segunda-feira, junho 21, 2010

Trilho dos 10 Vulcões (na Ilha do Faial), o maior percurso pedestre (27 km) dos Açores, vai ser inaugurado a 24 de Junho,

O Trilho dos 10 Vulcões, o maior percurso pedestre dos Açores, com 27 quilómetros de extensão, vai ser inaugurado a 24 de Junho, no quadro das novas valências criadas no Parque Natural da Ilha do Faial.

Este novo trilho, que deve demorar cerca de nove horas a percorrer, estende-se entre a Reserva Natural da Caldeira e a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies dos Capelinhos, Costa Noroeste e Varadouro.

O novo percurso pedestre pretende responder a uma exigência do turismo de natureza nos Açores, que aponta para a necessidade de aumentar a extensão e o grau de exigência dos trilhos pedestres disponíveis.

O Trilho dos 10 Vulcões desenvolve-se em caminhos que integram quatro percursos pedestres que já existem e que continuam a poder ser percorridos de forma autónoma, ou seja, os trilhos da Caldeira, das Levadas, de Capelo-Capelinhos e do Vulcão dos Capelinhos. Este último desenvolve-se na mais nova parcela de território nacional, criada há apenas algumas décadas com a erupção do Vulcão dos Capelinhos.



Entre as novas valências do Parque Natural da Ilha do Faial merece também referência a reabilitação do Trilho da Levada, num investimento de 40 mil euros. Este trilho pedestre, com cerca de três quilómetros de extensão e um grau de dificuldade baixo, permite visitar parte do percurso danificado pelo sismo de 1998, integrando nove estações interpretativas.

O conceito que está na origem destas estações é uma novidade nos Açores e vai passar a estar disponível em todos os trilhos pedestres do arquipélago, fornecendo ao visitante um conjunto de informações que lhe permitirão ter uma melhor percepção do meio envolvente.

A partir de terça-feira, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos passa a funcionar em horário de verão, estando aberto entre as 10:00 e as 18:00, que também estará em vigor na Fábrica da Baleia e no Jardim Botânico

Fonte: Associação de Turismo do Açores

Sem comentários: