terça-feira, outubro 30, 2007

Caminhada "Rota do Inverno", em Várzea da Serra (Tarouca), dia 4 de Novembro, promovido pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

No próximo dia 4 de Novembro a Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, realiza a "Rota de Inverno", trata-se do último percurso agendado para este ano, com concentração dos caminheiros junto aos ginásios House of Fitness e Womanfit (apoiantes deste evento), na Urbanização da Ortigosa.

Os caminheiros deverão levar viatura para deslocação ao local de partida da caminhada (quem não tiver, poderá ser transportado em viaturas de elementos da organização), pois este percurso inicia-se junto à Capela de Stº. Antão (freguesia de Várzea da Serra - concelho de Tarouca), local onde o grupo se reúne depois de sair de Lamego.

Nesta altura os pedestrianistas seguem em direcção às antigas minas de Tarouca, que à data não passam de memórias do passado e da indústria existente naquela região. Visitadas as ruínas mineiras, o grupo dirige-se para a pitoresca aldeia serrana de Almofala, por caminhos de terra batida, alcatrão e até a corta-mato. Antes de chegar à aldeia é possível deslumbrar o pequeno santuário de Nª Senhora da Sorte.

Clicar para ampliar

Em Almofala, pode ser visitada a Igreja Matriz da Aldeia, para depois prosseguir viagem, orientados pelas margens do rio Varosa. É junto às águas calmas deste rio que o grupo fará uma pausa para merendar, num local próprio para o efeito, podendo apreciar o enquadramento natural do vale.

Com as forças restabelecidas é altura de rumar a Bustelo, outra típica aldeia serrana, e a partir daí subir novamente às minas de Tarouca para finalmente chegar ao fim deste percurso (mesmo local da partida).


Programa:
9h00m - Reunião do grupo junto aos ginásios House of Fitness e Womanfit, na Urbanização da Ortigosa.
9h15m – Início do deslocamento (em viatura própria) até à Capela de Stº Antão em Várzea da Serra.
10h00m – Inicio do percurso
10h30m – Passagem pelas Minas de Tarouca
11h30m – Passagem por Almofala
12h30m - Merenda
14h00m – Chegada às viaturas e sessão de alongamentos orientada.


Inscrições e informações:
António Machado
Telf: 968 759 955
E-mail: antonio.pereiramachado@gmail.com


Fonte do texto e imagem : secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

Sem comentários: