segunda-feira, fevereiro 18, 2008

"Ferreirinha" inspira rede de caminhos durienses, sobretudo efectuados a cavalo, de bicicleta, e percursos pedestres


"A Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) tem em marcha um projecto que visa o desenvolvimento de uma rede de caminhos e rotas no Vale do Douro, maioritariamente não motorizados, que têm como base de inspiração a vida e a personalidade de D. Antónia Adelaide Ferreira, a "Ferreirinha", e que ao mesmo tempo aposta na certificação dos agentes, territórios, produtos e até ofertas de animação ligados ao turismo na região.

Várias possibilidades estão em aberto, mas destacam-se para já dois percursos-base, que darão origem a vários mais pequenos. O percurso regional ou percurso duriense, que vai de Vilar Formoso ao Porto, passando por várias aldeias históricas, património classificado, como as gravuras do Côa, e as antigas quintas propriedade da Ferreirinha. E o percurso internacional ou do exílio - um caminho que nos levará de Lamego a Vigo, com saída pelo Barroso (Peneda-Gerês), o esquecido «couto misto raiano», por onde a empresária fugiu com a filha, para Vigo onde embarquou para Londres.

Segundo Alberto Tapada, vice-presidente da AETUR, «a partir deste conceito associado aos percursos aposta-se num conjunto de outros pilares, que passam pela formação, certificação, qualidade e sustentabilidade da região duriense. O projecto está a ser alvo de uma candidatura a fundos comunitários, e implica um investimento global de 2,2 milhões de euros». Aquele responsável explica que «a aposta passará sobretudo por percursos a cavalo, de bicicleta e pedestres»

O projecto está a ser desenvolvido em parceria com a TÜV - uma multinacional alemã na área da certificação, a ERU - uma empresa belga que dirigiu a certificação do Centro Histórico de Bruxelas, a CIGA - uma jovem empresa de certificação ambiental, com sede em Vila Real. Note-se que «a certificação do pólo turístico Douro é a primeira certificação no que toca a pólos turísticos de regiões interiores em toda a Europa», refere, ainda Alberto Tapada."


Fonte do texto: Jornal de Notícias - 18-2-008

Sem comentários: