. Estes compreendem as caminhadas, a natação, o ciclismo, o esqui de fundo, corridas de orientação, BTT, etc. De todas estes desportos e modalidades a que sempre assumiu maior destaque na IVV foram as caminhadas, movimentando por ano dezenas de milhões de pessoas. A título de exemplo, a caminhada efectuado no dia 8 de Abril passado no Mato Grosso, no Brasil, atraiu cerca de 8 centenas de caminheiros. As caminhadas podem ser realizadas em ambiente natural, rural ou mesmo mais urbano.A não competição, a ausência de vencedores/vencidos bem como de tempos limites são características da prática destes desportos no seio das associações e clubes da IVV. O importante é a participação e o espírito de salutar convivência.
A IVV foi fundada em 1968 por clubes da Alemanha, Suiça, Liechtenstein, e Áustria. Na actualidade congrega associações e clubes dos seguintes países da Europa (para além dos já citados): Andorra, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Finlândia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rep. Checa Rússia, Suécia e Turquia, Da América (onde também regista forte presença em efectivos) temos o Brasil, Canada, EUA e o México. Da Ásia temos a China, Coreia do Sul, Índia, Japão e Nepal. Do resto do mundo temos a África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.Em Portugal os clubes representados no IVV ainda são apenas os "Amigos da Natureza" do Funchal; o 1st International Hiking Club/Madeira, e o "Portugal Natur" de Portimão.
Jogos Olímpicos onde se ganha ‘apenas’ participando.
As Olimpíadas da IVV celebram-se de 2 em 2 anos, tendo início em 1989, nos Países Baixos, realizando-se este ano de 12 a 15 de Julho na Estónia, onde mais uma vez a actividade com mais enfoque serão as caminhadas.
Cronologia das Olimpíadas da IVV:
- I - 1989: Valkenburg (Países Baixos)
- II - 1991: Schömberg (Alemanha)
- III -1993: RibeauviIle (França)
- IV - 1995: Atenas/Amaroussi (Grécia)
- V - 1997: Vierumäki (Finlândia)
- VI - 1999: Bibione (Itália)
- VII - 2001: Seefeld(Áustria)
- VIII - 2003: Genk (Bélgica)
- IX - 2005: Pilsen + Praga (Rep. Checa)
- X - 2007: Otepää (Estónia)
- XI - 2009: Monte Fuji (Japão)
Até ao momento o espaço de realização restringiu-se a países europeus, tradição que será interrompida em 2009 com a realização das Olimpíadas no mítico Monte Fuji, no Japão.
Curiosamente desde 2006 relevante parte dos maiores eventos mundiais de uma modalidade afim, o Atletismo, estão a ser realizados na China, Japão e Coreia do Sul, e que se prolongará, pelo menos, até 2011. Isso vai certamente acarretar pronunciadas mudanças no panorama do atletismo mundial. Senão, vejamos:
- Campeonatos do Mundo de Atletismo (Júnior) 2006 – Pequim
- Campeonato do Mundo de Corta-Mato (ou Cross) 2006 - Fukuoka (Japão)
- Campeonatos do Mundo de Atletismo 2007 – Osaka (Japão)
- Jogos Olímpicos 2008 – Pequim seguido (como habitual) dos Jogos ParaOlímpicos
- Jogos Mundiais (World Games) 2009 - Kaohsiung (Taiwan – China)
- Campeonatos do Mundo de Atletismo 2011 – Daegu (Coreia do Sul)
Noutro âmbito, para 'expor' esta temporal primazia do leste asiático em áreas importantes, em
Outra associação de raíz europeia das caminhadas e a fins é a conhecida ERA - FERP (European Ramblers Association)
Sem comentários:
Enviar um comentário