quarta-feira, outubro 31, 2007

Parabéns ao escritor Valter Hugo Mãe pela atribuição do Prémio Literário José Saramago, de 2007

Endereço os meus Parabéns ao escritor, meu conterrâneo (vilacondense), Valter Hugo Mãe por ter granjeado há uns dias atrás o relevante Prémio Literário José Saramago, atribuído pela Fundação Círculo de Leitores, pelo romance "O Remorso de Baltazar Serapião".

Este livro publicado em 2006 pela QuidNovi, e que teve vida breve em livraria, foi escolhido por unanimidade pelo júri. O escritor José Saramago teceu diversos elogios a este romance, expressando que o «livro é um tsunami linguístico, estilístico, semântico, sintáctico. Um tsunami no sentido do impacto, da força. Deu-me a sensação de estar a assistir a uma espécie de parto da língua portuguesa. O livro constitui uma revolução e tem que ser lido, porque traz muito de novo e fertilizará a literatura» José Saramago aludiu ainda que «valter hugo mãe louvou a expressão escrita da palavra, e abandonou a parafernália sinalética, portanto, tudo o que é supérfluo. É um livro que subverte».

Valter Hugo Mãe nasceu em 1971 na cidade angolana de Henrique de Carvalho e vive em Vila do Conde desde o final da adolescência. A nível do romance estreou-se em 2004 com "o nosso reino" editado pela Temas & Debates. Tem publicados nove livros de poesia, entre os quais, "três minutos antes da maré encher", "a cobrição das filhas", "útero", "o resto da minha alegria", "livro de maldições" e "pornografia erudita".


p.s: O engraçado desta atribuição é que o Prémio distingue autores até aos 35 anos, e o Valter já tem 36 anos [Estou a ser mauzinho, Valter ;) ] São efeitos colaterais do envelhecimento da população portuguesa. O prémio jovem agricultor vai até aos 50 anos, o do jovem escritor perspectiva-se que se estenderá, pelos menos, até aos 40. Bem, o Secretário de Estado da Juventude (Laurentino Dias) tem só 53 anos!

Sem comentários: