quarta-feira, outubro 10, 2007

Caminhada Ovar de Lés-a-Lés, dia 28 de Outubro, organizada pela Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS


A Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS – Atletas Fim de Semana, de Ovar, organizam dia 28 de Outubro a Caminhada "Ovar de Lés-a-Lés".

Os Caminheiros AFIS convidam todos os amantes do convívio ao ar livre, dos passeios pela natureza e dos que gostam de conciliar património paisagístico com património cultural, a participarem nesta Caminhada.

Ao longo de 34 quilómetros, os caminheiros ligarão a freguesia de Esmoriz à sede do Concelho, com passagem por Cortegaça, Maceda, Arada, S. João, S. Vicente de Pereira e Válega. Um mergulho global em inúmeras realidades desconhecidas do concelho de Ovar, da sua história, do seu património cultural e paisagístico, das suas gentes, das suas culturas e tradições.

Clicar para ampliar

Uma viagem que tanto pode ser encarada do ponto de vista etnográfico, abordando as artes ligadas ao mar e à pesca ou a ruralidade marcada pelos ciclos da terra e as actividades agrícolas, como de sensibilização para os problemas de natureza ambiental, do avanço da mar à desflorestação ou à desertificação das zonas mais isoladas e afastadas do litoral. Uma caminhada à escala global que tanto evidenciará a disparidade de estilos arquitectónicos, como as diferenças paisagísticas dum concelho com uma traça urbana diversificada e intimamente ligada à floresta, à ria e ao mar.

Um passeio que constituirá uma oportunidade única de contacto com uma realidade comum ligada aos locais de culto religioso, às festas e romarias e às tradicionais “rusgas”. E também uma experiência que, independente da dificuldade inerente à distância em causa, será uma forma privilegiada de convívio, de partilha de conhecimentos, de reforço do espírito de grupo e da amizade entre todos os participantes.

Local de partida: Estação da CP de Esmoriz
Hora: 8h00
Final da caminhada: previsto para as 17h30, na Sede do Clube AFIS Ovar.
Distância: 34 km
Duração: aproximada de 8h30m
O percurso é predominantemente plano e far-se-á integralmente por estrada.


Na Sede do Clube AFIS Ovar, a partir das 18h00, dar-se-á início ao Grande Convívio Anual dos Caminheiros AFIS, com múltiplas actividades:
  • projecção de fotografias que retrospectivam um ano de caminhadas,
  • o lançamento das actividades previstas para 2008,
  • celebrar-se-á a assinatura do Protocolo de Geminação com a Confraria Trotamontes,
  • proceder-se-á à entrega à CERCIVAR do valor apurado com a iniciativa da II Marcha Nocturna,
  • lanche, subordinado ao lema “leva do teu, come de todos”,
  • e muitas outras surpresas...


Consultar Regulamento da Caminhada

Inscrições e Informação (até dia 27 de Setembro)
TM: 919 769 955, 936 206 882 ou 969 531 844.
E-mail guido.enf.afis@sapo.pt.
www.caminheirosafis.blogspot.com
Pagamento de 3 € para pagamento do seguro desportivo.


Fonte do texto e imagem: Caminheiros AFIS [Joaquim Margarido]

Sem comentários: