quarta-feira, outubro 10, 2007

3ª Marcha dos Fortes percorre os concelhos de Loures, Sobral de M. Agraço e Arruda dos Vinhos. Organização do CAAL e Câmara de Loures, dia 13 Outubro

"O CAAL (Clube de Actividades ao Ar Livre) organiza, mantendo a parceria com a Câmara Municipal de Loures, e integrando o Calendário Anual de Actividades da FPME, a 3ª Marcha dos Fortes® no dia 13 de Outubro de 2007.

Vai ser de novo uma grande jornada desportiva e lúdica, de convívio e evocativa, revivendo a História.

Embora já aperfeiçoada, continuamos a introduzir alternativas e melhorias ao percurso de forma a torná-lo ainda mais interessante e a passar por mais fortificações! Os Fortes da Feiteira e da Archeira em Torres Vedras, a Quinta de A-do-Guerra, a Patameira, a Gozundeira e o Forte do Alqueidão no Sobral de Monte Agraço, os Fortes da Carvalha e do Cego, e A-do-Mourão, na Arruda, o Forte da Aguieira e a Quinta do Morgado Lusitano em Vila Franca, o Forte de Mato da Cruz e o Serves em Loures, fazem parte do nosso itinerário.

O percurso será essencialmente em caminhos rurais, sem desníveis muito acentuados, por cumeadas e vales por onde andaram as invasões francesas e os aliados, e que proporcionará aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.

Esta actividade tem um total de 41,5km, inicia-se às 07h00 em Runa e termina às 19h15 em Bucelas, Loures, em plena Festa do Vinho e das Vindimas, onde está previsto um convívio no final, com uma refeição quente!

A Organização assegura Parqueamento dos automóveis na Escola Integrada de Bucelas.

O andamento é de caminhada, havendo 6 pontos onde se pode neutralizar. Assim, os participantes menos preparados ou menos "aventureiros", têm sempre a possibilidade de desistir, ou até neutralizar um ou outro troço, continuando em seguida!

Existem 4 locais de abastecimento onde a Organização assegura complementos alimentares (doces, fruta, água, etc.). Nestes pontos haverá paragens obrigatórias de 15 min, e num deles (almoço, onde será servida uma refeição ligeira) a paragem é de 45 min.

Além de abastecimento estes pontos também servem de descanso. Contudo, aconselhamos os companheiros a levar uma mochila pequena e leve com os seus pertences e os alimentos mínimos indispensáveis a um dia de caminhada.

O ritmo da marcha é assegurado por membros da Organização do nosso Clube, devidamente identificados, de forma a garantir os horários previstos. Nenhum participante os poderá ultrapassar.

Esta é mais uma organização do CAAL, em parceria com a Câmara Municipal de Loures e com o apoio C.M. do Sobral de Monte Agraço, da C.M. de Arruda dos Vinhos e da Junta de Freguesia de Runa. As Câmaras do Sobral de Monte Agraço e de Arruda dos Vinhos organizam para os seus munícipes transporte próprio para esta actividade.

Para os companheiros de fora de Lisboa, ou para os que o desejarem, a Organização assegura na noite de 12, Sexta, a pernoita na Escola Integrada de Bucelas, com duches, sanitários e estacionamento. É assegurado pela organização o transporte entre Bucelas - partida às 05h30 do Largo Central, junto à Rodoviária - e Runa, onde se dá o início da actividade."


Consultar Regulamento, Perfil Topográfico e Tempos de Passagem


Informações e inscrições:
Até 3 de Outubro
Actividade e convívio - 11€; Só Actividade - 7€

CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre
Tel: 21 778 83 72 Fax: 21 778 83 67
email: caal@mail.telepac.pt

Câmara Municipal de Loures
Tel: 21 984 87 31
email: divisaodedesporto@cm-loures.pt


Fonte do texto e imagem: CAAL (Clube de Actividades ao Ar Livre)


Em 2006 (14 de Outubro) a 2ª Marcha dos Forte contou com 284 participantes e 36 elementos da organização.


Sem comentários: