quarta-feira, outubro 10, 2007

Caminhada "Pela Quinta da Serra, até ao Topo", na Serra de Montejunto, dia 14 de Outubro, organizada pela AMPCTV.

A Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras (AMPCTV) organiza dia 14 de Outubro a caminhada "Pela Quinta da Serra, até ao Topo" na Serra de Montejunto.

A caminhada conta com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval, a Àrea de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, e a Junta de Freguesia da Lamas do Cadaval.

Serra de Montejunto, com os seus míticos 666 metros de altitude, situa-se no coração da região Oeste, e é classificada como uma área de paisagem protegida de âmbito regional, Servindo de estrema entre o concelho do Cadaval e de Alenquer, é considerada por uns como um miradouro natural da região Oeste, e por alguns especialistas, como uma ilha de biodiversidade em aspectos de flora e fauna que servirá de palco para mais uma das nossas caminhadas.

Clicar para ampliar

Partimos do Centro de Interpretação Ambiental em Montejunto ao encontro do campo e da natureza. A Real Fábrica do Gelo (séc. XVII) é o primeiro objectivo, com os seus, tanques onde se produzia o gelo, e os poços para o seu armazenamento. Continuaremos por caminhos e trilhos ancestrais, que nos leva a observar, campos, que outrora sustentava as gentes e populações vizinhas.

Neste percurso iremos tomar contacto com uma mata de castanheiros a outros exemplares da floresta mediterrânea. Após esta visita iremos passar por manchas de pinheiros e cedros até pequenos tufos de alecrim. Tome ainda atenção aos pequenos terrenos de cultivo (denominados por covões). Pode ainda observar a vertente Este da serra com a sua vegetação e a pedregosidade própria das serras calcárias. Aprecie também os pequenos núcleos de pinheiros. Na Penha do Meio-Dia pode observar os penhascos (local de nidificação de aves), as povoações e a planura que se estende até ao mar).

Iremos ainda, no decorrer do nosso percurso observar uma pequena lagoa permanente. Iremos subir até ao topo da serra, logo no início poderá apreciar nova mata de castanheiros, e ao começar a subir tomará contacto com um pequeno pinhal, devastado pelo último incêndio. Durante a subida estará no reino da pedra calcária. Passaremos ainda pelo miradouro natural do Moinho do Céu. Retomaremos o nosso caminho ultrapassando as penhas do Relvio, com destino ao topo da Serra.

Ao atingir o topo da serra de Montejunto deparará com os conventos Dominicanos, a par de um emaranhado de antenas pouco estéticas. Aqui, no topo, estenda o olhar em seu redor. A Sul a descida abrupta até à planície; ao longe pode observar o leve ondular das colinas até ao rio Tejo, com realce para a chaminé vulcânica de Meca. A Este a planície cravejada de eucaliptais. A Oeste os vales cultivados, o planalto das Penhas do Relvio e, mais além, outra vez os eucaliptos quase até ao mar; com um pouco de sorte pode observar o Cabo Carvoeiro e as Ilhas Berlengas. A Norte ficam os alcantilados do Moinho do Céu e as fragas da Penha do Meio-Dia. Em baixo o local de onde partiu.


Ponto de Encontro: Centro de Interpretação Ambiental, situado nas traseiras do quartel da FAP em Montejunto (9h30)
Partida: 10h00m
Duração: 5 horas
Distância: 14 km
Grau Dificuldade: Médio
Tipo: Percurso Circular

Concelhos Abrangidos: Cadaval e Alenquer
Freguesias: De Lamas e do Vilar


Inscrições:
Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras
Email: ampctv@gmail.com
Telm.: 96 984 13 10


Fonte do texto e imagem: Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras

Sem comentários: