domingo, outubro 21, 2007

Parque Internacional Gerês-Xurés vai-se consolidando

Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés

O Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés criado em 21 de Julho de 1997 é constituído pelos territórios do Parque Nacional da Peneda-Gerês (criado em 1971) e do Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés (criado em 1993). A sua criação visou congregar meios humanos e materiais para tornar mais eficiente a protecção, preservação e valorização dos recursos naturais e patrimoniais dos respectivos Parques, em especial das zonas de fronteira. Isto tem sido levado a cabo através do estabelecimento de normas e medidas similares ou complementares, da promoção de projectos e acções conjuntas, da incentivo ao turismo ecológico e ao uso público dos espaços, ou do fomento políticas de desenvolvimento social, económico e cultural.



Constituição do Parque Internacional Gerês-Xurés

Um outro propósito que assistiu à génese deste Parque Transfronteiriço foi a sua conversão futura num Parque Internacional. Ora volvida uma década esse desígnio será concretizado, impondo a este Parque (Parque Internacional Gerês-Xurés) novos patamares de jurisdição e de acção, bem como de responsabilidade e incumbências sócio-económicas, culturais e ambientais. Pretende-se que o raio de actuação não se concentre sobretudo nas áreas transfronteiriças mas abranja efectivamente os 100 mil hectares que constituem este Parque Internacional, que será o maior parque internacional da Europa.

No passado dia 19 de Outubro os governos espanhol e português representados pelos respectivos secretários de Estado do Ambiente, assinaram um convénio de colaboração para desenvolver um conjunto de acções, e aprovaram o regulamento da comissão de acompanhamento de constituição deste Parque Internacional. A esta comissão caber-lhe-á articular os planos de ordenamento e de actividades das duas áreas protegidas, desenvolver um programa integrado de monitorização e gestão da biodiversidade do Parque, promover a divulgação do património natural do parque, efectuar candidaturas a programas regionais de financiamento, e criar de uma página comum na web.

Este acontecimento decorreu edifício da antiga fronteira da Portela do Homem, a par das comemorações dos 10 anos da formação deste parque transfronteiriço. Incluiu uma caminhada pela Geira Romana na Mata de Albergaria, símbolo do Parque Transfronteiriço.

O secretário de estado português, Humberto Rosa, referiu que «sem a colaboração «entre os dois países não teria sido possível o repovoamento da cabra montês, nem a reintrodução do lobo ibérico na parte portuguesa», enquanto que o seu homólogo espanhol, António Serrano, recordou que a «natureza e a biodiversidade não reconhecem fronteiras, tornando-se necessário procurar mecanismos de defesa e conservação dos corredores ecológicos, que assegurem a conectividade e a sobrevivência das espécies e de suas populações, independentemente de quem sejam os gestores do território».

Os dois países estão também a ultimar legislação que contempla, pela primeira vez, a criação de espaços naturais transfronteiriços, pretensão fundamental para a criação do parque internacional. Se Serrano deu como prazo o final do ano para que a legislação esteja pronta a vigorar, Humberto Rosa disse apenas estar «para breve a aprovação pelo governo português».

Os responsáveis dos dois países visitaram ainda neste dia as instalações do Centro de Recuperação de Aves de Rapina e o Alimentador de Aves de Rapina, projecto desenvolvido com base nas receitas das portagens cobradas desde 1 de Junho naquela área protegida. A medida foi instituída para «impedir a "invasão" de veículos naquela área e assim preservar uma reserva biogenética de interesse mundial»



Candidatura ao Programa “Homem e Biosfera” e a Reserva Mundial da Biodiversidade da UNESCO

A comissão de acompanhamento de constituição do Parque Internacional, vai também preparar uma candidatura conjunta ao programa "O Homem e a Biosfera" da UNESCO, e a inclusão deste Parque Internacional como Reserva Mundial da Biodiversidade da UNESCO

O Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa referiu que o trabalho conjunto desenvolvido, na última década, pelos técnicos dos dois parques (o Nacional da Peneda-Gerês, em Portugal e o Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés) vai ser aproveitado. Adiantou ainda que a candidatura baseia-se no património biogenético e na recriação de trilhos antigos, nomeadamente os da Geira, a antiga estrada romana que ligava Braga e Astorga.

A recém Comissão engloba técnicos das Consellerias do Governo da Xunta da Galiza, representantes dos municípios da zona, dos dois parques e da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.



Candidatura ao PAN Parks da Europa

O director do Departamento Norte das Áreas Protegidas (que engloba, entre outros, o Parque Nacional da Peneda-Gerês), Henrique Pereira, apresentou um programa que passa por integrar o Parque Internacional Gerês-Xurés na rede europeia PAN Parks.

Os PAN Parks (Protected Area Network Parks) são uma rede de Parques Nacionais localizados em áreas mais periféricas ou empobrecidas da Europa. Esta rede iniciou-se em 1997 sob os auspicios do WWF (World Wildlife Fund) e tem como missão a defesa, preservação e valorização destes Parques Nacionais.



Texto elaborado com base em informações da agência Lusa veiculadas em jornais como o "Jornal de Noticias" ou o "Diário Digital"

Sem comentários: