domingo, agosto 19, 2007

Vias Romanas do Noroeste português serão candidatas a Património Universal da Humanidade, da UNESCO.


"A Câmara Municipal de Terras de Bouro está a lançar os alicerces para apresentar a candidatura das Vias Romanas a Património Mundial da Humanidade. O projecto ainda não está completo e, por sugestão da próprio UNESCO, deve ser alargado aos concelhos portugueses e espanhóis por onde passam as também conhecidas como Vias Atlânticas e cujo destaque é a Geira Romana. O presidente da Câmara de Terras de Bouro, António Afonso, recorda que «já foram feitas a limpeza, a recuperação e instalada a sinalética, foram editados roteiros e vídeos e criados o Museu da Geira e a Galeria dos Miliários».

Recorde-se que recentemente o município de Terras de Bouro foi contemplado com a atribuição do prémio de turismo, na área do ambiente, pela candidatura do projecto "A Geira na Serra do Gerês". O autarca reconhece que «é muito difícil apresentar uma candidatura a património da Humanidade porque os critérios são muito rigorosos», mas revelou que «há uma equipa em permanente diálogo com a UNESCO para que todos os passos possam ser bem dados».

Em cima da mesa está também a possibilidade de pedir o alargamento da área já existente como património da Humanidade, as ruínas auríferas "Las Medullas", de modo a o incluir o traçado romano que liga Braga a Astorga, na Galiza. António Afonso reforça a ideia de que a recente distinção é o «reconhecimento dos projectos que a autarquia tem concebido em prol da preservação ambiental e patrimonial com o objectivo do desenvolvimento local em termos de sustentabilidade do território». O autarca lamenta, no entanto, que «muitos dos projectos não sejam aprovados do ponto de vista financeiro, o que torna impossível ou muito morosos a concretização de alguns projectos».

Via sinalizada em Vila Verde
A Via XIX, itinerário de Antonino entre Bracara Augusta (Braga) e Lucus Augusti (Lugo) vai contar com sinalética nova que depois de pronta irá permitir o início de visitas até ao final do ano da via romana. Depois da fase de descoberta e definição do traçado, cumpre-se ainda a fase de limpeza, em alguns municípios, e aguarda-se a instalação da sinalética, concepção de materiais promocionais e início das visitas. «A maioria dos parceiros já recuperou e limpou a via, faltando apenas a alguns concluir esse processo», avança Adélia Santos, arqueóloga e responsável pelo Gabinete de História de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila Verde. Em Vila Verde a limpeza está concluída. «Logo que os restantes parceiros concluam o processo, o que deve acontecer em breve, inicia-se a fase de abertura do concurso público para instalação da sinalética»."

Pedro Antunes Pereira


Fonte: Jornal de Notícias - 19-08-007

Sem comentários: