sábado, abril 22, 2006

Ecopista ocupa troço da Linha do Sabor

"Um troço desactivado da Linha do Sabor, em Torre de Moncorvo, está a ser transformado, pela Câmara, numa ecopista. Dividida em três fases, a obra é já apresentada, pelo presidente da Autarquia, Aires Ferreira, como uma forma de atrair turistas, que quer incluí-la na rede eueopeia de vias verdes e ecopistas.

Por ora, é o troço da antiga ligação férrea entre a vila de Moncorvo e o Carvalhal que deverá ficar pronto no próximo dia 5 de Junho (Dia do Ambiente).

São oito os quilómetros que fazem parte da primeira fase da ecopista (orçados em cerca de 500 mil euros ) que serão inaugurados, apesar de haver quem se tenha antecipado à abertura oficial e faça percursos a pé ou de bicicleta, tendo a Mata Nacional de Reboredo como pano de fundo.

Futuramente a ecopista terá uma segunda fase entre as localidades de Carvalhal e de Carviçais, com uma extensão de 18 quilómetros. Esta obra, porém, só poderá ser iniciada com fundos do próximo Quadro de Referência de Estratégica Nacional.

A Autarquia estuda já a terceira fase, entre a antiga estação de Moncorvo e o Pocinho, um troço que apresenta características diferentes dos anteriores. Até o momento, só foi elaborado um estudo de enquadramento paisagístico. "

Francisco Pinto


Fonte: Jornal de Notícias -19-4-006

Sem comentários: