terça-feira, fevereiro 19, 2008

Percursos pedestres dos arquipélagos dos Açores e Madeira serão integrados nos grandes circuitos transnacionais europeus

Dois novos projectos da próxima fase do “TOURMAC”, o profícuo programa de Turismo de Pedestrianismo, abrangendo os arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, e apoiado pela União Europeia (ao abrigo do INTERREG IIIB)
  • Percursos pedestres dos arquipélagos dos Açores e Madeira serão integrados nos grandes circuitos transnacionais europeus. No caso da Madeira (os Açores englobarão outros circuitos), serão integrados nos circuitos que terão início nos países do Báltico (Estónia, Lituânia e Letónia) e da Escandinávia (Noruega, Suécia e Dinamarca) e fim em Lisboa. Os circuitos terão depois continuidade na Madeira. Esta rede de circuitos obrigará a Região madeirense a reestruturar o seu mapa de percursos pedestres, já que os mesmos obrigarão à existência de circuitos com, pelo menos, dois dias. Optar-se-á, neste caso, pela interligação de percursos já existentes.
  • Será editada uma revista, em espanhol e português, com 36 a 44 páginas, promovida por Canárias, mas comparticipada pela Madeira e pelos Açores, com textos e imagens alusivos aos percursos pedestres nos três arquipélagos, com o propósito da sua divulgação e promoção. Depois, esta mesma revista, que também será vendida separadamente, será integrada, como suplemento, nas maiores revistas europeias — e mesmo nalgumas dos mercados americano e asiático — que se dedicam à promoção do turismo de natureza.

Estes novos projectos foram divulgados na última reunião geral do TOURMAC que decorreu em meados de Janeiro de 2008, nas Canárias, e onde estiveram presentes representantes madeirenses, açorianos e canarianos.


Texto elaborado com base em informações obtidas no website do TOURMAC

Sem comentários: