2ª Caminhada Por Terras de Basto
20 de Abril
Mondim de Basto
Organização: Associação basto move.te
Apoio: Câmara Municipal de Mondim de Basto
A concentração é na da vila de Mondim de Basto, às 8h00, junto às Piscinas Municipais onde, de seguida sairemos às 08h15 de autocarro para o Km zero da caminhada. Iniciaremos este magnífico trilho em Vilar de Ferreiros (junto à Igreja de S. Pedro) para o concluirmos 14Km depois na freguesia de Bilhó (junto às quedas de água do rio Cabrão).
É um trilho de enorme interesse paisagístico, ambiental e cultural, com um traçado linear, de dificuldade média, onde a presença de água e paisagens de amplos horizontes são uma constante. Acompanhados por límpidas levadas, frescos caminhos florestais, rústicos caminhos rurais e antigos caminhos públicos (alguns dos quais com calçadas em muito bom estado de conservação), vamos querer percorrê-lo devagar, sem demasiada pressa, dando espaço à contemplação da natureza e ao registo de cénicas fotografias.
O início do percurso far-se-á no largo em frente à igreja paroquial de Vilar de Ferreiros, seguindo depois por um dos antigos núcleos populacionais desta freguesia (o Bairro de Além). Após deixarmos para trás o centro desta freguesia iniciaremos uma acentuada descida por alguns quelhos de pavimento granítico e caminhos rurais até ao início da bela levada de Piscaredo. Esta notável construção que remonta, pelo menos, ao século XVIII, continua ainda hoje a assegurar o transporte das águas do rio Cabril para os férteis campos agrícolas que envolvem a vila de Mondim de Basto.
Após percorrermos quase 3 kms desta levada, onde a água marca uma constante presença no embelezamento dos diversos recantos naturais percorridos, cruzamos o rio Cabril nas Mestras, utilizando uma travessia em penedos graníticos. Aí será possível descansar um pouco e observar a junção das águas do rio Cabril e do seu afluente, o rio Cabrão, bem como o açude das Mestras.
Após caminharmos ao longo das margens do rio Cabril, iniciaremos uma longa e constante ascensão até à aldeia de Vila Chã, acompanhados pela presença de uma vegetação composta por pinheiros e cedros que oferecem apetecíveis espaços de sombra. A aldeia de Vila Chã constitui o local onde se realizará o primeiro momento de descanso oficial e de abastecimento energético e hídrico (após 8 kms de caminhada). Localizada numa pequena chã no topo de uma encosta, Vila Chã, constitui um dos mais antigos núcleos populacionais da serra do Alvão, onde ainda é possível observar algumas habitações com os tradicionais telhados de lousa.
De Vila Chã partiremos em direcção a Bilhó através do antigo caminho público, onde subsiste um interessante trecho da calçada medieval, especialmente na parte final desta ligação, na qual se faz a ascensão para Bilhó. Aqui, após a passagem pela igreja, percorreremos algumas das ruelas desta freguesia, pejadas de antigas e tradicionais habitações e após uma merecida pausa seguiremos em direcção ao vale do rio Cabrão. O caminho faz-se por uma paisagem de montanha.
Tendo o monte da Senhora da Graça como pano de fundo, desceremos depois em direcção ao pontão sobre o rio Cabrão, através do antigo caminho que ligava as povoações de Bilhó e Cavernelhe. Após a passagem deste, iniciaremos uma nova ascensão, numa pequena calçada granítica e após um pequeno bosque far-se-á uma inflecção à esquerda por um estradão rural que bordejado por verdejantes campos agrícolas nos leva a cruzar a ribeira de Regadas e chegar, um pouco depois, às quedas de água do rio Cabrão.
Com um merecido descanso junto às quedas de água, vamos concluir a nossa jornada, em Bilhó, , cerca das 13 horas onde estaremos aí, já com apetite suficiente para nos deleitarmos com um merecido frango no churrasco! O retorno terá transporte assegurado, cerca das 15 horas.
Inscrições (até ao dia 16 de Abril) e informações:
Posto de Turismo de Mondim de Basto
Praça 9 de Abril
4880 Mondim de Basto
Tel. 255 389 370 / 255 381 479
turismo@cm-mondimdebasto.pt
Tlf. 960 105 474
bastomove.te@gmail.com
Na inscrição deverá indicar: Nome, morada (concelho), data de nascimento, nº BI, profissão, contacto (telemóvel) e email. Caso já tenha participado numa actividade da basto move.te, ou caso seja associado, indique-nos apenas (via email ou no posto de turismo) o nome completo.
Associado- gratuito
Não associado - 6 €
Inclui seguro desportivo, hidratação e reforço alimentar durante o percurso, prospectos, almoço e transporte.
Fonte do texto e imagens: Associação basto move.te
1 comentário:
E porque não fazer umas breves paragens para observar a destruição que se está a fazer no Monte da Srª da Graça ?
Enviar um comentário