terça-feira, fevereiro 12, 2008

Caminhada auto-energética


Aparelho gerador de Energia durante realização de Caminhada.


"Um grupo de pesquisadores do Canadá desenvolveu um dispositivo que gera eletricidade a partir do movimento dos joelhos de uma pessoa caminhando. O aparelho, concebido por Max Donelan, da Universidade Simon Fraser, de Burnaby, aproveita energia 'desperdiçada' pelo corpo: em cada passo, uma perna se acelera e depois se desacelera, usando energia para se mover e para frear.

É a energia natural da freada que é aproveitada. A partir desse conceito, Donelan e colegas elaboraram um aparelho que ajuda a perna a desacelerar, gerando energia praticamente sem nenhum esforço extra.

O princípio usado no gerador elétrico movido a caminhada é o mesmo que alguns carros híbridos usam para colher energia do freio. Com o dispositivo, um minuto de caminhada pode fornecer energia suficiente para um telefone celular funcionar por dez minutos, afirmam os cientistas. Eles publicam um estudo sobre o invento hoje na revista "Science".

Entre as aplicações que os cientistas imaginam que o dispositivo possa alimentar estão localizadores GPS portáteis ou próteses motorizadas. Donelan e os co-autores do trabalho publicado hoje já criaram uma empresa que pretende produzir membros artificiais.

«Há energia para colher de vários lugares do corpo, e é possível usá-la para gerar eletricidade», diz Arthur Kuo, engenheiro mecânico que participou do projeto. «O joelho é provavelmente o melhor lugar.»

O gerador apresentado no estudo na "Science" pesa 1,6 kg. Por causa disso, um usuário queima um pouco de energia extra para carregá-lo, mas nem nota se ele está ligado ou desligado ao caminhar, dizem os cientistas. É possível gerar um fluxo de 5 watts de energia ao caminhar com dois dispositivos, um em cada joelho.

Para o cientista Lawrence Rome, da Universidade da Pensilvânia, que comentou o trabalho de Donelan, o dispositivo é «extremamente esperto. Ele só liga a resistência ao movimento quando uma pessoa tenta frear, de forma que ele até ajuda». Os criadores do novo invento afirmam que o protótipo ainda é um pouco desajeitado, mas a parte geradora de energia em si mal pode ser percebida pelo usuário.

«Pretendemos aprimorar o aparelho para que ele se torne mais fácil de portar e ainda retenha as capacidades de coleta de energia», diz Kuo."


Fonte: Jornal da Ciência [Brasil] - 11-2-008

Sem comentários: