Foi inaugurada domingo, dia 8 de Março, em Montemor-o-Novo, a Ecopista do Montado. A iniciativa, teve lugar no Lg. Machado dos Santos (Lag. da Estação), seguindo-se um passeio de BTT e caminhada pela Ecopista. Depois do passeio houve um lanche (pic nic) no Jardim da Estação.
O antigo ramal ferroviário de Montemor-o-Novo-Torre da Gadanha, foi inaugurado em 2 de Setembro de 1909 e foi desactivado em 1988. Em 2009, este percurso, num trilho de cerca 13 Km, bem definido e quase sem desníveis, irá ganhar nova vida através da Ecopista do Montado.
A Ecopista do Montado é uma infra-estrutura desportiva, recreativa e de lazer que possibilita a prática de actividades ao ar livre, reconhecidas como elementos fundamentais da educação, cultura e vida social, destinando-se à prática de caminhadas, passeios cicloturísticos/BTT, passeios a cavalo no piso de terra batida, passeios em patins e similares.
Esta Ecopista surge através do Projecto NATURALE, com o propósito de alcançar quatro objectivos:
- Promover o património natural e cultural existentes, com particular destaque para o património ferroviário, cuja existência potenciou este projecto;
- Criar uma estrutura educativa e informativa, que associe o lazer à descoberta do território nas suas diversas vertentes, património, práticas tradicionais, fauna e flora;
- Favorecer a prática do desporto, na sua vertente mais informal, como forma reconhecida de favorecer o bem-estar e a saúde pública;
- Criar uma estrutura que favoreça o recreio informal em meio rural, promovendo formas de lazer saudáveis e amigas do ambiente.
O Projecto Naturale despontou no âmbito do reforço das Redes Locais de Turismo de Natureza, e com o objectivo de complementar a oferta disponível para os utilizadores das Ecopistas, requalificando-se o troço ferroviário desactivado “Montemor-o-Novo – Torre da Guadanha”, dotando-o de condições de conforto e segurança, bem como de informação para os utilizadores das Ecopistas.
Desta forma, pretendeu-se reforçar a Rede Local de Turismo de Natureza e, simultaneamente, contribuir para a implementação da Rede Transfronteiriça prevista no Projecto NATURALE, bem como para a expansão da Rede Verde Europeia. No primeiro caso, o objectivo é atingido reforçando a ligação entre Percursos Pedestres e BTT existentes, e proporcionando novas ligações, designadamente, ao nível de infra-estruturas de alojamento.
O investimento total foi cerca de 541.948,78 mil euros. num contrato de concessão entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a REFER.
Fonte do texto e fotos: Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Sem comentários:
Enviar um comentário