domingo, outubro 21, 2007

Passeio pedestre“À Descoberta de Cogumelos Silvestres”, dia 27 de Outubro, na Serra da Maunça

A Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento Integrado da Floresta vai promover no próximo sábado, dia 27 de Outubro, um passeio pedestre, intitulado “À Descoberta de Cogumelos Silvestres”, a decorrer no Açor, inserido em plena paisagem da Serra da Maunça. Este evento tem como objectivo colher cogumelos, apoiado por uma vertente pedagógica, dando assim, a conhecer o património cultural e natural da região do Pinhal do Fundão aos participantes.

Para além desta data, este evento também vai decorrer nas seguintes datas: 10 de Novembro em Bogas de Baixo, a 17 na Malhada Velha e a 24 na Barroca. Nesta ultima data, vai decorrer o I Encontro Micológico do Pinhal do Fundão.

O percurso pedonal vai contar com a presença do Eng.º Gravito Henriques da DRAPC – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, que orientará os caminhantes pela escolha correcta dos fungos. Este acontecimento pretende instruir de forma pedagógica os transeuntes para uma correcta colheita de cogumelos. Depois desta experiência prática, os caminhantes poderão participar num almoço, que vai ter início pelas 12h e 30m, em que poderão ser degustados os cogumelos colhidos durante o percurso pedestre. Já a partir das 14h e 30m decorrerá uma palestra onde se vão expor e identificar os cogumelos, aconselhando a sua comestibilidade ou não.

A zona do Pinhal do Fundão é detentora de uma enorme variedade fúngica, podendo-se encontrar bonitos e saborosos cogumelos silvestres no seu habitat natural. Estes fungos representam um recurso de enorme importância para as comunidades locais. Embora a sua quantidade dependa das condições climatéricas, a apanha do cogumelo silvestre é uma actividade de âmbito familiar que se repete todos os anos e que vem enriquecer as receitas da nossa gastronomia regional.


Inscrições e informações:
Pinus Verde
Casa Redonda, Bogas de Cima
6230-140 Fundão
Tel.: 275 647 342
E-Mail: pinusverde@pinusverde.pt


Fonte: associação Pinus Verde

Sem comentários: