quinta-feira, outubro 11, 2007

Percursos da Natureza de Coimbra: cinco percursos pedestres implementados no município de Coimbra




Foram recentemente implementados no município de Coimbra os Percursos da Natureza de Coimbra. Trata-se de cinco percursos pedestres que contemplam múltiplos espaços: rurais, de serrania, semi-urbanos e urbanos.

Ao grande valor histórico-cultural de Coimbra, acumulado desde a Aeminium romana até aos nossos dias, associa-se um património natural de riquíssimo valor, constituído por um conjunto de locais muito diversificados sob o ponto de vista ecológico e paisagístico, determinados por factores naturais, nomeadamente, pela geomorfologia local, pela dinâmica do rio Mondego, pelos aspectos edafoclimáticos e pela posição de charneira de Coimbra, entre o Portugal Atlântico e o Mediterrânico. Bosques de carvalhos, matas ribeirinhas e paúis, enquadrados numa paisagem marcada, por vales, colinas e serras, aos quais se associam os parques e jardins da cidade, constituem o tesouro natural de Coimbra.

Estes espaços naturais têm desempenhado uma função determinante no domínio da conservação da natureza e da biodiversidade, ao servirem de suporte a muitas espécies hoje em dia ameaçadas.

Alguns destes espaços são um laboratório natural de uma vasta comunidade científica, da qual resultaram trabalhos de caracterização dos habitats e da ecologia de muitas das espécies. Muitos destes estudos desenvolvidos em locais como o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra exerceram uma forte influência sobre muitas outras áreas naturais e seminaturais: Reserva Natural do Paul de Arzila, Mata Nacional do Choupal, Mata da Geria, Mata Nacional de Vale de Canas, jardim e arboreto da Quinta das Lágrimas e jardins históricos de Coimbra.

A funcionalidade destes espaços naturais e seminaturais enquanto suporte da qualidade de vida das populações, conjuga-se com o potencial que detêm para a realização de actividades de educação e sensibilização ambiental.

É neste contexto que surgem os Percursos da Natureza de Coimbra que têm o seu desenvolvimento em diferentes biótopos e paisagens do território de Coimbra, permitindo aceder, através de cinco itinerários temáticos, a dezanove recantos do concelho possuidores de um inegável valor natural, alguns dos quais relíquias únicas do nosso património natural, histórico e cultural.

Proteger estes espaços, conhecer as suas espécies e desfrutar de algumas paisagens é um imperativo de sustentabilidade, essencial para a continuidade deste património e um passo determinante para a qualidade.
Os percursos foram implementados pela Câmara Municipal de Coimbra.

Percursos da Natureza de Coimbra:


Contactos:
Câmara Municipal de Coimbra
Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida
Oficínas do Algar
Carvalhais de Baixo
3040-658 Assafarge - Coimbra

Tel. 239 80 20 70 ; 239 43 74 17

E-mails:
geral@cm-coimbra.pt
luis.providencia@cm-coimbra.pt (Vereador Luís Providência)
joao.pardal@cm-coimbra.pt (João Pardal)


Fonte: Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: