sábado, dezembro 15, 2007

Passeio pedestre "Trilho dos Canos de Àgua" no dia 6 de Janeiro, na Serra de Santa Luzia, no âmbito das "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Passeio pedestre "Trilho dos Canos de Água" no dia 6 de Janeiro de 2008 na Serra de Santa Luzia, concelho de Viana do Castelo.


Localização: Serra de Santa Luzia - Viana do Castelo
Tipo de Percurso: Trilho circular (PR sinalizado)
Início e fim: Junto (em frente) à Igreja de St Luzia
Hora de Partida: 9h30
Distância percorrida: 10 km
Duração aproximada: 3h30 (+ tempo de Almoço)
Grau de dificuldade: Fácil




Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com


Roteiro da caminhada:
O “Trilho dos Canos de Água percorre a zona sul da Serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Trata-se de um percurso pedestre sinalizado (PR 9), que foi implementado, em meados de 2003, pelo Grupo de Montanhismo de Viana do Castelo.

O percurso tem início no miradouro em frente da Igreja de Santa Luzia, aonde se encontra um painel alusivo ao percurso. Logo daí podemos observar uma das mais belas panorâmicas costeiras de Portugal, avistando-se no nosso horizonte Viana do Castelo, a costa atlântica, o vale do Rio Lima e áreas envolventes.

Segue-se por caminhos florestais, maioritariamente a descer, na direcção Norte, até chegarmos a dois arcos de pedra, os designados Arcos do Fincão. No parte superior destes passam canos de água, que é captada em minas da serra e que continuam ainda hoje a aprovisionar depósitos de Viana. Prosseguimos caminhando por cima dos respectivos canos de água, e em breve passaremos por um moinho e antigas minas de águas abertas na rocha.

Foto do dia de inauguração do percurso -
26 de Julho de 2003 pelo Grupo de Montanhismo de Viana do Castelo.

O caminho, efectuado ainda por cima dos canos de água passa a ser ascendente e mais à frente podemos ver as ruínas da “Azenha Velha” (e, em tempo de chuva, uma queda de água). Passamos pelo lugar de S. Mamede (freguesia de Areosa), com a sua capelinha onde no mês de Agosto se realiza a Festa do Mel. Umas centenas de metros vemos uma indicação da existência nas imediações de uma capela “Aldeia Velha”, hoje em ruínas, local da origem do povoado de S. Mamede.

Passa-se junto do marco geodésico da “Bouça do Frade” até se chegar ao “Alto do Frade”, onde no edifício aí abandonado, foi projectada a instalação de um posto de controle aéreo durante a 2ª Grande Guerra - Casa do Radar (casinha dos aviões). No piso superior deste edifício desfruta-se de uma bela panorâmica sobre a cidade de Viana e o vale do Rio Lima.

O caminho florestal é agora descendente até se chegar à casa florestal da Carreira de Tiro, local onde existe um novo miradouro com vista sobre o mar. Passa-se depois junto da “Citânia de Santa Luzia”, que é conhecida localmente por “Cidade Velha”. Trata-se de um dos castros mais conhecidos e importantes (proto-história e romanização) do Norte de Portugal.

Prossegue-se até chegarmos de novo à Igreja de St Luzia, final deste percurso. No seu zimbório, podemos admirar mais um belo quadro paisagístico do litoral minhoto.




Recomendável levar botas de montanha, impermeáveis e água.
Levar almoço-volante.





As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com).

Clicar para ampliar



Saber mais sobre as "Caminhadas no Litoral Minhoto"

Sem comentários: