domingo, fevereiro 17, 2008

Nova edição dos “Dias Tranquilos” em Montemor-o-Novo, Passeios pedestres entre Fevereiro a Junho de 2008, promovidos pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio do programa LIFE Natureza, propõe mais uma edição de Dias Tranquilos, que se estendem de Fevereiro a Junho de 2008. Conciliar os passeios e os ensinamentos da natureza com os legados do Homem no concelho são as propostas desta nova edição de passeios Dias Tranquilos. Não deixe para depois e aponte desde já estas manhãs de Sábado na sua agenda:



9 de Fevereiro de 2008
Nos trilhos da água
Líquido precioso, a água é o tema central deste passeio. Ao longo de trilhos de água, partimos à descoberta de fontes, pontes, moinhos, e de toda a geologia e paisagem que envolve o percurso.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (9h30)


23 de Fevereiro
Rota do Manuelino
O estilo Manuelino tem em Montemor grande expressão. Desde a arquitectura civil e militar, passando pela de tipo religioso e popular ate ás casas–torre e paços, são inúmeros os exemplos espalhados pela cidade, o que demonstra a importância da Vila no início da Idade Moderna.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (9h30)
Orientação do Professor Manuel Branco.


15 de Março de 2008
À descoberta das lontras
Vamos através de vestígios de pegadas e de dejectos, perceber como vivem estas graciosas criaturas. Com um pouco de sorte talvez consigamos observar alguns exemplares ao pôr-do-sol.
Local de encontro e partida: Núcleo dos Baldios (14h00)
Colaboração da Associação Carnívora – Núcleo de estudos de Carnívoros e seus ecossistemas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


29 de Março de 2008
Plantas aromáticas no campo e na horta
Propomos novamente um passeio pelos campos para identificar algumas plantas aromáticas e descobrir quais os benefícios ou malefícios que elas apresentam para a nossa saúde.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (9h30)
Orientação de Juvenália Cantanhede e de Custódio Pereira




12 de Abril de 2008
Observar as aves
Aves, pássaros, passarinhos, enfim cada um chama o que mais lhe agrada. Em comum as aves partilham apenas a espécie e as asas, porque os seus hábitos e fisionomia são muito diferenciados. Munidos de binóculos, vamos ver e ouvir falar dos vários espécimes e aprender a distingui-los uns dos outros.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (9h30)
Orientação de Carlos Godinho.


26 de Abril de 2008
Caminhar pelo Megalitismo
Os monumentos megalíticos inspiram histórias e lendas e continuam, para muitos, a ser um mistério. Vamos decifrar mais um pouco dos seus segredos.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (9h30). Passeio com duração de um dia.
Orientação do Profº Manuel Calado, do Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
.

17 de Maio
Á descoberta das borboletas
As borboletas são criaturas fantásticas, com cores e movimentos que nos fascinam. A sua fragilidade impõe que as apanhemos com cuidado para as observar e que depois as entreguemos de novo ao campo.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (9h30)
Orientação de Otília Miralto e Amália Oliveira, da Universidade de Évora.


24 de Maio de 2008
Passeio nocturno “O campo e os sons da noite”
Neste passeio nocturno a proposta passa por estar com os ouvidos apurados e distinguir os diferentes sons das aves que vivem “socialmente” à noite. Com técnicas que os biólogos utilizam nos seus estudos, vamos também realizar “chamamentos” e ver que animais nos respondem.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (19h00)
Com orientação de Rui Lourenço.


7 de Junho de 2008
Passeio nocturno “Morcegos e seus hábitos”
Com hábitos noctívagos muito próprios, os morcegos criaram à sua volta mitos e tradições negativas. Neste passeio nocturno vamos observar e saber mais sobre estas criaturas.
Local de encontro e partida: Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (19h00)




Inscrições e Informações:
Posto de Turismo de Montemor-o-Novo
Largo Calouste Gulbenkian
7050-192 Montemor-o-Novo

Tlf. 266 898 103
Fax 266 877 096
e-mail: turismo_dcdj@cm-montemornovo.pt

http://www.cm-montemornovo.pt


Inscrições devem ser efectuadas até à quarta-feira anterior a cada passeio, mediante o pagamento de 5 euros por pessoa (a partir dos 12 anos). O número de participantes em cada passeio é limitado.


“Dias Tranquilos” edição de Setembro de 2007 a Janeiro de 2008




Sem comentários: