribeira das Paredes ser também conhecida por Ribeira dos Moinhos.

A caminhada termina nas Quedas de Água das Paredes, com as suas várias gargantas de água que se precipitam do cimo da serra e desaguam em pequenas lagoas, que podem servir para a prática de desportos radicais, como o canyonning.

Se não quiser ou puder fazer o percurso de uma vez só, pode dividi-lo em duas etapas: a primeira até à aldeia das Paredes e a segunda da aldeia até às Quedas de Água.


A intervenção da Câmara Municipal de Mortágua ao longo do trilho consistiu essencialmente na limpeza de caminhos e acessos, construção de uma ponte pedonal, instalação de gradeamentos de protecção nos locais mais íngremes, arranjo de pavimentos (em xisto), de modo a permitir a sua acessibilidade e utilização em condições de segurança. Foram também montados equipamentos de apoio, dois parques de merendas, com mesas e bancos de madeira e papeleiras, onde os pedestrianistas podem descansar ou fazer um pic-nic em família ou com os amigos.

A criação deste percurso resultou de um projecto candidatado pela Câmara Municipal à Iniciativa Comunitária Leader +/Adices, tendo como finalidade a preservação do património natural e a promoção turística do concelho, nomeadamente do turismo de natureza.

Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


Sem comentários: