quinta-feira, dezembro 25, 2008

Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve - Calendário de Ciclo de Passeios de Natureza 2009


Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2009
- Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve


Os nossos passeios têm lugar no primeiro Sábado de cada mês, exceptuando Janeiro e Agosto, altura em que pensamos que a maioria dos sócios (e dos elementos da direcção...) está de férias.

O local de encontro principal será, quase sempre, no Largo da Estação dos Caminhos de Ferro em Portimão. Mas atenção – porque a Natureza é para ser apreciada cedo, e alguns passeios têm como destino locais mais distantes, há diversas horas de encontro, assinaladas em cada passeio.



7 de Fevereiro
Azinhal (Castro Marim)
Pontos de encontro: Largo da Estação da CP de Portimão às 8h15 ou AZINHAL às 10h00, no café do largo. A aldeia do Azinhal fica poucos kms a N de Castro Marim. Depois da A22, seguir a indicação Mértola, sair para Junqueira e continuar em direcção a Alcoutim.
Descrição: Caminhada circular de cerca de 3 horas e meia, em ambientes de montado e de vegetação característica dos solos de xisto. Montes e pastagens. Vistas estendendo-se sobre o Guadiana e a tranquilidade da paisagem - interrompida por densas urbanizações na margem espanhola... por enquanto... No final será possível provar a doçaria local: um projecto-cooperativa de um grupo de mulheres da aldeia.
Guiado por Isabel Araújo (966912103 )


7 de Março
Orquídeas e flora do barrocal – Fonte da Benémola (Loulé)
Pontos de encontro: 9h00 no largo da Estação da CP em Portimão. Ou às 10h00 na Fonte da Benémola (interior do concelho de Loulé), depois de passar Querença, à entrada do caminho, identificado com a tabuleta, onde fica um casarão antigo há um espaço para estacionamento, onde se deve parar.
Duração: 3 horas
Dificuldade mínima. Levar calçado anti derrapante, água e um pequeno farnel.
Descrição: Contacto e identificação da flora do barrocal, em especial de orquídeas, numa área classificada pelo ICNB pelo seu valor científico e paisagístico.
Guiado pelo Cor. José Rosa Pinto (914935065)


4 de Abril
Cabeça do Velho - S. Brás de Alportel
Pontos de encontro: 8h00 na Estação da CP de Portimão ou 9h15 no Largo de S. Sebastião, em S. Brás de Alportel, seguido de trajecto automóvel de cerca de 15 minutos até à Cabeça do Velho.
Descrição: Percurso por parte do sector 5 da Via Algarviana, que liga Cachopo ao Barranco do Velho, através das paisagens serranas de S. Brás de Alportel, próximo da Cabeça do Velho. Vamos à descoberta de um segmento deste projecto que pretende dar a conhecer, através de um percurso pedestre com um total de 240 km entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, as maravilhas do interior algarvio.
Guiado por Gonçalo Gomes, contacto 965722203.
Levar calçado confortável, água e pequeno lanche/almoço


2 de Maio
Salinas de Belamandil, Ria Formosa, um caso exemplar de desenvolvimento sustentável
Pontos de encontro: 08:15 horas, no largo da Estação da CP em Portimão ou às 09h30 no Largo de São Francisco, em Faro, junto à fonte.
Duração: 3 horas
Descrição: Visita às salinas de Belamandil exploradas pela Necton SA, uma empresa que desenvolve a sua actividade no sector da Biotecnologia Marinha, tendo-se especializado na produção de microalgas e de sal marinho. A estratégia desta empresa baseia-se numa relação estreita com a comunidade onde se encontra inserida, fomentando projectos de interesse geral, sendo um exemplo vivo do que a LPN entende como uma actividade com desenvolvimento sustentável.
O passeio inclui uma visita às instalações, que incluem três salinas com uma área total de 19,5 ha. São salinas recuperadas e reconstruídas do modo tradicional como sempre foram operadas no Algarve e em outras regiões do País.
Guiado por Helena Guimarães, contacto 968829544.



6 de Junho
Entre a Mealha e a Masmorra (Tavira)
Pontos de Encontro: 8h00 no largo da Estação da CP de Portimão ou 9h45 na rotunda do Cachopo.
Descrição: Percurso circular de cerca de 6 quilómetros, na zona serrana da freguesia de Cachopo, que levará os participantes entre a aldeia da Mealha e a Masmorra, onde existe um núcleo de antas pré-históricas. Hortas, palheiros circulares, paisagem de xisto, moinhos de vento, flora e fauna características, de tudo um pouco se poderá encontrar neste percurso.
Guiado por Elisabete Rodrigues.


5 de Setembro
Da Ponta do Altar à Torre de Vale Lapa
Pontos de Encontro: 09h00 no Largo da Estação de Portimão ou às 9h45 no estacionamento do farol da Ponta do Altar, perto de Ferragudo.
Descrição: Percurso não circular, ao longo da costa, num dos últimos troços da costa do concelho de Lagoa ainda livre da urbanização. À descoberta de milhões de anos de história geológica e de milhares de anos de história do homem. Destaque para a paisagem marinha, a fauna e a flora. Levar binóculos, calçado para caminhada, pequeno farnel, água e fato de banho.
Guiado por Elisabete Rodrigues, contacto 914935065.


3 de Outubro
Passeio no Ludo – Parque Natural da Ria Formosa
Pontos de encontro: 08h30 no largo da estação da CP em Portimão, ou às 10h00 na entrada da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Montebranco, Faro
Distância: 12 km
Grau de dificuldade: fácil
Descrição: nesta zona do Parque Natural da Ria Formosa. Visita à mata de pinheiros mansos, salinas, sapais, dunas e zonas lagunares. Observação de aves aquáticas, com destaque para as aves aquáticas e claro os flamingos, olhereiros e camões.
Guiado por Filipe Jorge, contacto 969158930


7 de Novembro
Costa Vicentina: Ribat da Arrifana - Monte Clérigo
Pontos de encontro: 8h30 no largo da estação da CP de Portimão, ou às 10h00 no Parque de estacionamento de Monte Clérigo.
Descrição: Caminhada de cerca de 2 horas e meia, ao longo desta bela costa, observando as suas especificidades, e visitando os restos do Ribat dos monges-guerreiros sufis, do séc XII.
Terreno (quase sempre) arenoso. Possibilidade de passagens encharcadas.
Guiado por Isabel Lima Araújo, contacto 966912103


5 de Dezembro
Observação de aves na Ria de Alvor
Pontos de encontro: 09h15 no largo da estação da C.P. em Portimão, ou às 10h00 na Associação A Rocha, Cruzinha, Mexilhoeira Grande.
Descrição: Tradicional percurso pedestre na zona húmida que deu origem ao núcleo do Algarve da LPN em 1988. É uma área de elevado valor paisagístico, onde, durante gerações, conviveram os valores naturais e as actividades tradicionais agrícolas e de salinicultura, que agora se encontram ameaçadas por projectos urbano-turísticos. A presença de centenas de aves aquáticas e a visão de uma águia-pesqueira a capturar peixe com certeza não deixam ninguém indiferente.
Guiado por Filipe Jorge / Marcial Felgueiras, contacto 969158930



Contactos:
Liga para a Protecção da Natureza (LPN) - Algarve
Apartado 439
8500 Portimão
lpn_algarve@yahoo.com

Liga para a Protecção da Natureza (LPN)
Estrada do Calhariz de Benfica, n.º 187
1500-124 Lisboa
lpn.natureza@lpn.pt
Tel.: 217 780 097
Fax 217 783 208
http://www.lpn.pt/

Para todos os passeios deve ser feita inscrição até às 12 horas da quinta-feira anterior, devendo indicar o nome, data de nascimento e número de BI de cada pessoa, para fins de seguro (obrigatório). As pessoas que não se inscreverem, não serão abrangidas pelo seguro e poderá ser recusada a sua participação no passeio.

Os Passeios de Natureza da LPN/Algarve não são especialmente cansativos ou difíceis (a não ser quando especificado), mas podem ser demorados, pelo que recomendamos que os participantes se previnam com um pequeno farnel, água e calçado apropriado para andar, por vezes em terrenos difíceis e acidentados.



Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2008


Calendário do Ciclo de Passeios de Natureza 2007


Sem comentários: