segunda-feira, janeiro 19, 2009

Percurso de Salreu" na Ria de Aveiro (Salreu - Estarreja), dia 1 de Fevereiro 31 de Janeiro de 2009

Caminhada "Percurso de Salreu"

1 de Fevereiro 31 de Janeiro de 2009
(a caminhada foi antecipada para 31 de Janeiro devido à previsão de 'mau' tempo na data posterior)

Salreu (Estarreja) - Ria de Aveir
a


Tipo de Percurso: Trilho circular
Local de Início e Final do Percurso: Apeadeiro de Salreu
Hora de concentração: 9h55 (hora portuguesa)
Hora de partida: 10h10 (hora portuguesa)
Distância percorrida: 8,5 km
Duração aproximada: 3h30m
Grau de dificuldade: Fácil


O “Percurso de Salreu” (no concelho de Estarreja) em plena “Ria de Aveiro” atravessa áreas designadas por sapal, paúl e caniçal, bem como terrenos de cultivo (essencialmente arrozais), de grande beleza.

O percurso com 8,5 km é de natureza circular, tendo o seu início e término junto ao antigo porto de Salreu, na boca do Esteiro com o mesmo nome. Todo o percurso é acompanhado por placas ilustradas com informações sobre os ecossistemas, as espécies animais e vegetais, os seus costumes, bem como a melhor forma de os observar. O trajecto foi desenhado de modo a que possa explorar de forma prática e divertida os riquezas da vida selvagem.

Esta região possui uma enorme diversidade de habitats, que acolhem uma valiosa comunidade faunística e florística. O “Percurso de Salreu” foi implementado com vista à protecção e divulgação desse valioso Património Natural. O percurso estende-se ao longo das marinhas e do Esteiro de Salreu. O esteiro de Salreu, classificado de Reserva Ecológica Nacional - Reserva Agrícola Nacional constitui habitat para muitas espécies animais, nomeadamente as aves aquáticas. É local de nidificação e alimentação da Águia-sapeira (Circus aeruginosus) e do Milhafre-preto (Milvus migrans). Na zona de sapal envolvente, é possível observar o Patoreal (Anas platyrhynchos), a Galinha-de-água (Gallinula chloropus), o Galeirão-comum (Fulica atra), a Garçavermelha (Ardea purpurea), e cegonhas.

É aconselhável durante percurso fazer pouco ruído ou movimentos bruscos, porque, para além de não perturbar as espécies, consegue-se aproximar mais delas e detectá-las mais facilmente.
Existem dois parques de merenda, no início e no meio do percurso.

(Texto acima baseado em informações do site da Câmara Municipal de Estarreja)


Como chegar:

Para chegar até este percurso adopte um dos vários caminhos, que conduzem à estrada nacional que atravessa a cidade de Estarreja e a freguesia de Salreu – a EN 109.

Se vier do Norte, pela A1 ou pela A29 (IC1), ou do Sul, pela A1, encontrará também uma saída para Estarreja. Entre na EN109 e, após passar pelo centro desta bela cidade, continue para Sul em direcção a Aveiro. Contorne a rotunda do Hospital Visconde de Salreu, continue rumo à vila de Salreu e, logo após passar a rotunda da Igreja Paroquial de São Martinho em direcção a Aveiro, vire no caminho à direita que conduz ao apeadeiro de Salreu e estacione por aí o carro. Ao fundo, cerca de 50 metros após atravessar a linha do comboio, encontrará o início do “Percurso de Salreu”.

Se vier de Aveiro, basta seguir a IP5 até à saída de Estarreja. Depois, siga pela EN109 até Salreu, vire em direcção ao apeadeiro e pare o carro.

Se preferir, pode ainda deslocar-se até este percurso de comboio*1, sair no apeadeiro de Salreu e começar imediatamente a visita.


Localização de Salreu
(clicar no mapa para ampliar)


Para maior conhecimento prévio do "Percurso de Salreu" aconselho visionar as caminhadas efectuadas:
  • pelo Dar à Sola em 2007
http://darasola.blogs.sapo.pt/6057.html

  • pelos "Caminheiros Afis" em 2008





Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
Ou

Inscrição on-line
:



*
1
Informações úteis - Horário de comboios - relativas a 31 de Janeiro de 2009

Porto (Campanhã) - Salreu
(Clicar na imagem para visionar melhor)



Porto (Campanhã) - Salreu
Descritivo do trajecto
(Clicar na imagem para visionar melhor)



Aveiro - Salreu
(Clicar na imagem para visionar melhor)

Sem comentários: