segunda-feira, dezembro 14, 2009

Nova revista "Itinerante" dedicada aos passeios pedestres, está nas bancas desde o dia 25 de Novembro

A nova revista Itinerante dedicada aos passeios pedestres, está nas bancas desde o dia 25 de Novembro. A publicação agrega três vertentes temáticas:
  • pedestrianismo (a predominante)
  • história/património/cultura
  • turismo (gastronomia/hotelaria)

Dirigida a todos os amantes dos passeios a pé possui por pilares os três “C”: Caminhar - Conhecer - Conviver. A publicação vai disponibilizar trilhos propostos com percurso descrito em GPS. A orientação pode ser feita através da utilização de uma carta topográfica (fornecida na revista) ou com a ajuda de instruções descritas em GPS (conteúdos obtidos no site da revista - www.itinerante.pt). Os trilhos que foram analisados pelos redactores, com o objectivo de permitir aos seus leitores «escolher os que mais lhes interessam e percorrê-los em autonomia, orientando-se pela carta topográfica, pela descrição do caminho e/ou pelo GPS».

O site disponibiliza outras funcionalidades e permite partilhar experiências e informações no blogue e em redes sociais. Em cada número serão abordados diferentes temas, sendo propostas caminhadas que «passam por zonas relevantes».

Com periodicidade quadrimestral, tiragem de 10 mil exemplares e preço de 6,50 euros, Os vários números da revista são temáticos. Neste primeiro número o tema são "As Invasões Francesas", agora que se comemora o seu bicentenário. Ao longo destas páginas é feito o enquadramento para caminhadas em trilhos que passam por zonas que, de uma forma ou de outra, estão ligadas à Guerra peninsular, do norte ao centro do país.
O segundo número será lançado em Março de 2010 e terá como tema central as caminhadas pelos Faróis de Portugal.

Refira-se que a publicação é parcialmente bilingue, com tradução para inglês, com o objectivo de chegar a um público mais vasto: os turistas estrangeiros amantes do trekking que visitam Portugal.


Sem comentários: