quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) contra a construção de túneis a atravessar a Serra da Estrela

"A Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) rejeitou a hipótese, avançada pela Câmara de Manteigas, de construção de túneis na serra da Estrela considerando que o possível aumento de tráfego prejudicaria a qualidade ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia, defendeu a construção de túneis, que classificou como importantes e fundamentais para o desenvolvimento da região serrana, já que evitariam o actual atravessamento do maciço central.

Segundo o autarca, já foram elaborados dois estudos, durante o Governo de António Guterres, que são favoráveis à execução de três túneis que fariam a ligação Covilhã - Verdelhos - Manteigas - Gouveia e Seia, mas a ideia não chegou a sair do papel. "Melhor do que o IC6, entre Covilhã e Coimbra, os túneis da serra da Estrela, passando por Manteigas, talvez sejam uma solução adequada", defendeu.

As declarações do autarca foram contestadas por José Manuel Saraiva, vice-presidente da ASE, sediada em Manteigas, que disse ter dúvidas sobre os benefícios do projecto para o concelho de Manteigas e para a região. "Tenho dúvidas que Manteigas saia beneficiada da construção dos túneis, porque segundo um estudo que em tempos foi feito, por alto, iriam originar uma passagem por Manteigas na ordem de três a quatro mil veículos por dia", apontou.

O dirigente da ASE considera que a obra de construção dos túneis defendidos pelo autarca de Manteigas "é muito cara e não sei se se justifica neste momento, uma vez que a serra, pela parte Este e Norte, está bem servida pelas auto-estradas A23 (Guarda-Torres Novas) e A25 (Aveiro-Vilar Formoso)".

Segundo José Manuel Biscais, o projecto permitiria encurtar as distâncias entre os municípios da Covilhã e de Manteigas e o Litoral, evitando as actuais deslocações pelo meio da serra, sempre dificultadas nos meses de Inverno."

Fonte: Correio da Beira Serra - 21-2-007

Sem comentários: