quarta-feira, janeiro 02, 2008

Inauguração do Trilho pedestre "Castelo da Furna", no concelho de Valença, dia 12 de Janeiro

A Câmara Municipal de Valença inaugura o trilho pedestre “Castelo da Furna”, com a distância de 14 Km's, no próximo sábado, 12 de Janeiro, no âmbito da Rede Municipal de Trilhos Pedestres de Valença.

O ponto de encontro está marcado para a Casa da Cultura de Taião, às 9h30 e o inicio da caminhada para as 10h sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas e 30 minutos.

Os primeiros pontos de interesse começam mesmo ali na Casa da Cultura que alberga um museu rural serrano onde se guardam objectos ligados à agricultura, pastorícia e exploração mineira do volfrâmio. Nas proximidades é possível observar vários sarcófagos (sepulturas escavadas na rocha).

O percurso encaminha-se pela encosta da serra de São Lourenço, com passagem pelos vários núcleos de gravuras rupestres, até alcançar os aglomerados de casas graníticas de Melim e Quebrada, já na freguesia de Sanfins. Daqui o trilho segue até à Furna, pelos vastos montes, onde domina a pastorícia de cavalos garranos, semi selvagens e de cabras.

Já na Furna é possível observar o imponente aglomerado rochoso e as marcas do que foi um castelo medieval natural. A magnitude do espaço, as inúmeras saliências das formações rochosas, as grutas, os pontos de interesse arqueológico e as múltiplas lendas associadas fazem deste lugar um espaço de singular beleza. Do castelo restam apenas as marcas das traves nas rochas e as memórias históricas do que foi a sede do Julgado de Froião que abarcava Paredes de Coura e a parte norte de Valença, na época Medieval.

Os cavalos garranos são outro ponto de atracção deste percurso já na zona da Furna: “A magnitude do espaço, as inúmeras saliências das formações rochosas, as grutas, os pontos de interesse arqueológico e as múltiplas lendas associadas fazem deste lugar um espaço de singular beleza”, afirma o vereador do Turismo, Joaquim Covas, a respeito do castelo medieval natural.

De regresso ao trilho, pelas encostas da Serra de São Lourenço, é possível observar grande parte das serranias do Minho e do sul da Galiza, sempre acompanhados por grupos de garranos. O percurso desce a serra e é chegando a Taião de Baixo que nos deparamos com o mais significativo Relógio de Sol de Valença, mesmo junto a vários sarcófagos. Um Relógio de Sol muito ligado à vida desta aldeia serrana e onde se davam as horas por um corno de carneiro dai o nome de Horas do Corno. O percurso termina onde mesmo começou, junto ao Museu Rural de Taião.

Trata-se de um percurso de pequena rota, de características paisagístico-patrimonial, com um grau de dificuldade moderado e tendo por cota máxima os 622 metros no Castelo da Furna.



Ponto de Partida e Chegada: Igreja Paroquial de Taião
Concentração: às 9h30
Saída: às 10h
Distância: 14 Km's
Âmbito: Paisagístico-patrimonial
Grau de dificuldade: médio
Pontos de maior interesse: Castelo Natural da Furna, Aldeia de Quebrada (Sanfins), núcleo urbano de Taião e gravuras rupestres
Ponto mais alto: Castelo da Furna a 622 mts de altitude
Duração estimada do percurso: 4h30


Inscrições e informações:
Câmara Municipal de Valença
Tf. 251 800 330
cm-valenca@cm-valenca.pt





Com a inauguração do trilho pedestre “Castelo da Furna” conclui-se a 1ª Fase do programa da Câmara Municipal de Valença, no âmbito da Rede Municipal de Trilhos Pedestres, iniciado, no passado ano, e que já soma cerca de 65 km de caminhos classificados e sinalizados no concelho.

Foram inauguradas seis rotas pedestres:
  • 29 de Setembro de 2007 - Via Romana (14,3 km)
  • 12 de Outubro - Veiga da Mira (4,6 km)
  • 27 de Outubro - Monte do Faro (8 km)
  • 10 de Novembro - Entre Mosteiros (11,9 km)
  • 23 de Novembro - Ínsua do Crasto (12 km)
  • 12 de Janeiro de 2008 - Castelo da Furna (14 km)

“A rede de trilhos é uma aposta da autarquia na criação de uma nova actividade de lazer/desporto nas zonas mais rurais e de montanha do concelho, onde os valores patrimoniais edificados e de natureza proporcionam percursos cativantes”, expressou o vereador do Turismo, Joaquim Covas. Alguns destes novos percursos avançam por caminhos antigos com grandes marcas histórico-culturais, como o Trilho da Via Romana e o Entre Mosteiros, que atravessam os Caminhos de Santiago.

Todos os trilhos de divulgação da história de Valença, situada no Noroeste peninsular, na linha de fronteira entre Portugal e Espanha, estão devidamente sinalizados, com a sinalética normalizada e indicada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), havendo guias com todas as características técnicas, de cada um dos percursos. De acordo com o autarca, já está em andamento a preparação de uma segunda fase do projecto que compreenderá mais um conjunto de circuitos.


Fonte: Câmara Municipal de Valença

Sem comentários: