domingo, fevereiro 17, 2008

“Rota do Entrudo”, em Lazarim, Lamego, dia 5 de Fevereiro, organizado pelo Ténis Clube de Lamego

Realizou-se na terça-feira de Carnaval, dia 5 de Fevereiro, a “Rota do Entrudo”, organizada pelo Ténis Clube de Lamego com o apoio da Câmara Municipal de Lamego e dos ginásios House of Fitness e Womanfit, depois de ter sido adiada devido à chuva que se previa para Domingo, dia 3 de Fevereiro, data agendada para o efeito.


Partindo da pitoresca aldeia de Mazes, mais de três dezenas de caminheiros rumaram em direcção aos moinhos de água daquela localidade, guiados pelo Prof. Luís Patrão e acompanhados por uma chuvinha “molha tolos” que em nada desanimou os obstinados pedestrianistas.
As cascatas de água cristalina foram apreciadas por todos; os moinhos apresentavam-se bem conservados, mas descaracterizados por inestéticos telhados de zinco. Na opinião do grupo, os moinhos mereciam mais atenção, nomeadamente na preservação das estruturas originais, como é o caso dos telhados e das portas. Após as inevitáveis fotos, continuámos a marcha e logo deparámos com uma levada de água e um comprido passadiço com uma protecção em ferro e chão em placas de granito polido, inaugurado no passado Verão pela Junta de Freguesia de Lazarim.



Continuámos a subir e ao longe avistámos Várzea da Serra.
O tempo dava sinais de melhoria e num local mais abrigado de ventos, o grupo aproveitou para uma breve paragem para reconfortar os estômagos. Iniciámos de seguida uma grande descida que nos levaria à vila de Lazarim, onde se festejava o Entrudo com os seus típicos caretos em madeira de amieiro. Já na companhia do Sol, encaminhámo-nos para Mazes por uma íngreme subida, acompanhando uma linha de água que dificultava a progressão do grupo.


Por volta das 14:00 horas estava terminada a caminhada, os pedestrianistas satisfeitos, já pensavam no próximo passeio “Rota das Aldeias Perdidas” agendado pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego para o dia 2 de Março."



Fontes:
Texto - Notícias do Douro -15-2-008
Fotos: Ténis Clube de Lamego

Sem comentários: