terça-feira, fevereiro 05, 2008

Ecopasseio em S. Pedro do Sul, dia 17 de Fevereiro, promovido pela associação "Amigos do Cáster"

A associação "Amigos do Cáster", de Ovar, organiza dia 17 de Fevereiro (Domingo) um Ecopasseio em S. Pedro do Sul.
O local de encontro é na Biblioteca Municipal de Ovar, às 9h00.


O convite é para conhecer a Rota do Castro do Banho que desenvolve-se sobranceira ao Rio Vouga e permite-nos entrar em contacto com áreas florestais, em que a espécie predominante é o pinheiro bravo, muitas vezes mesclado com carvalho (alvarinho e negral), bem como áreas agrícolas ladeadas por videiras. Ao longo do Rio Vouga, o amieiro, o salgueiro e o freixo são espécies possíveis de observar. Associado a esta paisagem, temos aves com o seu canto característico: cuco, melro, gaio, poupa, entre outras. Nas zonas húmidas, podemos visualizar diferentes espécies de anfíbios.

O percurso engloba três freguesias: duas no concelho de S. Pedro do Sul (Várzea e Serrazes) e uma no concelho de Vouzela (Vouzela).

Não vamos esquecer de passar nas Termas de S. Pedro do Sul que são consideradas como as mais frequentadas de toda a Península Ibérica e estão situadas na antiquíssima Vila do Banho ou Caldas do Banho.

Data do tempo dos Romanos as suas origens. Ao longo dos séculos teve considerável utilização e viu os seus edificios serem renovados de tempos a tempos. Nas últimas remodelações, em 1986, foi construído um novo balneário, designado por Centro Termal. Já o secular Balneário Rainha D. Amélia, tem sido recentemente objecto de uma recuperação e remodelação para fins de tratamentos, contemplando ainda um espaço cultural, núcleo museológico e auditório
O percurso tem grau de dificuldade médio e o horário previsto de chegada a Ovar é 18 horas.


Inscrições e informações:
E-mail: jmlralmeida@gmail.com
Telemóvel: 964738413 (Jorge Almeida)
Data limite de inscrições: 15 de Fevereiro

Taxa de inscrição:
Sócios – 9,00 Euros | Não sócios – 11,00 Euros
Inclui: Organização, transporte e seguro


Fonte do texto e imagem: Amigos do Cáster [Jorge Almeida]

Sem comentários: