terça-feira, fevereiro 02, 2010

Cinco percursos pedestres encerrados na Região Autrónoma da madeira



Em menos de um mês o mau tempo e as derrocadas obrigaram ao encerramento de cinco trilhos e levadas do roteiro oficial de percursos pedestres nas serras da Madeira. Os estragos são avultados, e a recuperação terá custos elevados.

Os cinco trilhos encerrados ao público são:
  • Levada do Rei
  • Caldeirão Verde
  • Caminho Real da Encumeada
  • Levada da Fajã do Rodrigues
  • Caminho do Pináculo e Folhadal
As causas do fecho são as derrocadas que destruíram os varandins de segurança. Além dos deslizamentos de terras e pedras, a chuva esburacou os pisos. Dos cinco, o que está em pior estado é o Caminho Real da Encumeada, sobretudo no troço Boca da Corrida à Encumeada.

Embora a Direcção de Florestas tenha colocado avisos de perigos nestes percursos e tenha enviado a comunicação para o Turismo, a verdade é que o mau tempo provocou estragos em quase todos os trilhos do roteiro oficial. «Os que estão em melhores condições são os do Porto Santo e os mais próximos da costa sul». As obras, no entanto, não vão começar já. O volume e os valores em causa exigem que lance concurso público ou se faça consulta pública a várias empresas. Certo é que não se poderá fazer a recuperação por administração directa.

«Neste momento estamos a terminar a inventariação dos prejuízos, mas ainda não temos um valor exacto de quanto vai custar a intervenção» O director regional não avança números, mas reconhece que estão em jogo alguns milhares de euros. «Penso, no entanto, que será menos do que aquilo que custou recuperá-los para fazer o roteiro oficial de percursos pedestres».

Além destes cinco trilhos do roteiro oficial, entre meados de Dezembro e meados de Janeiro, a Secretaria Regional do Ambiente fechou também o percurso pedonal da '"Levada Calheta - Ponta do Pargo", no troço compreendido entre a Estação de Tratamento de Água do Estreito da Calheta e o parque empresarial na zona do Atalhinho. Neste caso, porque já começaram as obras de recuperação.



Roteiro oficial
Do roteiro oficial dos passeios a pé na Madeira e Porto Santo constam 21 percursos (18 na Madeira, três no Porto Santo). O 'site' do Turismo tem sobre cada um explicações, grau de dificuldade, distância e várias recomendações. Para o percurso da Levada do Caldeirão Verde refere que atravessa túneis e que é bom levar lanterna e calçado anti-derrapante.

O mesmo 'site' alerta para alguns cuidados a ter e normas de segurança que se deve respeitar. As autoridades pedem que não se abandone lixo e que não se perturbe os animais. E, para a segurança dos caminhantes, desaconselham os passeios solitários nas serras e as caminhadas em dias de chuva e mau tempo. Recomendam também que se leve telemóvel e roupa adequada ao passeio.


Fonte: NetMadeira - 31-1-2010

Sem comentários: