quarta-feira, janeiro 23, 2008

"Rota do Entrudo", em Lazarim, em Lamego, dia 3 de Fevereiro, promovida pela Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

A Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego promove dia 3 de Fevereiro, Domingo, a "Rota do Entrudo", em Lazarim.

Realizar esta rota é uma excelente oportunidade para apreciar paisagens de cortar a respiração, aproveitar para conhecer a freguesia de Lazarim e a sua famosa celebração do Entrudo e ainda conhecer o que de melhor o concelho de Lamego tem para lhe oferecer.

Este percurso terá início em Mazes, aldeia bem escondida na serra, onde ainda é possível sentir a simplicidade e a rusticidade da vida no campo, apreciar as ruelas e as gentes daquele local. Aqui será possível visitar uma série de moinhos e cascatas ao longo de uma das muitas ribeiras que enriquecem aquele lugarejo e que proporcionam excelentes momentos fotográficos. Depois o percurso sobe em direcção ao topo da serra e no caminho é possível apreciar belas paisagens à medida que nos aproximamos da Aldeia de Várzea da Serra, que será admirada à distância.

Este percurso proporciona a passagem por regatos e ribeiros que aumentam a sensação de proximidade do caminheiro com a natureza. Ao começar a descida da serra inicia-se a 2ª parte do percurso, que nos levará até Lazarim, local onde se poderá sentir a azáfama dos preparativos para as tradicionais festas do Entrudo daquela freguesia. Em Lazarim, a rota seguirá para montante ao longo de um ribeiro que encaminhará os caminheiros novamente à aldeia de Mazes, para daí regressarem a Lamego.

Este percurso tem uma distância de aproximadamente 9 Km e um Grau de dificuldade Médio baixo (alguns desníveis e zonas com piso húmido).


Clicar para ampliar

Programa:
9h00 – Reunião do grupo no ginásio House of Fitness (apoiante deste evento), na Urbanização da Ortigosa
9h10 – Briefing ao grupo
9h30 – Inicio do deslocamento (em viatura própria) até à aldeia de Mazes
10h15 – Inicio do percurso em Mazes
12h30 – Paragem para merendar
13h15 – Paragem em Lazarim
14h30 – Chegada às viaturas e sessão de alongamentos orientada. Regresso a Lamego

Obs: a partir das 15:00h decorrerá um cortejo etnográfico em Lazarim pelo que o participantes deverão regressar a Lamego pela A24 no desvio de Parafita.

Mapa do Percurso


Contactos:
Clube de Ténis de Lamego
Urbanização Quinta de S.Vicente
Lote 36-A R/c Direito
5100 Lamego

Rui Ramos
Telf: 918 369 750
ruidramos@gmail.com


NOTA: Percurso adiado para 5 de Fevereiro



Fonte do texto e imagens: Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego

Sem comentários: