domingo, fevereiro 24, 2008

Blogue "Serra de Sintra" edita folhetos de percursos pedestres do Parque da Pena em Sintra


O Blogue "Serra de Sintra" começou recentemente a disponibilizar folhetos de percursos pedestres do Parque da Pena em Sintra, editados pelo próprio editor deste blogue, Rui Vasco Silva. Para já temos o "Percurso dos Lagos", num folheto muito bem concebido. Muitos parabéns por este trabalho meritório, e ficámos à espera de mais folhetos.



Segue-se o texto alusivo recentemente publicado no blogue "Serra de Sintra":

"Em meados dos anos 80 um grupo de amigos resolveu passar para o papel um conjunto de percursos pedestres que na sua adolescência haviam "descoberto" em Sintra, publicando então folhetos relativos a 10 passeios um pouco por toda a Serra: do Parque da Pena à linha de costa Roca > Praia das Maçãs.

Os referidos folhetos são um notável trabalho, e um documento essencial para se perceber a evolução dos espaços da Serra de Sintra nos últimos 20 anos. Mais do que isso: são uma prova de amor à Serra de Sintra e ao seu património.

20 anos mais tarde, e no contexto do trabalho que venho desenvolvendo aqui no Blog Serra de Sintra, resolvi editar um conjunto de folhetos exclusivamente dedicados ao Parque da Pena, com propostas de percursos pedestres intra-muros, pelos caminhos de terra mais esquecidos da Pena de Sintra.

Ao percorrer os caminhos que proponho, o visitante terá a oportunidade de apreciar a Pena em todo o seu esplendor e beleza natural (e edificada), e ao mesmo tempo poderá verificar o estado de abandono a que chegaram alguns dos seus espaços mais notáveis.

O primeiro folheto diz respeito à zona central da Pena, e ao percurso dei o nome de "Percurso dos Lagos", por iniciar no Vale dos Lagos e por passar por outros mais pequenos, como são: o Lago da Concha, o Lago da Preta (ou das Pretas), o Lago de Cascais e o Lago do Repucho.

A ideia é que todos os interessados façam descarga do ficheiro, que o imprimam em "frente e verso", dobrando em seguida em forma de triptíco.
Bom passeio!"

FOLHETO 1 - O PERCURSO DOS LAGOS
(clicar na imagem para aceder ao folheto)


Sem comentários: