quinta-feira, novembro 01, 2007

Passeio pedestre pela Geira Romana, no Gerês, dia 27 de Outubro, organizado pelos Amigos da Montanha

No dia 27 de Outubro, a secção de Pedestrianismo dos Amigos da Montanha organizou um passeio pedestre pela “Geira Romana”, no Gerês, uma antiga estrada militar que liga Braga (Bracara Augusta) a Astorga (Astúrica Augusta), construída presumivelmente no último terço do séc. I d.C.

Clicar para ampliar
Participaram nesta actividade cerca de 60 pessoas, que percorreram os 16 km do percurso sob um céu encoberto e temperatura ligeiramente baixa. A actividade início na freguesia de “Campo de Gerês”, até Lóbios, já em Espanha, com final nas termas de banhos quentes. Aliás, muito quentes…

Ainda foi possível ver as ruínas da aldeia de Vilarinho das Furnas, pois o nível da água estava ligeiramente mais baixo que o normal, permitindo desse modo observar mais um local de interesse histórico de nível nacional.

Clicar para ampliar

Este traçado é especial, pois é extremamente rico em história romana, com quantidade invulgar de marcos miliários sem paralelo noutras zonas do Império Romano, além da riqueza natural do PNPG, com a possibilidade de percorrer o caminho, ao longo de quilómetros, quase sem interrupções, extensos troços de calçada, ver ruínas de pontes de madeira e de pedra sobre rios, ver mesmo restos das pedreiras de onde se extraíam os miliários, além da envolvente paisagística em que se insere, que formam um percurso notável.


Fonte do texto e fotos: Amigos da Montanha

Sem comentários: