sábado, abril 25, 2009

Académico de Torres Vedras - Calendário de "Passeios Pedestres 2009"

Calendário de "Passeios Pedestres 2009" - Académico de Torres Vedras


31 de Maio
Caminhada no Dia Mundial da Criança,
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 09h30
Duração: 1h30/2h
Extensão: 5 km
Grau de dificuldade: 1
Roteiro: Seguimos em direcção à estação de Caminho de Ferro, atravessamos as ruas da cidade e seguimos por entre um imenso verde até às Termas dos Cucos, apanhando aqui e ali algo para colocarmos na nossa "caixinha da Natureza" para mais tarde recordar estes momentos. Aqui, vamos visitar a Azenha Velha e o antigo Forno de cal e regressamos de novo à Várzea.
No dia Mundial da Criança, vamos proporcionar uma caminhada especial para pais e filhos!


14 de Junho
A Cidade e a Serra dos Cucos
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 09h30
Extensão: 6 km
Duração: 1.30h/2h
Grau de dificuldade: 1
Roteiro: Saída em direcção a Nordeste, pelo terminal rodoviário, e segue-se paralelos à linha do comboio. Desce-se por um verdejante carreiro em direcção às Termas dos Cucos, subindo depois junto ao Rio Sizandro até à Azenha do Cabaça onde iremos apreciar também um antigo forno a cal. Subida pela encosta da Serra dos Cucos por um carreiro indistinto, com passagem próxima ao seu cume, onde se desce em direcção às Termas.
Já de regresso poderemos apreciar o Aqueduto às portas de Torres, bem como o belo Chafariz dos Canos, destino final dessa água. Perto do fim, passagem pela zona histórica da cidade, onde poderemos apreciar os Paços do Concelho e as Igrejas de São Pedro e Santiago.


5 de Julho
Um Fraco pelos Fortes
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 09h30
Extensão: 6,5 km
Duração: 1.30h/2h
Grau de dificuldade: 2
Roteiro: Seguimos em direcção a Norte, passando pelo Parque de Exposições, e cruzando a ponte pedonal sobre o Rio Sizandro, junto à Quinta de Alconde. Iniciamos a subida da encosta, em direcção ao casal de Vale de Lobos, e passando por entre vinhedos. Subimos até ao pequeno, mas bonito, Forte do Canudo, forte este que a maioria desconhece, pelo que podemos aproveitar para ouvir um pouco da História do mesmo, partilhada por alguns e ouvida por todos. Rumo ao Forte de São Vicente, podemos apreciar a ermida, reconstruída há pouco e a vista sobre a cidade de Torres Vedras.
Em seguida vamos descer em direcção ao Choupal, onde vamos poder contemplar a antiga Capela de Nossa Senhora do Ameal. Passamos pelo Rio Sizandro, atravessando a ponte de S. Miguel e fazendo um indispensável desvio para visitar o Castelo, onde todos podemos contemplar a Igreja de Santa Maria do Castelo, com a sua característica única de possuir duas torres. Já mesmo a terminar passamos por mais uma zona histórica da cidade, onde também se transpira História, as pitorescas ruas da antiga Judiciária e a antiga Travessa dos Mouros, hoje quase um pouco esquecida
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


12 de Julho
Mergulho no Verde
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 09h30
Extensão: 6.8 km
Duração: 1h30/ 2h
Grau de dificuldade: 3
Roteiro: Saída em direcção a Sudeste, passando junto ao Lar de S. José, seguindo depois em direcção ao Bairro Vila Morena. Subida ao Moinho da Serra das Marvãs, de onde se tem uma excelente panorâmica da Várzea de Torres. Segue-se depois em direcção à Quinta de Santo António do Carrascal. Daí descemos por um autêntico túnel de vegetação durante cerca de 1 km, até perto do Rio Sizandro. Nova subida, ainda por carreiros de pé posto, contornando umas pedreiras inactivas, iniciando então a descida em direcção a Torres, entrando na cidade junto ao terminal rodoviário. Já de regresso ao Parque passagem ainda junto ao Convento e Jardim da Graça
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


19 de Julho
No Trilho dos Dinossauros
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 09h30
Extensão: 6,2 km
Duração: 1.30h/2h
Grau de dificuldade: 2
Roteiro: Saída com passagem junto ao Hospital para sair de Torres Vedras na direcção Sudoeste. O caminho é pelos Casais do Aleixo, de onde pode vislumbrar-se a excelente panorâmica da cidade e de todo o vale dos Cucus. Descida em direcção às termas dos Cucos, passando por carreiros de pé posto, entre densa e luxuriante vegetação. Depois das Termas, subida por um carreiro à elevação a Nordeste, onde é possível apreciar um impressionante conjunto de pegadas de Dinossauro, supostamente deixadas pela passagem de uma manada de herbívoros. Desse local, tem-se uma nova panorâmica de grande parte da cidade. Já de regresso a Torres Vedras, é possível apreciar o aqueduto às portas de Torres, bem como o Chafariz dos Canos, local de destino dessa água.
Perto do fim, passagem pela zona histórica da cidade onde podem apreciar os Paços do Concelho, bem como as pitorescas ruas daquela parte da cidade. Este percurso oferece a oportunidade de ver pegadas de dinossauros herbívoros feitas há milhares e milhares de anos atrás, bem como passar por carreiros embelezados com densa e luxuriante vegetação.
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


25 de Julho
Pela Calada da Noite
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 21h30
Extensão: 5 km
Duração: 1.30h/2h
Grau de dificuldade: 3
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.





1 de Agosto
Caminhando ao Luar
Início: Santa Rita arque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 21h30
Extensão: 5,5 km
Duração: 2h/2.30h
Grau de dificuldade: 3
Roteiro: Caminhando até Porto Novo desfrutando da noite e da brisa fresca do mar!
O percurso começa próximo do bar da Praia de Sta Rita, junto às rochas, com passagem pelas barracas dos pescadores até chegar a Porto Novo. Segue-se pela Praia até ao Hotel Golf Mar. Volta-se a Santa Rita, pela estrada do Hotel, com passagem pela ponte e percorrendo o caminho junto ao campo de golf. Seguindo junto às casas, sobe-se a encosta até à cruz de pedra indo até ao Convento de Santa Rita. O regresso será pelo areal até às barracas dos pescadores!
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.

9 de Agosto
Nas Margens da Foz
Início: no cimo da praia Formosa (junto ao estacionamento), às 09h30
Extensão: 7 km
Duração: 1h45/2h15
Grau de dificuldade: 2
Roteiro: Seguindo em direcção ao campo de aviação e entrando de seguida numa zona mais rural. Depois de atravessar algumas zonas de cultivo, a meio do passeio, segue o Rio Sizandro até à sua foz. A segunda parte do passeio é sempre com o mar como vista, passando pelo extenso areal da Foz até à praia Azul, pelas arribas, até se chegar novamente à Praia Formosa tendo o Penedo do Guincho como pano de fundo.
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


16 de Agosto
Porto Novo e Convento de Sta. Rita
Início: junto ao bar da Praia de Santa Rita, às 09h30
Extensão: 5.5 km
Duração: 2h / 2h30
Grau de dificuldade: 3
Roteiro: A saída é junto às rochas, com passagem pelas barracas dos pescadores até chegar a Porto Novo, seguindo pela Praia até ao Hotel Golf Mar. Voltar a Santa Rita, pela estrada do Hotel, com passagem pela ponte e percorrendo o caminho junto ao campo de golf. Seguindo junto às casas, subimos a encosta até à cruz de pedra e descemos até ao Convento de Santa Rita. O Regresso será pelo areal até às barracas dos pescadores!
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


22 de Agosto
Pela Brisa do Mar (Santa Cruz)
Início: junto ao Posto de Turismo, às 21h30
Extensão: 6 km
Duração: 2h / 2h15
Grau de dificuldade: 2
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


29 de Agosto
Sob o Brilho das Estrelas
Início: no cimo da praia Formosa (junto ao estacionamento), às 21h30
Extensão: 7 km
Duração: 1h45/2h15
Grau de dificuldade: 2
Roteiro: Seguindo em direcção ao campo de aviação e entrando de seguida numa zona mais rural. Depois de atravessar algumas zonas de cultivo, a meio do passeio, segue o Rio Sizandro até à sua foz. A segunda parte do passeio é sempre com o mar como vista, passando pelo extenso areal da Foz até à praia Azul, pelas arribas, até se chegar novamente à Praia da Formosa tendo o Penedo do Guincho como pano de fundo.
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


13 de Setembro
Rota do Vinho e da Vinha
Início: Ribaldeira, às 09h30
Extensão: 15km
Duração: 3h/3h30
Grau de dificuldade: 4
Roteiro: Partimos em direcção à localidade de Caixaria, e num movimento circular de 360º graus, podemos apreciar a beleza e o encanto de um “viver rural”. Pujante nos verdes de Primavera e serena nos dourados de Outono, a beleza desta paisagem concerta com os aromas que da terra nascem. A caminho do Casal da Conceição, passando pelo dos Bacelos, esta é uma viagem marcada por cores, cheiros, e onde o encontro com a natureza convida aos prazeres de andar a pé. Atravessada pela ribeira que lhe dá nome, Ribeira de Maria Afonso é um núcleo urbano, que fez chegar até aos nossos dias um “recanto” como carácter de casario e de uma atmosfera rústica, preservado pelas povoações do concelho. Reportemo-nos agora ao vinho. O percurso leva-nos ainda a percorrer a Bulegueira, Murteira e Casal de S. Pedro. E já no cortar da meta, é incontornável a passagem pela Estação Vitivinícola Nacional e pela Adega Cooperativa de Dois Portos. O percurso tem o seu final, no ponto onde se deu a sua partida: na Ribaldeira.
A “Rota do Vinho e da Vinha” é um percurso circular com uma extensão total de 15 km denominado de Pequena Rota (PR). Este percurso localiza-se no concelho de Torres Vedras e percorre na íntegra, uma das suas 20 freguesias, a de Dois Portos.
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.


11 de Outubro
Rota do Castro Zambujal
Início: parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, às 09h30
Grau Dificuldade: 4
Distância 13 Km
Duração: 3h a 3h30m
Altitude: Máx: 185 mt / Min: 27 m
Roteiro: Seguimos para sul pelo trajecto da nova ciclovia, em direcção ao Barro. Quando termina a ciclovia o percurso segue por caminhos de terra batida, entre vinhedos, em direcção à Serra da Pena passando por uma pequena capela de onde avistamos o Sanatório do Barro. Actualmente, encontra-se instalado no edifício o Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior. No alto da serra podemos visitar a estátua de Nossa Senhora da Pena, bem como usufruir de uma visão privilegiada sobre a cidade de Torres Vedras. Ainda no miradouro localiza-se o monumento funerário Tholos do Barro do neolítico. O percurso segue depois em direcção à Serra da Vila, sem chegar no entanto a entrar na povoação, desviando-se para norte, voltando logo de seguida a passar entre vinhas. Passa depois pela Serra da Vila, seguindo depois em direcção ao Castro do Zambujal. Após vencer uma subida íngreme chegamos ao Castro do Zambujal, que se pensa ter sido o mais importante Castro de toda a região centro e um dos maiores do território português, e também o último a cair perante as investidas das legiões romanas. Do alto do Castro vê-se a foz do rio Sizandro, o mar e todo o vale da ribeira. Segue depois em direcção ao Varatojo. Naquela localidade pode visitar-se o Convento, que fica a meio da encosta, ocupado por frades Franciscanos. Após uma subida pelas ruas do Varatojo, chega junto de alguns moinhos, de onde se volta a ter uma vista privilegiada sobre a cidade de Torres Vedras. A partir daí o percurso é sempre a descer até ao Parque Verde da Várzea.
Aconselhável a crianças maiores de 10 anos.




Contactos:
Académico de Torres Vedras
Apartado 125
2564-910 Torres Vedras

Sede:
Av. Tenente Valadim, nº 17 – 1º Andar
Torres Vedras

Telf./ Fax 261322991
Tlm:919859106 ; 962372916

E-mails: geral@atv.pt ; secretariado@atv.pt

http://www.atv.pt

Sem comentários: