segunda-feira, abril 27, 2009

IBERSENDER 2009 - Encontro Ibérico de Pedestrianismo, em Arcos de Valdevez, de 10 a 14 de Junho. Organização cooordenada pelo Clube Celtas do Minho.

O IBERSENDER 2009, a 1ª edição deste Encontro Ibérico de Pedestrianismo, decorrerá no município de Arcos de Valdevez, nas serras da Peneda-Soajo, de 10 a 14 de Junho. Este evento ibérico será organizado pelo Clube Celtas do Minho e conta com a parceria, pelo lado da vizinha Espanha, do Club Alpino Madrileno, tendo o apoio do Município de Arcos de Valdevez, da ARDAL e da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e conta ainda, com a estreita colaboração da ADERE – Peneda Geres e do Parque Nacional da Peneda-Gêres.

Os objectivos do IBERSENDER são, fundamentalmente, promover este território de montanha incluído no Parque Nacional da Peneda-Gerês, promover a rede de percursos pedestres existente e fomentar o convívio e a troca de experiências entre os participantes.

Este evento será uma grande festa para o pedestrianismo europeu, no âmbito do programa “Walking with Neighbors” promovido pela FERP/ERA (Federação Europeia de Percursos Pedestres).


O território de Arcos de Valdevez foi escolhido pelo Clube Celtas do Minho, para arrancar com o 1o IBERSENDER, por constituir um destino preferencial para todo o praticante e amante dos desportos de montanha especialmente para os inúmeros adeptos do pedestrianismo, que encontram aqui um considerável número de itinerários para todos os gostos: pequenas e grandes rotas, rotas de montanha, percursos interpretativos, arqueológicos, etnográficos, ecológicos e desportivos.

O território do Concelho de Arcos de Valdevez é desde sempre um espaço de destino dos praticantes dos desportos de montanha, onde o pedestrianismo apresenta o maior índice de procura. Fruto desta procura, entidades como o Parque Nacional da Penedia Geres, que neste espaço de montanha criou os primeiros percursos marcados e sinalizados, a ADERE-Peneda Geres que contribuiu para um novo despoletar dos percursos pedestres em convergência com a European Ramblers Association e ultimamente, num trabalho notoriamente impulsionador do livre acesso à montanha com politicas e acções de desenvolvimento sustentável, estabelecidas na Carta de Montanha dos Arcos de Valdevez, a ARDAL que, com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, tem vindo a desenvolver, um esforço titânico, na criação de equipamentos que contribuam para o acesso, a dispersão controlada de quem visita a região e a diversificação económica.

Este concelho insere-se por sua vez no Alto Minho que é por excelência o solar dos percursos pedestres, onde os dez concelhos que constituem esta região se encontram, ano após ano, a expandir as suas redes municipais de percursos, para receber um número de praticantes pedestrianistas cada vez mais numeroso. Os percursos pedestres no Alto Minho, devido à paisagem diversificada da região, ao seu conservado património, aos costumes e tradições, aos produtos locais e às características climáticas, têm-se tornado um produto turístico de elevada atracção, sendo hoje um destino do turismo ou desporto pedestre.

Fonte: Clube Celtas do Minho


Sem comentários: