quarta-feira, agosto 08, 2007

Projecto "A Geira na Serra do Gerês", de Terras do Bouro, granjeia o 1º Prémio de Turismo, na área do ambiente, a nível nacional

O município de Terras de Bouro foi contemplado com a atribuição do prémio de Turismo, na área do ambiente, pela candidatura do projecto "A Geira na Serra do Gerês", que alcançou o primeiro lugar num universo de 125 candidaturas.

O anúncio realizou-se ontem, em Lisboa, pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e Presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, em cerimónia para o efeito que aproveitaram a presença do presidente do município para entregar a distinção.

Para o município de Terras de Bouro a distinção obtida é vista como reconhecimento dos projectos que a autarquia tem concebido em prol da preservação ambiental e patrimonial com o objectivo do desenvolvimento local em termos de sustentabilidade do território, apenas lamentando que muitos dos projectos não sejam aprovados do ponto de vista financeiro, o que torna impossível ou muito morosos a concretização de alguns projectos de requalificação e valorização de muitos espaços públicos do concelho que muito contribuiriam para a melhoria da actividade turística.

Clicar para aceder ao website do projecto


A Via Nova, em especial o traçado entre o lugar de Via Cova, Amares e Baños de Rio Caldo, Lovios, constitui um monumento excepcional, um património científico, cultural, pedagógico e turístico único. A possibilidade de percorrer o caminho romano, ao longo de quilómetros, quase sem interrupções, os extensos troços de calçada, a quantidade invulgar de miliários, as ruínas de pontes sobre rios caudalosos, as pedreiras de onde se extraíam os miliários, a visibilidade da via para a envolvente, o contexto paisagístico em que se insere, formam um recurso notável. A quantidade de miliários concentrados neste tramo da Via Nova, sem paralelo noutras áreas do Império Romano, a floresta que os envolve, suscitam uma magia extraordinária, resumida por uma arqueóloga italiana, da Universidade de La Sapienza de Roma, numa feliz expressão: “Foresta di Migliari”. Para valorizar este património várias entidades, lideradas pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, apresentaram ao Programa Interreg IIIA o Projecto “A Geira na Serra do Gerês

Através deste Projecto pretende-se que a via romana, enquanto expressão de identidade cultural colectiva e testemunho vivo de um passado longínquo, possa ser fruída não apenas pela comunidade científica e elites mais cultas, mas também por diferentes e mais amplos grupos de visitantes, incluindo turistas interessados pela História, Património e Cultura da região.

Para que o património seja reconhecido como uma mais valia e um recurso que pode e deve ser gerido de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentado das sociedades, é necessário construir equipamentos culturais, oferecer percursos históricos complementares e produzir informação em diversos suportes divulgativos.

Nesta perspectiva, o projecto Geira na Serra do Gerês foi desenhado para se desenvolver em duas fases.
Na primeira fase coexistem diversas linhas de trabalho: limpeza do caminho; estudo exaustivo dos percursos e zonas envolvente; levantamento topográfico do traçado da via e faixas marginais de protecção com pelo menos 50 m. de largura, à escala 1:1000; elaboração do Plano Director de Salvaguarda da Geira; projecto de construção da passagem hidráulica em estrutura de madeira, junto da ponte de S. Miguel; montagem de uma página Web e desenvolvimento de uma aplicação multimedia (CD-ROM); edição de folhetos e roteiros; sinalização do percurso. Paralelamente serão elaborados estudos e projectos nas especialidades de arquitectura, arqueologia, engenharia, paisagismo, turismo histórico-cultural e educação ambiental.
Numa segunda fase o eixo fundamental do projecto assenta na construção de um Museu polivalente, em que se destaca um núcleo central em S. João do Campo, uma Galeria para miliários na Portela do Homem, e pontos de sinalética nas portas dos concelhos de Amares e de Terras do Bouro.

Fonte do texto: Câmara Municipal de Terras de Bouro

Sem comentários: