sexta-feira, abril 01, 2011

ADCMoura - 11ª edição dos Percursos de Roda Pé - Pelo concelho de Moura 2011

11ª edição dos Percursos de roda pé - Pelo concelho de Moura

Abril-Maio 2011

Organização:
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura (ADC Moura)


 2 de Abril
"Subi à serra da Adiça e só parei no talefe"
Local: Sobral da Adiça
Local e Hora de Partida : Entrada da aldeia de Sobral da Adiça, junto à GNR - 10h00
Distância: 15 km
Percurso circular

O título deste percurso é o verso inicial de um conhecido tema musical do grupo Rio Grande, interpretado pelo Vitorino. Vamos então subir a Serra da Adiça ao encontro do talefe, isto é, o marco geodésico que assinala 522 metros acima do nível do mar, a quarta maior altitude do Alentejo. Desta atalaia é possível desfrutar de uma vista deslumbrante, num convite à interpretação da paisagem, que alcança terras de Espanha, ali mesmo ao lado, e Algarve. Durante a subida, depois de passarmos o posto fiscal de Vale de Grou e o marco geodésico que assinala a divisória entre Portugal e Espanha, observaremos antigas plantações de olival e o original matagal mediterrânico que revestem o coberto vegetal da serra, além de verdadeiras relíquias da nossa flora, como a rosa-albardeira e algumas orquídeas raras. Haverá também oportunidade para descobrir a presença de alguns animais através do exame das suas pegadas, dejectos, etc. Com a ajuda do biólogo Carlos Vila-Viçosa, vamos poder desvendar estes e outros encantos da Adiça.




16 de Abril
Santo Amador
Local: Santo Amador
Local e Hora de Partida: Largo da Igreja de Santo Amador - 19h00
Distância: 5 km
Percurso circular
Enquanto se aguarda pela chegada da noite, o silêncio instala-se aos poucos nos campos de Santo Amador. Eis o ambiente perfeito para sentir de perto o deambular dos alcaravões ou para captar a silhueta de uma lebre distraída enquanto se alimenta. À medida que as estrelas se acendem e a lua assoma no céu, mais os ouvidos se apuram para tentar decifrar ora o esvoaçar dos morcegos e o planar das corujas nos seus territórios de caça, ora as vocalizações prodigiosas dos rouxinóis vindas de um cordão de vegetação ribeirinha, ora o restolhar de um mamífero entre a folhagem do montado. Mais adiante, chegarão rumores do Ardila, saltando de pedra em pedra, e talvez o agitar de águas próprio dos mergulhos das lontras ou os pios característicos dos bufos-reais que habitam as zonas escarpadas do rio. Numa noite primaveril em que apenas são permitidos murmúrios aos participantes, o Rui Lourenço convida-nos a descobrir com ele estes e outros sons da natureza ao vivo.
Colaboração: Rui Lourenço/CEAI


30 de Abril
Ervas de cheiro para consolar o corpo e a alma
Local: Alqueva
Local e Hora de Partida: entrada da aldeia de Alqueva, junto à Junta de Freguesia - 10h00
Distância: 13  km
Percurso linear
À beira dos caminhos entre Alqueva e Amieira esperam-nos ervas de cheiro características dos bosques e matos mediterrânicos. Embora a lista seja extensa, não podemos deixar de destacar, dada a sua representatividade, o rosmaninho, a esteva, o poejo, o orégão, a erva-ursa e o tomilho vulgar. Muitas destas plantas estão associadas a utilizações, desde tempos remotos, na alimentação, saúde e beleza. Isso mesmo será explicado durante o passeio por Willemine de Yongh, uma holandesa há muito radicada no Alentejo e especialista em Plantas Aromáticas e Medicinais. Finalmente, já na sua propriedade, teremos uma demonstração do processo de fabrico de óleos essenciais a partir de algumas espécies da flora da região.
Colaboração: Willemine de Yongh (Quinta Essência)



7 de Maio
Atrás da cabrada da Adua
Local: Santo Aleixo da Restauração
Local e Hora de Partida: Largo da Igreja de Santo Aleixo da Restauração - 10h00
Distância: 8  km
Percurso circular
Na parte norte da aldeia de Santo Aleixo da Restauração, as ruas são paralelas e íngremes e apresentam casas tradicionais enfileiradas, como se de comboios se tratasse, ao sabor do pendor da encosta. É no cimo deste aglomerado que os criadores de cabras da aldeia se prestam ainda a uma prática ancestral e já rara nos nossos dias. Todas as manhãs, bem cedo, faça sol ou chuva, é aqui que os pequenos rebanhos familiares são ordenhados, reunidos e postos ao cuidado do pastor comunitário e dos seus cães, que os levam a apascentar na Coutada, baldio do povo actualmente gerido pela Junta de Freguesia. O moiral é o José Aleixo e é ele que nos vai acompanhar na volta do gado.





21 de Maio
Tesouros da arqueologia e da gastronomia, em Moura
Local: Moura
Local e Hora de Partida: Entrada do Jardim Dr. Santiago - 10h00
Distância: 7  km
Percurso Linear
Recentemente, no âmbito dos trabalhos arqueológicos que decorrem no recinto do castelo de Moura, foi trazido à luz do dia um fragmento de cerâmica pintada com caracteres da chamada escrita do Sudoeste, e que promete fazer História! Trata-se de um dos mais antigos sistemas de signos conhecidos na Península Ibérica, que surge em artefactos datados de entre o século VII a.C. e o século V a.C. O que torna este achado muito importante, para além da sua raridade, é o facto de pertencer a uma fase mais tardia, tendo em conta o limite tradicionalmente fixado para esta escrita, o que pode ajudar, com outras descobertas, a compreender melhor o vazio da sua utilização até à chegada dos romanos e expansão do latim. Depois de um mergulho no tempo com o descobridor deste tesouro, o arqueólogo José Valente, voltaremos ao presente para conhecer outros tesouros, desta vez na companhia dos melhores aromas e sabores do Alentejo. Por isso não há que enganar, todos os passos dos participantes irão dar certamente à Herdade dos Coteis, onde os espera o engenheiro José Venâncio, preparado para guiar a visita aos lagares de vinho e azeite e para servir umas provas de produtos da herdade, de comer e chorar por mais. Com vossa licença, venha de lá então esse queijo (de Serpa), mais pão e vinho no cortejo!
Colaboração: José Valente / CMMoura e  José Venâncio / Herdade dos Coteis



Contactos:
Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura

Travessa da Misericórida, 4 -1º
7860-072 Moura
Tlf 285254931
Tlf/Fax 285253160
adcmoura@adcmoura.pt





Edições dos Percursos de Roda Pé - 2007 / 2008 / 2009 / 2010

Sem comentários: