quinta-feira, março 18, 2010

ADCMoura - 10ª edição dos Percursos de Roda Pé - Pelo concelho de Moura 2010

10ª edição dos Percursos de roda pé - Pelo concelho de Moura

Março-Maio 2010

Organização:
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (ADC Moura)



27 de Março
Amareleja
Local: Sobral da Adiça
Local e Hora de Partida : Amareleja (rotunda, saída para Mourão/Barrancos) -10h00
Distância: 15 km
Percurso linear
Cota máx_ 522 m | Cota mín_ 216 m
Um súbito murmúrio de água pode ser o aliciante para sair por momentos dos trilhos e experimentar as emoções da canoagem num troço paradisíaco e selvagem do rio Ardila. A sensação é de uma imensa liberdade a sós com a natureza mais agreste e em que os sinais da presença humana continuam a ser mínimos. Embalados por calmas remadelas ou, aqui e ali, pelas correntes que se fazem sentir em baixios e junto aos açudes de antigos moinhos, iremos desvendar cenários de cortar a respiração, que vão dos troços em que as margens quase se tocam aos grandes planos de água, onde animais e plantas, alguns deles raros, encontram tranquilidade. Para espíritos enérgicos e ávidos de aventura, esta é uma experiência a não perder na companhia de um especialista em turismo activo: o Nuno Gaspar.


24 de Abril
Safara
Local: Safara
Local e Hora de Partida : Safara (Praça 25 de Abril, junto à Igreja Paroquial) - 10.00 h
Distância: 12 km
Percurso circular
Cota máx_ 214 m | Cota mín_ 117 m
A principal atracção deste percurso é a visita ao denominado Castelo Velho de Safara ou Castro de Safareja, um importante povoado amuralhado com ocupação humana entre os séculos IV e V a.C, ao qual se julga estar associado um queimador votivo da Idade do Ferro, o thymiatherion, (cerca do século VII a.C.), actualmente guardado no Museu Nacional de Arqueologia. Este sítio arqueológico situa-se sobre um esporão rochoso que domina a confluência da ribeira de Safareja com o rio Ardila, naquela que constitui uma das vistas panorâmicas mais deslumbrantes do concelho de Moura. Durante a digressão haverá ainda oportunidade para conhecer a “ponte romana” sobre a ribeira de Safareja, espreitar a ermida e o moinho de água de Santa Marina e “mergulhar” num dos mais fantásticos trechos do Ardila. A arqueóloga Teresa Ramos, com trabalhos académicos realizados sobre o Castelo Velho de Safara, será a cicerone deste passeio.



2 de Maio
Sobral da Adiça
Local: Sobral da Adiça
Local e Hora de Partida : Sobral da Adiça (entrada da aldeia, junto à GNR) - 10.00 h
Distância: 13 km
Percurso linear
Cota máx_ 330 m | Cota mín_ 192 m
Colaboração: LPN - Liga para a Protecção da Natureza, Projecto Lince
Acompanhamento dos biólogos Filipa Loureiro, Eduardo Santos e Miguel Lecoq
Considerado o felino mais ameaçado do mundo, o lince-ibérico é um dos mais enigmáticos e fascinantes carnívoros da fauna ibérica. Seguimos no seu encalço, em direcção à zona onde foi confirmado um dos últimos vestígios da sua presença em terras lusas, para descobrir alguns dos segredos do seu território. E quem melhor do que os biólogos Filipa Loureiro, Eduardo Santos e Miguel Lecoq, conhecedores da região, técnicos e colaboradores do Programa Lince da LPN/FFI, que visa a recuperação do habitat desse mamífero no Sul de Portugal, para nos guiar nesta caminhada e seduzir com os seus vastos conhecimentos sobre o assunto. Deixando Sobral da Adiça para trás, dirigimo-nos para ocidente, percorrendo os olivais e áreas de matagal da serra de Malpique. Do cimo desta elevação desfrutamos de vistas magníficas sobre o tapete de cores das planícies cerealíferas, dos pomares, dos bosques, dos olivais e do imenso figueiral da Herdade dos Machados que também cruzaremos. O denso matagal mediterrânico, que se estende pelos cumes e encostas da serra, numa paisagem de rara beleza, deixa adivinhar a riqueza da flora e da fauna. Aqui a diversidade abunda. É este um dos últimos redutos do lince-ibérico em Portugal. Quem sabe, se não há por ali algum à espreita...




8 de Maio
Moura
Local: Moura
Local e Hora de Partida : Moura (entrada do jardim dr. Santiago)- 18.00 h
Distância: 3 km
Percurso circular
Novel cidade situada na confluência do rio Ardila com o rio Guadiana, Moura ostenta um passado cheio de história, testemunho vivo dos povos que aqui se fixaram, cruzaram e influenciaram mutuamente, numa grande variedade de culturas e credos. Visitando o castelo, a mouraria, o Pátio dos Rolins ou a Igreja de São João Baptista, podemos verificar como todo este património milenar é fonte inesgotável de inspiração. Num lugar de forte “apelo árabe”, daremos largas à imaginação descobrindo as influências mouriscas não apenas nos monumentos mas também no traçado das ruas e na harmonia das casas caiadas, no modo contemplativo dos seus habitantes, na lenda princesa Salúquia ou na própria toponímia. Uma viagem no tempo a não perder, em formato de peddy paper, com enigmas para decifrar e tesouros para descobrir.








Contactos:
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

Travessa da Misericórida, 4 -1º
7860-072 Moura
Tlf 285254931
Tlf/Fax 285253160
adcmoura@adcmoura.pt


Ficha de Inscrição


Edições  dos Percursos de Roda Pé - 2007 / 2008 / 2009

Sem comentários: