terça-feira, janeiro 22, 2008

39º Passeio Pedestre Rota do Imperador Carlos V, dia 3 de Fevereiro, em Jarandilla de la Vera (Espanha), organizado pelo Município de Proença-a-Nova

39º Passeio Pedestre Rota do Imperador Carlos V

3 de Fevereiro
Jarandilla de la Vera (Espanha)


Local de concentração: junto ao Auditório Municipal de Proença-a-Nova (4h45)

Este passeio pedestre de Fevereiro associa-se ao grande evento anual em Jarandilla de la Vera (Espanha) dedicado ao Pedestrianismo. O Passeio, com cerca de 3h de caminhada, 10km de distância, linear e de grau de dificuldade baixa, é a "Ruta del Imperador", dedicada ao Imperador Carlos V, que celebra, este ano, 450 anos da sua morte. Este caminho foi o mesmo que Carlos V realizou desde Jarandilla de la Vera até ao Mosteiro de Yuste, em 3 de Fevereiro de 1557, o último trajecto desde um longo percurso que efectuou desde 5 de Outubro de 1556 de Laredo, junto ao Mar Cantábrico, até ao mosteiro de Yuste.

Clicar para ampliar

O programa desse dia encontra-se disponível no Posto de Turismo de Proença-a-Nova, e comprenderá representações teatrais, muita animação, e o próprio percurso. Não esqueça o calçado prático e roupa apropriada (aconselha-se a levar uma muda de roupa para qualquer eventualidade). Cada participante deverá levar um pic-nic (que poderá ficar no autocarro) pois a chegada a Proença-a-Nova está prevista por volta das 22h00. Este passeio deverá ser pago no acto da inscrição correspondendo, apenas, ao custo do transporte. As inscrições, limitadas a 50, deverão ser efectuadas até ao dia 1 de Fevereiro (limite máximo de inscrição).

Esta Rota é um ameno percurso para desfrutar da natureza de Vera, onde nos podemos deleitar com o fragor do canhão do rio Jaranda no começo do nosso percurso, ao sair de Jarandilla de la Vera, e desfrutar das maravilhosas vistas da serra. Observaremos pequenas plantações de pimento e tabaco, bem como de figueiras, oliveiras, cerejeiras, e tampouco faltarão carvalhos, brezos ou jaras.



Aldeanueva de la Vera, será o segundo 'pueblo' que atravessaremos, onde nos poderemos refrescar na peculiar e afamada fonte dos Ocho Caños. Desde a ponte el Tejar desfrutaremos do canhão do rio Guachos onde os pinheiros, amieiros, freixos e choupos nos envolverão num suave abraço.
Cuacos de Yuste, perto do fim do itinerário, onde a sua arquitectura típica é um autêntico deleite para a vista e os sentidos, foi declarada Conjunto Histórico-Artístico. Na subida ao Mosteiro de Yuste passaremos pelo cemitério Alemão.

Clicar para ampliar


Contactos:
Município de Proença-a-Nova
Largo Dr. Pedro da Fonseca
6150-518 Proença-a-Nova

Tlf: 274 670 000
Fax: 274 672 697
Tlm. 939623269

geral@cm-proencanova.pt


Sem comentários: