terça-feira, dezembro 22, 2009

Associação Desportiva O Mundo da Corrida - Calendário de Caminhadas 2010

Calendário de Caminhadas 2010 - Associação Desportiva O Mundo da Corrida


30 de Janeiro
Caminhada pelo Cabo Espichel
Local: Cabo Espichel - Sesimbra
Concentração: Farol do Cabo Espichel - (08h30 - Partida 09h00)
Dificuldade: Baixa
Duração: 3h30 horas
Distância: 11,5 Km
Tipo de Percurso: Circular
Tipo de Terreno: 100% em trilhos e estrada de terra batida.
Descrição: A caminhada inicia-se no Farol do Cabo Espichel e Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, a qual seguirá pelas falésias em direcção ao Meco, regressando depois por trilhos de terra batida de volta ao Cabo Espichel. Pontso de interesse: pegadas de Dinossauros, Farol do Cabo Espichel, Cabo Espichel, Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, Ermida da Memória.


6 de Fevereiro
Caminhada pelo Vale de Cheleiros
Local: Mafra
Concentração: Largo da J. Freguesia [à esqª á saída da ponte] - (08h30 - Partida 09h00)
Dificuldade: Baixa/Média
Duração: 3h30 horas
Distância: 13 Km
Tipo de Percurso: Circular
Caminhada pela freguesia de Vila de Cheleiros que se estende ao longo de paisagens agrícolas em mosaico, vales nos quais abundam os arvoredos, principalmente os pomares e os vinhedos que tradicionalmente constituíam a principal fonte de recursos da população. a freguesia é atravessada pela Ribeira de Cheleiros ( e respectiva vale associado) que é responsável pela drenagem das terras e, em grande parte, pela respectiva fertilidade agrícola. Com uma agricultura sobretudo de subsistência, restando as explorações de produção de batata, leguminosas e fruta. As actividades da região como a panificação e a pastelaria, ou as oficinas de preparação de mármores. Esta Vila alberga um conjunto de habitats rurais, que permitem observar uma interessante diversidade de passeriformes, alguns deles difíceis de encontrar na periferia de Lisboa. O vale da Ribeira de Cheleiros é coberto por vegetação de porte arbustivo e arbóreo, havendo ainda aqui e ali alguns carvalhos-cerquinhos


28 de Fevereiro
Caminhada pela Serra de Sicó
Local: Serra de Sicó - Condeixa-a-Nova
Concentração: defronte do Pavilhão Polidesportivo de Condeixa (10h05 - Partida após a saída dos atletas do Trail que se efectua paralelamente à caminhada)
Dificuldade: Média
Duração : 4 horas
Distância: 15 Km
Tipo de Percurso: Circular
O percurso segue para Condeixa-a-Velha até ás Ruínas de Conímbriga. Desce depois à ponte sobre o Rio dos Mouros subindo depois pelo pinhal adentro descendo depois ao rio que nos irá acompanhar até á Aldeia do Poço (5 km). Apanhando a subida do Poço, no topo entramos à direita por um trilho técnico que depois desce ao vale subindo depois até à vila de Peixeiro (9,5 km). Descendo depois ao vale iremos subir para Ameixeira (12 km) onde retomaremos o caminho para Conímbriga (14 km) descendo depois para a meta defronte do Pavilhão.


20 de Março
Caminhada Rota de Colares
Local: Colares - Azenhas do Mar
Concentração: Adega Regional de Colares (08h00 - Partida 08h20)
Distância: 17 Km
Dificuldade: Média
Duração : 4h30
Tipo de Percurso: Circular
Descrição: O percurso tem início em Terra Saloia, junto à Adega Regional de Colares, dirige-se para norte, por entre aglomerados urbanos, pinhais, pomares, vinhas, hortas, searas e prados. O percurso atravessa um importante habitat, sobre areias antigas - o “Pinhal da Nazaré”, passa pelas Azenhas do Mar, antiga aldeia de pescadores, debruçada sobre o oceano em arribas frágeis e continua a caminho da Aguda, por trilhos no alto das arribas margo-calcárias do Cretácico inferior. Na Aguda vê-se uma duna fóssil e ass arribas que se desenvolvem para norte, até à Praia do Magoito, mostram uma sucessão de camadas quase horizontais de calcários argilosos cinzentos e margas. O percurso junto ao rio é sem dúvida uma das mais partes bonitas da caminhada. O percurso passa ainda por prados calcários, ricos em orquídeas, antes de Fontanelas, aldeia de ruas em verso. Depois de Janas atravessamos de novo o pinhal da Nazaré, e retornamos à adega de Colares.


24 de Abril
Caminhada pela Serra da Arrábida
Local: Arrábida
Concentração: Parque de Merendas da Comenda (08h30 - Partida 09h00)
Distância: 10 Km
Dificuldade: Média
Duração (Tempo de marcha): 2h30 horas
Duração (Tempo de actividade): 3h00 horas
Tipo de Percurso: Circular
Descrição: Caminhada pela Serra da Arrábida durante o percurso passaremos pelo Vale da Rasca, onde vamos encontrar uma série de 15 cruzes colocadas pela encosta acima representado a Via Sacra, em representação do percurso de Cristo até ao Calvário.


16 de Maio
1ª Caminhada na Areia
Local: Areal da Costa da Caparica
Concentração: Praia Nova (09h35 - partida após a saída dos atletas da Meia-Maratona que decorre em paralelo com a caminhada)
Distância: 10 Km
Dificuldade: Baixa
Duração : 3 horas
Tipo de Percurso: Circular
A caminhada começa e acaba na Praia Nova da Costa da Caparica (final do paredão). O percurso decorre através do areal da costa seguindo em direcção da Fonte da Telha, retornando depois para o início.


12 de Junho
Caminhada pelos Trilhos da Serra de Sintra - II
Local: Serra de Sintra
Concentração: Parque de Estacionamento defronte do Convento dos Capuchos em Sintra - (08h30 - Partida 09h00)
Distância: 14 Km
Dificuldade: Média
Duração : 3h30 horas
Tipo de Percurso: Circular
Descrição: Nesta segunda caminhada pedestre pelos trilhos da Serra de Sintra seguiremos do Convento dos Capuchos pela estrada de asfalto até ao Cruz da Peninha virando à esquerda para de seguida iniciarmos por uma estrada de terra batida. Seguindo estes trilhos teremos oportunidade de ver toda a costa, em particular uma magnífica vista da Praia do Guincho. Contornando a Serra pelo lado Norte, iremos ter a oportunidade de ver o farol do cabo da Roca, entrando novamente na floresta de regresso ao Convento dos Capuchos. Durante o percurso teremos a oportunidade de ver a fauna e flora da região, conseguindo assim abraçar a sua riqueza histórica e beleza natural da Serra de Sintra.


10 de Julho
Caminhada das Falésias
Local: Cabo da Roca - Sintra
Concentração: Largo do Cabo da Roca (08h15 - Partida 08h30)
Distância: 18 Km
Dificuldade: Média
Duração : 4 horas
Tipo de Percurso: Linear
Descrição: O percurso inicia-se no Cabo da Roca. O percurso segue depois através de trilhos estreitos nas falésias. Passamos pela Praia da Ursa de onde se pode avistar as pedras de Alvidrar e da Ursa, que deu o nome a esta pequena e minúscula praia de areia. Após um mato cerrado de arbustos, descemos por um trilho que nos levará a algo um pouco insólito. Desta vez trata-se de uma cratera no meio da falésia que permite observar o mar. Os locais chamam-lhe o Buraco do Fojo. A vista de cima é intimidadora, afinal, Praia da Adragasão 90 metros a pique e lá em baixo o barulho das ondas que entram na caverna ecoa por todo o lado. Após a Praia da Adraga, atravessamos por um pinhal sobre dunas, habitat prioritário, que resulta de antigas sementeiras ou plantações efectuadas na tentativa de fixar as areias. Quase na Praia Grande, a algumas dezenas de metros do marco geodésico do Calhau do Corvo, não conseguimos observar as pegadas de dinossauros sobre uma camada de calcário quase vertical, formada há cerca de 120 milhões de anos quando a Serra de Sintra ainda não existia.


28 de Agosto
Caminhada Nocturna por Lisboa Antiga
Concentração: Estacionamento Largo Corpo Santo [Cais do Sodré] (22h00 - Partida 22h15
Dificuldade: Média
Duração : 2h30 horas
Distância: 11 Km
Tipo de Percurso: Circular
Pontos de interesse a visitar: Cais Sodré; Bairro Alto; Graça, Castelo, Alfama
Cais do Sodré (Parque de estacionamento Largo do Corpo Santo), Ribeira da Naus, à direita Rua do Alecrim, em frente Rua da Misericórdia, Rua de São Pedro de Alcântara, desce Calçada da Glória, Restauradores, atravessa Av. da LiberdadeJardim de Sta. Luzia, direita pela Rua das Pretas, Rua do Telhal, à direita Rua de Santo António dos Capuchos, Campo Mártires da Pátria, à direita Paço da Rainha, Rua da Escola do Exército, Almirante Reis, Rua da Palma, Rua dos Cavaleiros, Calçada de Stº André, pela direita Calçada da Graça, Largo da Graça, pela direita travessa de São Vicente, Rua da Voz de Operário, Calçada de São Vicente, Rua das Escolas Gerias, pela direita Rua de São Tomé, Miradouro de Santa Luzia, à direita Largo de Contador Mor, à direita Travessa do Funil, Rua Costa do Castelo, Castelo de São Jorge, à direita Rua de Stª Cruz do Castelo, Rua do Recolhimento, Travessa do Funil, Rua de São Tomé, à direita Escadinhas Stº Estevão com a Rua de São Miguel, Rua do Cameiro, rua de São Pedro, Alfama, Largo do Terreiro do Trigo, Rua Cais de Santarém, Campo das Cebolas, Rua da Alfândega, Praça do Comércio, Rua do Arsenal, Largo do Corpo Santo.


18 de Setembro
Caminhada pelos Trilhos de Monsanto
Local: Mafra.
Concentração: Alto dos Moinhos (Estr. do Penedo) junto ao Parque de Estacionamento defronte das antenas do Monsanto - (08h30 - Partida 09h00)
Dificuldade: Baixa
Duração : 3h30 horas
Distância: 11 Km
Tipo de Percurso: Circular
Descrição: É no ambiente florestal do Parque de Monsanto que iremos passar uma manhã, desfrutando de tudo o que a natureza nos dá e do ambiente que nos rodeia


3 de Outubro
Caminhada por Terras do Grande Lago
Local: Alqueva
Concentração: Junta de Freguesia da Aldeia do Alqueva (Saída dos Autocarros de Portel para a Aldeia do Alqueva - Partida 09h30)
Distância: 14 Km
Dificuldade: Baixa
Duração : 4 horas
Tipo de Percurso: Linear
Descrição: A caminhada decorre por estradas de terra batida ao longo do Rio Alqueva e termina na Praça de Touros da Amieira.


13 de Novembro
Caminhada pelo Litoral do Guincho
Local: Pinhal do Guincho
Concentração: Restaurante O Púcaro (08h30 - Partida 09h00)
Dificuldade: Baixa
Duração : 3h30 horas
Distância: 11 Km
Tipo de Percurso: Circular
Descrição: O percurso terá o seu início junto ao pinhal do Guincho, e no sentido da praia do Abano. Virando á esquerda, iremos até á Biscaia, voltando depois pelo mesmo trilho até Almoinhas Velhas onde teremos o abastecimento. Atravessaremos a Malveira da Serra seguindo até Janes onde desceremos através dos trilhos até Alcorvim e Charneca, em direcção ao Guincho


27 de Novembro
Caminhada pelas Encostas da Serra
Local: Malveira da Serra - Cascais
Concentração: Largo da Capela (08h30 - Partida 09h00)
Dificuldade: Média
Duração : 3h00 horas
Distância: 11 Km
Tipo de Percurso: Circular
O percurso terá o seu início no largo da Capela, seguindo depois pela Rua do Rio da Bica, subindo ao Chafariz na Estrada da Serra e pelo caminho do Uruguay entrando depois nos trilhos do Parque Natural de Sintra-Cascais. Atravessando depois a Estrada da Lagoa Azul, entraremos no campo da Pedra Amarela no sentido do Convento dos Capuchos, onde subiremos os Vista sobre o Guinchocorta-fogos do Monge até à estrada dos Capuchos onde teremos o abastecimento. Depois seguiremos sempre pelos trilhos da Serra, onde teremos a deslumbrante vista sobre o Guincho até à estrada do Convento da Peninha. Aí desceremos por trilhos até à parte norte da Malveira indo chegar à Rua do Rio da Bica acabando depois no largo da Capela. Durante o percurso teremos a oportunidade de ver a fauna e flora da região, conseguindo assim abraçar a sua riqueza histórica e beleza natural


18 de Dezembro
Caminhada pelos Trilhos de Sintra I
Local: Lagoa Azul - Sintra
Concentração: Barragem do Rio da Mula (08h30 - Partida 09h00)
Distância: 11 Km
Dificuldade: Média
Duração : 3h30 horas
Tipo de Percurso: Circular
Descrição: O percurso terá o seu início junto à Barragem do Rio da Mula. Daí seguiremos por uma estrada de terra batida até ao cruzamento do Convento dos Capuchos. A partir daí entraremos em trilhos pela floresta até chegarmos novamente à barragem.



Inscrições ou mais informações:
Associação Mundo da Corrida
RuaPadre Cruz a Vale Cavala, nº3
2820-408 Charneca da Caparica

Tlm: 926724587
FAX: 210 831 827
associacao.omundodacorrida@gmail.com
http://www.associacaomundodacorrida.com



Calendário de Caminhadas 2009


Calendário de Caminhadas 2008

Sem comentários: