sábado, dezembro 01, 2007

Câmara Municipal de Constância promove ciclo de Caminhadas 2008 na rede de Percursos Pedestres no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM)

A Câmara Municipal de Constância promove em 2008 nova edição dos "Percursos Pedestres de Observação e Interpretação da Natureza" guiados na rede de Percursos Pedestres no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) permitindo observar e interpretar as paisagens, a flora, a fauna, a geologia, assim como a relação Homem/Natureza.

Situado no Ribatejo, o concelho de Constância apresenta um património natural e histórico-cultural vasto, variado e característico de uma região que pode ser considerada, em termos naturais, como zona de transição entre o Alentejo e as Beiras. Para além dos percursos que estão à disposição de qualquer grupo, funcionando durante durante todo o ano mediante marcação prévia, durante 2009 irão ser realizados os seguintes:



26 de Janeiro
Descobrir as Aves da Lezíria
Início: Terra Fria – Montalvo (8h30) | Final: Constância
Distância: 8,5 km | Duração média: 4 h
Caracterização: Percurso que decorre na margem direita do rio Tejo, numa zona, embora dominada pela paisagem agrícola, ainda com um mosaico de habitats que a torna propicia para a observação da avifauna residente e migradora.


17 de Fevereiro
Em Busca do Carvalho-português
Início e Final: PASM
Distância: 7,5 km | Duração média: 3.30 h
Caracterização: Este percurso leva-nos por caminhos e trilhos do vale do Ribeiro de Vale de Mestre. Esta é uma zona onde ainda ocorrem alguns exemplares de Carvalho-português (Quercus faginea) e outras espécies de flora e fauna bastante interessantes.


30 de Março
Caminho da Pereira
Inicio: PASM | Final: Pereira
Distância: 8 km | Duração média: 3.30 h
Caracterização: Percurso que decorre entre o Parque Ambiental e a pequena povoação da Pereira, numa zona de paisagem florestal e agro-florestal com alguns cursos de água de carácter intermitente.


20 de Abril
Formas, Cores, Aromas … e Saberes
Inicio e Final: Junto ao Pavilhão Desportivo de Constância.
Distância: 6 km | Duração média: 3 h.
Caracterização: Percurso bastante panorâmico que decorre na encosta da margem esquerda do rio Zêzere. Esta zona, embora fustigada pelos incêndios, apresenta ainda locais com elevada diversidade biológica, nomeadamente fitodiversidade. Muitas das espécies de flora existentes continuam a ser utilizadas pelas populações locais.


25 de Maio
Vale de Caldelas
Início: Estrada das Bicas | Final: Caniceira
Distância: 7,5 km | Duração média: 3:30 h
Caracterização: Percurso que decorre numa zona marcadamente agro-florestal, onde ainda subsistem montados de sobro com a presença de carvalho-negral, e onde podemos encontrar cursos de água de carácter intermitente, com a sua vegetação característica.


21 de Junho
Percurso Nocturno A Natureza na Noite
Início e Final: C.C.V. – Parque de Astronomia.
Distância: 5,5 km | Duração média: 2:30 h
Caracterização: Percurso que decorre na encosta sobranceira ao rio Zêzere. Orientando-nos pelas estrelas, vamos tentar observar algumas das criaturas da noite (morcegos e pirilampos), escutar o som da coruja e seguir o rasto dos javalis.


19 de Outubro
Percurso Pedestre “Constância Passo a Passo”
Ponto de Encontro: Parque Ambiental de Santa Margarida - 10h00
Percurso de um dia onde terá oportunidade de conhecer a natureza e cultura do concelho, assim como a natureza extraterrestre… Inclui: almoço, travessia do Tejo de barco, visita ao Museu dos Rios e sessão de astronomia no Centro Ciência Viva.


8 de Novembro
Percurso Pedestre de Observação e Interpretação da Natureza “À Descoberta da Ribeira de Alcolobre”
Ponto de Encontro: Parque Ambiental de Santa Margarida - 08h45.
Percurso algo exigente do ponto de vista físico, devido ao terreno acidentado. Decorre numa zona onde o sobreiral, o montado de sobro e o olival tradicional ainda marcam a sua presença. Mas o grande ponto de interesse é a ribeira de Alcolobre que corre num vale profundo e rochoso, apresentado uma galeria ripícola bastante bem conservada.

14 de Dezembro
Percurso Pedestre de Observação e Interpretação da Natureza “Constância Ribeirinha”
Ponto de Encontro: Posto de Turismo de Constância – 09h30
Percurso que decorre na zona ribeirinha de Constância, junto aos rios Tejo e Zêzere. Neste pequeno percurso vamos descobrir quais são as aves que escolheram o rio para passar o Inverno e como as árvores se protegem do frio.



Informações e Inscrições :
Parque Ambiental de Santa Margarida
Tel.: 249 736 929
E-mail: parqueambiental@cm-constancia.pt

http://www.cm-constancia.pt



Todos os percursos requerem inscrição prévia.


Fonte: Câmara Municipal de Constância


Sem comentários: